, ,

Cão d’água frison – Saiba tudo sobre esta raça

Quer saber tudo sobre a raça cão d’água frison? Então você está no lugar certo. Recolhendo informações com os maiores conhecedores sobre raças, o Clube para Cachorros descobriu que esse animal é um cão extremamente versátil.

Cão d’água frison é naturalmente um guarda, protegendo a família e o próprio território. No entanto, com o passar do tempo, esse animal passou a ser usado como caçador de lontras e recolhedor de aves selvagens. Por ser um excelente nadador, auxiliava nas caças.

De acordo com a Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC), essa raça pertence ao grupo oito da Federação Cinológica Internacional (FCI), o dos retrievers. Desenvolvido na província Frísia, na Holanda, esse cachorro é chamado originalmente de wetterhoun.

Temperamento e personalidade do cão d’água frison

Com um temperamento tranquilo, a raça é excelente companheira para qualquer tipo de família. Contudo, estranhos podem despertar uma personalidade agressiva nesse animal. Isso porque, o cão dessa raça ainda possui o instinto de cão de guarda.

Cão d'água frison

Essa raça é considerada rara fora da província Frísia, local de sua origem (Foto: Pixabay)

Do wetterhoun é possível dizer também que é corajoso e ativo. Mas, mesmo assim é considerado um animal calmo. A teimosia pode surgir em alguns cães dessa raça, mas trata-se de uma característica que pode ser mudada com o adestramento correto.

Com um corpo robusto, o trabalho desse animal sempre foi realizado com competência. De acordo o PhD em medicina veterinária e autor do livro “Cães”, Bruce Fogle, esse é um típico cão obediente.

Além de responder positivamente ao adestramento de obediência, o cão d’água frison é considerado um cachorro de confiança. Atendendo bem aos tutores e suas expectativas.

Dúvidas recorrentes

1. Quanto custa um cão d’água frison?

Infelizmente, essa raça não é encontrada no Brasil. Em sites internacionais, o preço varia entre 500 dólares a 700 dólares. Convertendo para o real, um cão d’água frison pode custar entre R$ 1.800 a R$ 2.500.

Mas, com relação a compra de animais é sempre importante lembrar que só deve ser feita após conhecer as circunstâncias nas quais se encontram as mães dos filhotes. Infelizmente, alguns canis exploram as fêmeas e deixam os animais viverem em situação desumanas.

2. Adapta-se em apartamento?

Mesmo sendo de porte médio, esse cachorro não deve ser criado em apartamento. Pelo histórico do cão, ele é ideal para viver em fazendas. Pois trata-se de uma raça que gosta de viver em meio rural.

3. É um bom companheiro para crianças?

Calmo, tranquilo e confiável, o cão d’água frison é um excelente companheiro para as crianças. Com os adolescentes ele é inseparável.

4. Cão d’água frison late muito?

O cachorro dessa raça só late quando necessário. Por isso é importante que o tutor fique atento as vocalizações do animal, como é um cão de guarda ele pode estar avisando de algum perigo ao latir.

5. Apresenta problema ao ficar sozinho em casa?

Mesmo sendo um cão muito fiel ao tutor, o cachorro não apresenta problemas ao ficar sozinho em casa. Além de ficar bem, ainda protege o território.

6. Tem tendência a soltar muito pelo?

Cão d’água frison é considerado um cachorro hipoalergênico. Isso significa dizer que essa é uma raça que solta pouco pelo, por isso é uma ótima opção para as pessoas que são alérgicas.

Comportamento do cão d’água frison

Esse cachorro é do tipo determinado, mas que consegue ser obediente ao tutor e aprender os comandos do adestramento. Trabalhar é uma paixão para esse animal, por isso vive melhor em lugares abertos onde pode proteger e, eventualmente, recolher caças.

Com o tutor é leal, mas com estranhos é reservado. Em casos especiais pode ser feroz, quando tem o intuito de proteger a família e o território.

Cuidados específicos

Assim como a maioria das raças, o cão d’água frison pode sofrer com algumas doenças. A principal delas e também a mais comum é a displasia no quadril. Além desse problema, há ainda grandes riscos do cão desenvolver displasia no cotovelo.

Em ambos os casos, o paciente pode apresentar dificuldade em se locomover ou até mesmo resistência para se levantar. Choro, o ato de mancar e até mesmo a paralisação da área podem ser comuns nesses casos. Portanto, é recomendado levar o cachorro para o veterinário o mais rápido possível.

Filhotes

Os filhotes de cão d’água frison precisam ir ao veterinário com 45 dias de vida para tomar a primeira dose da vacina polivalente. Por orientação médica, essa mesma medicação deve ser repetida, aumentando a imunidade do cachorro contra doenças virais a exemplo da cinomose e parvovirose.

Além desses problemas de saúde, os filhotes também são mais propensos aos carrapatos e pulgas. Para evitar esses parasitas, é recomendado que o tutor trabalhe junto ao veterinário utilizando de remédios preventivos ou coleiras especializadas.

Curiosidades desta raça

O cão d’água frison é raramente encontrado fora da Holanda, onde foi criado, e do norte da Alemanha. No Brasil mesmo não há cães dessa raça.

Outra curiosidade com relação a essa raça é o tipo de pelagem que apresenta. Por ter pelos densos, o animal consegue ser um sucesso na caça, mesmo em regiões com climas rigorosos. Já a cauda possui pelos longos.

Existem outros cães semelhantes a essa raça, são eles: spaniel de água americano, cão de água português e cão de água espanhol. Tanto a pelagem como o comportamento desses cães são semelhantes.

Expectativa de vida: 11 a 13 anos. Podendo variar para mais ou menos, dependendo do estilo de vida que o cachorro leva.

(Foto: Pixabay)