Dachshund (salsicha): 16 fatos importantes sobre personalidade e comportamento

O dachshund, ou simplesmente salsicha, desde filhote apresenta personalidade e comportamento característicos. Contudo, é possível aprimorar determinadas características temperamentais da raça para torná-lo um adulto equilibrado e um companheiro maravilhoso.

Portanto, se você está interessado em ter um cão dessa raça é preciso entender um pouco mais sobre ele. Mas, de uma forma geral, é possível dizer que o dachshund é considerado astuto, teimoso e vivaz. Para saber mais características desse cão, acompanhe esse artigo do Clube para Cachorros.

Além de conhecer a personalidade e comportamento do dachshund, você também confere outras informações sobre essa raça. Por exemplo, os possíveis nomes que esse animal possui, o tamanho dele e as cores que ele tem.

Nesse artigo você ainda pode saber qual o preço do cachorro dachshund. Por fim, depois de ficar por dentro de todos esses dados, você deve avaliar se o cão é mesmo ideal para você e sua família.

Dachshund personalidade e comportamento

Cachorro da raça dachshund

No Brasil, o dachshund é chamado de salsicha devido a semelhança do seu porte como alimento (Foto: depositphotos)

• Astuto
  • Teimoso
  • Vivaz
  • Dedicado
  • Brincalhão
  • Corajoso
  • Amigável
  • Curioso
  • Alerta
  • Leal
  • Independente
  • Valente
  • Travesso
  • Companheiro
  • Gentil
  • Expansivo

Veja também: Dachshund

Astuto

O que o dachshund tem de pequeno ele tem de astuto. Isso significa dizer que a raça é muito esperta e ágil, por isso era utilizada para desentocar coelhos, texugos e raposas. Assim, trata-se de um pet muito rápido e habilidoso.

Teimoso

Infelizmente, o dachshund é um cachorro naturalmente teimoso. No entanto, com o treinamento correto e firme, o animal aprende a obedecer o tutor. Para isso, você deve apostar em adestramento desde a fase filhote e investir em aulas firmes e recompensatórias. No final você tem um cachorro adulto mais equilibrado.

Vivaz

Cheio de energia do jeito que é, esse cãozinho vai demandar muitos exercícios por parte dos seus donos. Então, se você deseja ter um pet desse em casa, prepare-se para oferecer longas caminhadas e brincadeiras ao ar livre.

Dedicado

Se bem treinado e dominado pelo tutor, o dachshund pode ser um cão dedicado. Além disso, com o adestramento correto, é possível desfrutar de um salsichinha prestativo e solícito a todos da família que ele faz parte.

Brincalhão

Assim como outras raças, esse cãozinho adora uma brincadeira. No entanto, é imprescindível que você como tutor não incentive brincadeiras brutas ou saltos. Apesar de brincalhão, é um cachorro sensível estruturalmente.

Corajoso

Coragem pode ser o nome do meio dessa raça, pois apesar do porte pequeno ela não possui medo de nada. Sempre disposto a averiguar qualquer situação que lhe chame a atenção, o dachshund tem uma personalidade muito maior que o seu tamanho.

Amigável

Naturalmente amigável, o cachorro dessa raça tende a criar laços com uma pessoa da família. Por isso, é importante incentivar a socialização desde cedo. No entanto, com pessoas desconhecidas é um cachorro reservado.

Curioso

A curiosidade é uma característica natural de um salsicha. Nesse sentido, pode se tornar um cachorro “bisbilhoteiro” e intrometido. Mas o adestramento também pode auxiliar a diminuir e controlar esse comportamento.

Alerta

Por estar sempre em alerta é um ótimo cão de guarda. Sendo assim, é recomendado que você fique atento aos latidos de um cãozinho dessa raça.

Leal

Com o jeito amigável de ser, o dachshund apresenta-se como um cão leal e meigo. Também é delicado e muito digno com os familiares.

Independente

O jeito teimoso desse animal é um reflexo da independência que ele possui. Por ter sido criado para seguir rastros, o cachorro pode desviar a atenção de um treinamento para seguir alguma trilha. Porém, adestramento iniciado na fase filhote pode ser a solução para esse desvio de comportamento.

Valente

Como é um cachorro corajoso, é possível dizer também que o salsicha é valente. Mesmo com o porte pequeno, o cão é dotado de muita atitude.

Travesso

Um filhote de dachshund precisa de treinamento pois é muito travesso. Com controle e paciência, é possível desfrutar de um cão adulto e equilibrado.