, ,

Dachshund – Saiba tudo sobre essa raça

Criado na Alemanha, o dachshund é também chamado de “liguiça” ou “salsichinha”. De acordo com a lista de popularidade criada pela American Kennel Club (AKC), a raça aparece em 13º lugar na preferência dos norte-americanos.

Já para os brasileiros, esse cão é o 11º mais querido, segundo pesquisa feita pela DogHero. Toda essa fama deve-se ao carisma do dachshund e à variedade dessa raça, o que consegue atender aos mais diferentes gostos.

O salsichinha pode ser de dois tamanhos e ter três tipos de pelos. Com relação ao porte, a raça é dividida em standard e anão. Além disso, a pelagem também os diferencia, são elas: pelo curto, longo e duro.

Confira a seguir mais detalhes sobre essa raça, como temperamento e personalidade. Também aproveite para tirar dúvidas comuns como por exemplo se essa raça se adapta em apartamentos ou é apropriada para crianças. Além disso, veja características de comportamento e saúde, e algumas curiosidades sobre o dachshund.

Temperamento e personalidade do dachshund

De uma maneira geral, o temperamento e a personalidade dos tipos de dachshund são compatíveis, independentemente da pelagem ou do porte do cão. Todas as versões dessa raça são expansivas, valentes, gentis e inteligentes. 

Três dachshunds

Essa raça é alegre, inteligente e fiel ao tutor (Foto: depositphotos)

Contudo, os tipos da raça possuem características que os diferenciam. Por exemplo, o cão de pelo duro é o mais divertido e curioso; o de pelo longo é o mais meigo e delicado dos três; já o de pelo curto é alegre, animado e pouco tolerante.

Dúvidas recorrentes

1. Quanto custa um dachshund?

Um filhote de salsichinha pode custar entre R$ 500 até R$ 2.500. Mas, é sempre importante lembrar que a compra de cães só deve ser feita após conhecer as circunstâncias nas quais se encontram as mães dos filhotes. Infelizmente, alguns canis exploram as fêmeas e deixam os animais viverem em situação desumanas. 

2. Adapta-se em apartamento?

É ideal para apartamento. Além de ser uma raça pequena, também não necessita de muito exercício e nem de lugares espaçosos.

3. É um bom companheiro para crianças?

Essa raça cresce mais feliz em uma casa com crianças maiores. Caso contrário, o mais indicado é que os tutores adultos supervisionem as brincadeiras entre o pet e a criança.

4. Dachshund late muito?

Quem vê o porte desse cachorro não acredita quando escuta o latido alto e constante do animal. Nesses casos, o adestramento é muito importante, evitando que o cachorrinho cresça barulhento.

5. Apresenta problema ao ficar sozinho em casa?

Dachshund tem uma natureza independente, mas não gosta de ser deixado em casa sozinho. Trata-se de um cão muito apegado à família.

6. Tem tendência a soltar muito pelo?

O tipo pelo longo precisa de mais cuidados com a pelagem. Mas assim como esse, os outros dois tipos derrubam muito pelo ao longo do ano.

Comportamento do dachshund

O salsichinha estabelece uma ligação muito forte com as pessoas da família, mas com estranhos age de modo distante. É leal aos donos, aprecia um passeio no parque e gosta muito de brincar.

Em casa, o cachorro adora aventuras, mas é do tipo de cão que deve ter um lugar dentro do lar para dormir. Apesar de muito carinhoso, o cãozinho pode apresentar um lado teimoso, necessitando de adestramento desde cedo.

Cuidados específicos

Essa raça é propensa a ter obesidade, por isso os tutores precisam ficar atentos com a alimentação. Além dos próprios ricos dessa condição, o sobrepeso pode ainda gerar outros problemas de saúde em um dachshund.

Entre as doenças que comprometem a qualidade de vida dessa raça estão: diabetes, problemas articulares e diminuição da resistência. Problemas nas costas também podem surgir, devido ao alongamento do dorso desse animal. Por fim, o dachshund ainda tem tendência a apresentar hérnia de disco.

Diante de tantos problemas, os tutores de um cão dessa raça precisam planejar uma dieta saudável e ter cuidado com a quantidade de exercícios oferecidos ao cachorro, para não forçar a estrutura corporal do pet. 

Filhotes

Assim como todos os filhotes, os cães da raça dachshund precisam tomar todas as doses da vacina polivalente. Só dessa maneira o cachorro pode ficar protegido contra as doenças virais, a exemplo da cinomose e parvovirose.

Filhote de dachshund

Os filhotes dessa raça precisam de adestramento desde cedo (Foto: depositphotos)

Nessa fase da vida, os salsichinhas também devem estar protegidos contra vermes e carrapatos. Para isso, o médico veterinário deve utilizar vermífugos e outros procedimentos que eliminam tais parasitas.

Outro cuidado que o tutor deve ter na primeira etapa da vida do cachorro é com relação à educação. Esse cão precisa ser dominado pelo dono, evitando problemas comportamentais como latido excessivo, ansiedade de separação, agressividade e até mesmo ciúmes.

Curiosidades desta raça

O dachshund foi criado para desentocar coelhos, texugos e raposas. Por esta razão, as patas do cão são curtas. Devido a sua função, também já foi chamado de cão de texugo. Outro nome dado a raça é teckel.

De acordo com o PhD em medicina veterinária e autor do livro “Cães”, Bruce Fogle, essa raça possui a segunda maior expectativa de vida, perdendo apenas para  poodle miniatura. “Não é raro, porém, ver dachshunds de quase vinte ou vinte e poucos anos”, indaga o especialista.

Além disso, como visto no início desse artigo, essa raça pode ter variações de porte e pelagem. Apesar de pouco comum, o tipo anão está começando a ganhar espaço no Brasil, mas os problemas com a estrutura corporal dessa variedade são ainda mais pertinentes.

Expectativa de vida: 12 a 16 anos. Podendo variar para mais ou menos, dependendo do estilo de vida que o cachorro leva.

Galeria de fotos

(Foto: depositphotos)

(Foto: depositphotos)

(Foto: depositphotos)

(Foto: depositphotos)

(Foto: depositphotos)

(Foto: depositphotos)

(Foto: depositphotos)

Sobre o autor

Avatar
Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.