,

Dachshund (salsicha): 16 fatos importantes sobre personalidade e comportamento

De uma forma geral é possível dizer que o dachshund é considerado astuto, teimoso e vivaz. Saiba mais sobre essa raça

O dachshund, ou simplesmente salsicha, desde filhote apresenta personalidade e comportamento característicos. Contudo, é possível aprimorar determinadas características temperamentais da raça para torná-lo um adulto equilibrado e um companheiro maravilhoso.

Portanto, se você está interessado em ter um cão dessa raça é preciso entender um pouco mais sobre ele. Mas, de uma forma geral, é possível dizer que o dachshund é considerado astuto, teimoso e vivaz. Para saber mais características desse cão, acompanhe esse artigo do Clube para Cachorros.

Além de conhecer a personalidade e comportamento do dachshund, você também confere outras informações sobre essa raça. Por exemplo, os possíveis nomes que esse animal possui, o tamanho dele e as cores que ele tem.

Nesse artigo você ainda pode saber qual o preço do cachorro dachshund. Por fim, depois de ficar por dentro de todos esses dados, você deve avaliar se o cão é mesmo ideal para você e sua família.

Dachshund personalidade e comportamento

Cachorro da raça dachshund

No Brasil, o dachshund é chamado de salsicha devido a semelhança do seu porte como alimento (Foto: depositphotos)

  • Astuto
  • Teimoso
  • Vivaz
  • Dedicado
  • Brincalhão
  • Corajoso
  • Amigável
  • Curioso
  • Alerta
  • Leal
  • Independente
  • Valente
  • Travesso
  • Companheiro
  • Gentil
  • Expansivo

Veja também: Dachshund

Astuto

O que o dachshund tem de pequeno ele tem de astuto. Isso significa dizer que a raça é muito esperta e ágil, por isso era utilizada para desentocar coelhos, texugos e raposas. Assim, trata-se de um pet muito rápido e habilidoso.

Teimoso

Infelizmente, o dachshund é um cachorro naturalmente teimoso. No entanto, com o treinamento correto e firme, o animal aprende a obedecer o tutor. Para isso, você deve apostar em adestramento desde a fase filhote e investir em aulas firmes e recompensatórias. No final você tem um cachorro adulto mais equilibrado.

Vivaz

Cheio de energia do jeito que é, esse cãozinho vai demandar muitos exercícios por parte dos seus donos. Então, se você deseja ter um pet desse em casa, prepare-se para oferecer longas caminhadas e brincadeiras ao ar livre.

Dedicado

Se bem treinado e dominado pelo tutor, o dachshund pode ser um cão dedicado. Além disso, com o adestramento correto, é possível desfrutar de um salsichinha prestativo e solícito a todos da família que ele faz parte.

Brincalhão

Assim como outras raças, esse cãozinho adora uma brincadeira. No entanto, é imprescindível que você como tutor não incentive brincadeiras brutas ou saltos. Apesar de brincalhão, é um cachorro sensível estruturalmente.

Corajoso

Coragem pode ser o nome do meio dessa raça, pois apesar do porte pequeno ela não possui medo de nada. Sempre disposto a averiguar qualquer situação que lhe chame a atenção, o dachshund tem uma personalidade muito maior que o seu tamanho.

Amigável

Naturalmente amigável, o cachorro dessa raça tende a criar laços com uma pessoa da família. Por isso, é importante incentivar a socialização desde cedo. No entanto, com pessoas desconhecidas é um cachorro reservado.

Curioso

A curiosidade é uma característica natural de um salsicha. Nesse sentido, pode se tornar um cachorro “bisbilhoteiro” e intrometido. Mas o adestramento também pode auxiliar a diminuir e controlar esse comportamento.

Alerta

Por estar sempre em alerta é um ótimo cão de guarda. Sendo assim, é recomendado que você fique atento aos latidos de um cãozinho dessa raça.

Leal

Com o jeito amigável de ser, o dachshund apresenta-se como um cão leal e meigo. Também é delicado e muito digno com os familiares.

Independente

O jeito teimoso desse animal é um reflexo da independência que ele possui. Por ter sido criado para seguir rastros, o cachorro pode desviar a atenção de um treinamento para seguir alguma trilha. Porém, adestramento iniciado na fase filhote pode ser a solução para esse desvio de comportamento.

Valente

Como é um cachorro corajoso, é possível dizer também que o salsicha é valente. Mesmo com o porte pequeno, o cão é dotado de muita atitude.

