Conheça a displasia coxofemoral e saiba como tratar essa doença em cães

Os pacientes diagnosticados com displasia coxofemoral possuem uma má coaptação entre a cabeça do fêmur e o acetábulo, estrutura que liga o fêmur à pélvis.

Neste sentido, os pacientes sentem bastante dor, pois não há um encaixe adequado entre a bacia e o maior osso do corpo, causando atrito entre estas duas estruturas ósseas.

Infelizmente, esta doença é bastante comum nos cães, principalmente em animais de médio ou grande porte.

Por ser uma complicação genética, este problema é, na maioria das vezes, hereditário, mas há a possibilidade do pet desenvolver displasia com o passar do tempo. Devido a gravidade deste distúrbio, tendo em vista que o cachorro pode perder os movimentos, o tutor precisa agir rapidamente e buscar ajuda veterinária.

Um dos principais sintomas da displasia coxofemural é a manqueira

A displasia tende a acontecer em animais de grande porte (Foto: depositphotos)

Quais os sintomas da displasia coxofemoral?

Cães que possuem este problema de saúde podem apresentar alguns sintomas que servem de alerta para o tutor.

O primeiro deles é a claudicação, assim o animal anda mancando. Com o tempo, o pet passa a ter maiores dificuldades em andar, reluta contra exercícios, apresenta desconforto ao levantar ou deitar.