Dicas e orientações para deixar o cão sozinho em casa

Deixar o cachorro sozinho por muito tempo pode ser um transtorno para a saúde do animal. Veja dicas para deixar o cão sozinho em casa

Os cachorros são animais de companhia e precisam da atenção dos donos e, por este motivo, podem apresentar problemas quando ficam sozinhos por longos períodos, podendo apresentar quadros como a ansiedade da separação, solidão, medo e tédio.

Antes de ter um cachorro em casa, é preciso ter a noção de que o animal não pode ficar muito tempo sozinho. Mas, e se uma situação de separação ocorre repentinamente? Se, de um dia para o outro, os donos precisam trabalhar fora o dia inteiro e não têm com quem deixar o seu fiel companheiro, o que fazer para não deixar o animal sofrendo com a situação?

Dicas para deixar o cão sozinho em casa

Deixar o cachorro sozinho por muito tempo pode ser um transtorno para a saúde do animal e ele pode agir de maneira que consideramos problemática, como chorando, uivando, latindo sem parar, roendo móveis, comendo plantas, fazendo as necessidades fora do lugar adequado, entre outros comportamentos.

Dicas e orientações para deixar o cão sozinho em casa

Foto: Pixabay

A maioria dos cachorros fica estressada ao passar mais de 4 a 6 horas sozinhos e, por este motivo, é necessário desenvolver uma estratégia para que os pets se distraiam durante a falta de companhia.

Veja também:  Acostume seu cachorro a um novo cão em casa

Se você trabalha fora e o seu cãozinho precisa se adaptar a essa rotina, confira as dicas a seguir:

Não diga “tchau” e nem fale fininho

Quando nos despedimos, o nosso comportamento pode reforçar a ansiedade dos cães. O momento de separação e o reencontro devem ser vistos como hábitos normais e corriqueiros.

Por isso, quando for sair, simplesmente vire as costas e saia, sem dizer “tchau”, dar beijos ou falar fininho. A situação deve parecer normal para que o seu animal de estimação se acostume a ela o mais rápido possível.

Passeie com o cãozinho antes de sair

Uma boa caminhada deixará o seu cachorro relaxado e feliz. Durante o passeio, o seu pet poderá extravasar energias e, assim, ficará mais calmo durante a sua ausência, podendo até mesmo tirar um cochilo.

Deixe brinquedinhos para o pet

Caso o seu cachorro seja muito grudado em você, tente distraí-lo com brinquedos inteligentes, a exemplo de um quebra-cabeça. Lembre-se de deixar brinquedos para ele mastigar, bolinhas e alguns petiscos escondidos. É importante que o seu animal de estimação tenha opções para se distrair enquanto você estiver fora de casa.