Travesso

Um filhote de dachshund precisa de treinamento pois é muito travesso. Com controle e paciência, é possível desfrutar de um cão adulto e equilibrado.

Veja também: 12 cruzamentos com ‘salsichinha’ que vão fazer você se apaixonar

Companheiro

Assim como todos os cachorros, essa raça também é companheira. Então torna-se uma excelente opção para quem busca por um animal que está ao seu lado a todo momento.

Gentil

Da mesma maneira que essa raça gosta de receber carinho, ela também aprecia oferecer ao dono. Porém, é interessante que o tutor incentive a socialização desse cão desde cedo com crianças e outros animais de estimação.

Expansivo

Por fim, é importante ressaltar o jeito extrovertido e alegre que essa raça tem. Sempre entusiasmado, é um cachorro cheio de vida.

Outras informações e características importantes

Para criar um cachorro desse, também é necessário ficar por dentro de outras informações. Por exemplo, na fase filhote os cães precisam de cuidados específicos para se manterem saudáveis. Além disso, eles possuem cores e tamanhos diferentes. Para escolher o melhor para você, fique atento às informações a seguir.

Cuidados com o filhote

Assim como qualquer filhote, o dachshund precisa de um calendário de vacinas criado pelo veterinário. Chamadas de polivalentes, essas vacinas são utilizadas para fortalecer o sistema imunológico dos cães, prevenindo cinomose, parvovirose, hepatite etc.

Além disso, é importante atentar-se aos cuidados contra carrapatos, pulgas e vermes. Para isso, é necessário fazer uso de vermífugos e outros remédios para evitar os ectoparasitas. Sempre consulte o veterinário.

Cachorro da raça dachshund na neve

Existem dois tamanhos para essa raça, a normal e a anã (Foto: depositphotos)

Mas no caso do dachshund, os cuidados com saúde não são as únicas preocupação na fase filhote. Como esse cãozinho tem uma personalidade independente e tende a apresentar um comportamento teimoso, é necessário iniciar o treinamento o mais rápido possível. E assim ter um cão adulto sociável e equilibrado.

Qual é o nome da raça do cachorro salsicha?

Alguns chamam de dachshund, mas há quem os chamam de teckel. No Brasil, é mais popular por salsicha ou linguiça. Contudo, também pode ser encontrado pelos nomes de cofap ou basset.

Qual o preço do cachorro dachshund?

O preço de um cachorro dessa raça vai depender do tipo de vendedor. Geralmente, um filhote de salsichinha pode custar entre R$ 500 até R$ 2.500. É possível encontrá-lo em canis especializados ou com criadores independentes.

Mas, de uma forma ou de outra, antes de fazer a compra do animal certifique-se que não há casos de maus tratos. Infelizmente, há quem use desses animais para comercializar suas vidas e ainda assim não oferece boas condições de vida aos pets. Para evitar de vez esse risco, opte pela adoção.

Cores desse animal

Antes de mais nada é preciso esclarecer que existem três tipos de pelagem dessa raça e que por isso há uma maior diversidade de cores. Por exemplo, o dachshund de pelo curto e o de pelo longo podem ser unicolores como vermelho, amarelo avermelhado, amarelo ou marrom avermelhado.

Além disso, pode ser bicolor com preto ou marrom com manchas ferrugem (castanha) ou amarela. E por fim, ainda há a possibilidade de animais da cor arlequim. Já quando o cachorro é do tipo pelo duro, a Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC) define que as cores predominantes são do tom claro até o escuro de javali, como também a cor de folhas secas.

Veja tambémRaças de cães que não crescem muito

Qual porte de um dachshund?

Há dois tamanhos possíveis para o dachshund. Um maior, que é tido como porte normal da raça, que varia de 20 a 25 centímetros e de 6,5 a 11,5 quilos. O outro tamanho é o do anão, com 13 a 16 centímetros e de 4 a 5 quilos.

Dachshund: ter ou não um cão dessa raça?

Depois de ler “Dachshund (salsicha): 16 fatos importantes sobre personalidade e comportamento”, o que você acha de ter um cão desse em casa? Isso porque agora é o momento para pensar se a raça é uma boa opção para o estilo de vida de sua família.

Para isso, leve em consideração que o cão é astuto, teimoso e vivaz. Além disso, tenha em mente que mesmo pequeno ele vai demandar tempo para exercícios, brincadeiras e um treinamento bastante firme. E então, vai encarar esse pequeno grande cão?

Sobre o autor

Avatar
Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.