, , ,

Afghan Hound – Saiba tudo sobre esta raça

O afghan hound surgiu de uma região onde hoje é o Afeganistão e tinha como função a de caçar animais grandes. Com o passar do tempo a raça enfrentou algumas modificações na aparência. Atualmente, o cachorro apresenta uma pelagem mais abundante, dando mais trabalho ao tutor para mantê-la.

Além das dificuldades com relação a grande quantidade de pelos, esta raça também apresenta resistência aos treinamentos. No entanto, trata-se de um cachorro sensível e pode se tornar um grande companheiro para o tutor.

Temperamento e personalidade do afghan hound

O temperamento de um afghan hound é doce e leal, mesmo com toda a pose aristocrática que possui. Apesar de reservado, também tem um lado engraçado e divertido. O que um cão dessa raça mais precisa é de um tutor que seja paciente e o trate com delicadeza.

A marca registrada do afghan hound é a abundância da sua pelagem

Esse cão teve sua origem no Afeganistão (Foto: depositphotos)

Pode mostrar-se um cão distante, não demonstrando tamanha afeição para com o tutor. Quem busca um animal com laços estreitos ao dono, não deve optar por um dessa raça. Tende a ter uma personalidade antipática, mas costuma se dar bem com outros cães.

Dúvidas recorrentes

1. Quanto custa um afghan hound?

Mesmo não sendo uma raça tão comum no Brasil, um filhote de afghan hound pode custar entre R$ 1 mil até R$ 3 mil. Mas, é sempre importante lembrar que a compra de cães só deve ser feita após conhecer as circunstâncias nas quais se encontram as mães dos filhotes. Infelizmente, alguns canis exploram as fêmeas e deixam os animais viverem em situação desumanas. 

2. Adapta-se em apartamento?

Não é apropriado para apartamento, uma vez que possui um enorme senso de liberdade. Por esta razão, é mais aconselhável ter um cachorro desse em casas onde há espaços abertos e seguros, proporcionando diversão para este animal.

Veja também: Raças de cães que combinam com cada signo do zodíaco

3. É um bom companheiro para crianças?

Esta raça é indicada para donos adultos, pois não são brincalhões e, ao mesmo tempo, são muito rápidos e cheios de energia. No entanto, com treinamentos desde cedo é possível ter um companheiro para toda a família.

4. Afghan hound late muito?

O cão dessa raça é silencioso e só late quando for muito necessário. Por isso, o tutor não tem preocupações com relação a vocalizações constantes.

5. Apresenta problema ao ficar sozinho em casa?

No site da American Kennel Club (AKC), 86% das pessoas concordam com a premissa de que o afghan hound fica muito bem sozinho em casa. Isso deve-se a personalidade independente desse animal.

6. Tem tendência a soltar muito pelo?

Ainda segundo a AKC, esta raça é considerada hipoalergênica. Em outras palavras, é um cão que tem uma queda de pelo infrequente. Só há queda, quando ocorre a troca de pelagem.

Comportamento do afghan hound

O treinamento com um afghan hound é difícil, pois o cachorro tem um ar de independência muito grande. Neste caso, é indicado que o tutor inicie o adestramento nos primeiros meses de vida do cachorro. Aproveitando-se da época onde é mais fácil a aprendizagem nos cães.

No lado de fora é um cachorro extremamente animado, que vai querer correr, principalmente sem guia. É importante que o tutor consiga proporcionar momentos assim para o animal, pois do contrário ele pode se tornar destrutivo.

Geralmente se dá bem com gatos que foram criados junto a eles. Animais pequenos ou felinos da vizinhança podem se tornar alvos do instinto caçador desse hound.

Jogos no quintal, caminhadas longas e corridas em parques são atividades que fazem dessa raça um animal feliz e satisfeito. Por isso que é importante o tutor arrumar tempo, diariamente, para realizar esses exercícios.

Características físicas

Cuidados específicos

“Os cães afghan podem ser afetados por inchaço, um distúrbio digestivo do estômago“, alerta o site da AKC. Além disso, a raça pode ter problemas nos olhos, como a catarata ou a síndrome do olho azul. Em todos os casos, é indicado a busca por auxílio veterinário.

Um outro cuidado que o tutor deve ter com esse animal diz respeito a pelagem. Isto porque, é necessário escovar os pelos diariamente, eliminando os nós que podem surgir.

Veja também: Como desembaraçar e remover os nós dos pelos do cachorro?

Filhotes

Os filhotes de afghan hound precisam tomar as vacinas polivalentes a partir da orientação do veterinário. Este método auxilia na prevenção de viroses como cinomose e parvovirose. Além desse cuidado, é importante manter atualizados os remédios para evitar carrapatos, pulgas e verminoses.

Curiosidades desta raça

No Afeganistão existem variações dessa mesma raça, a exemplo de um com pelo curto e com franjas. Este tipo de cão ainda é utilizado para guardar rebanhos e caçar alguns animais.

Chamado de Snuppy, o cão filhote do afghan hound, foi o primeiro cão clonado no mundo. Ele teria nascido na Coréia, em 2005, e entrou para história ao participar desse procedimento.

Este cão é excelente corredor, por isso está sempre em corridas de agilidade. Atualmente, as “corridas de afghans” – um tipo de esporte dessa raça – está bem popular.

O pintor Pablo Picasso possuía um cão dessa raça. Inclusive, em 1962, o artista fez uma pintura que tinha um afghan e a chamou de “Femme Au Chien”. Em 2012, a peça foi vendida por mais de 10 milhões de dólares, segundo a AKC.

Veja também: As raças menos obedientes

Expectativa de vida: 12 a 18 anos. Podendo variar para mais ou menos, dependendo do estilo de vida que o cachorro leva.

Origem do afghan hound

Galeria de fotos

(Foto: depositphotos)

(Foto: depositphotos)

(Foto: depositphotos)

(Foto: depositphotos)

(Foto: Pixabay)

Sobre o autor

Avatar
Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.