Raças de cachorro que vivem mais tempo

Entre eles estão: o chihuahua, poodle, lulu da Pomerânia e o dachshund, mais conhecido como salsicha

Entre todas as mais de 400 raças de cães que existem, algumas vivem mais tempo que outras. Alguns animais podem viver até 15 anos, outros porém podem chegar a 20 aniversários durante toda a vida. Mas claro, esses números podem variar para menos ou mais.

De acordo com informações da American Kennel Club (AKC), o Clube para Cachorros separou as 11 raças de cães que vivem mais tempo. Entre eles estão: o chihuahua, poodle, lulu da Pomerânia e o dachshund, mais conhecido como salsicha.

Além disso, colocamos algumas características da personalidade e comportamento desses cães de grande longevidade, levando em consideração a opinião do autor e especialista em animais de estimação, David Alderton, o qual aborda aspectos de determinadas raças no livro “Cães”, da Quarto Editora.

11 raças de cães que vivem mais

Quer conhecer as raças de cães mais longevas? Então confira abaixo os 11 cães com mais tempo de vida e confira quais as principais características desses animais.

1. Chihuahua

Cachorro da raça Chihuahua

O chihuahua vive entre 12 e 20 anos (Foto: depositphotos)

Considerado a menor raça do mundo, o chihuahua é o cão que mais vive. Os cachorros desse tipo podem conviver com o tutor de 12 a 20 anos. Por isso, são ideais para quem quer desfrutar de muitos anos com o cachorrinho ao lado.

Quem tem um chihuahua afirma que ele é um cão animado, alegre e feliz por receber atenção. Entretanto, pode ser exigente com comida, sofre com o frio e ainda é barulhento por natureza. Mas, no geral, é um cachorro que sabe aproveitar a vida.

Veja também: 10 raças de cães que vivem menos

2. Poodle

Cachorro da raça Poodle

O poodle vive entre 10 e 18 anos (Foto: depositphotos)

A expectativa de vida de um poodle é de 10 a 18 anos. Geralmente a raça é saudável, apresentando poucos problemas de saúde no decorrer da vida. Como é um animal forte e pequeno, pode desfrutar de uma vida longa com o tutor.

Essa raça não necessita de muitos exercícios, mas caminhadas diárias são importantes para manter o animal bem e saudável. O poodle é brincalhão e vive sempre em alerta. Contudo, a socialização precisa ser coloca em prática desde filhote, evitando latidos e comportamentos inadequados.

3. Lulu da Pomerânia (sptiz alemão anão)

Cachorros da raça Lulu da Pomerânia

O lulu da Pomerânia vive entre 12 e 16 anos (Foto: depositphotos)

O lulu da Pomerânia pode viver entre 12 a 16 anos. Mas a raça pode sofrer com luxação na patela, uma doença que afeta as rótulas e precisa de cirurgia corretiva para melhorar.

As pessoas interessadas por um cão dessa raça, precisam desembolsar uma quantia alta. Um filhote de lulu da Pomerânia pode custar de R$ 3 mil até mesmo R$ 16 mil. Em contrapartida, o tutor vai ter um amigo leal e cheio de personalidade.

4. Dachshund

Cachorro da raça Dachshund

O dachshund vive entre 12 e 16 anos (Foto: depositphotos)

Na lista das raças de cães que vivem mais tempo é necessário marcar o dachshund. A raça mais conhecida como linguiça ou salsicha pode viver entre 12 a 16 anos. 

Existem duas variações desse cão, uma de pelo duro e outra de pelo curto e longo. Sendo o primeiro mais vivo e o segundo um pouco mais calmo. No geral, são cães que gostam de aventuras e ainda estabelecem uma relação forte com uma pessoa da família.

5. Pinscher miniatura

Cachorro da raça Pinscher Miniatura

O pinscher miniatura vive entre 12 e 16 anos (Foto: depositphotos)

Com uma estimativa de vida que varia entre 12 e 16 anos, o pinscher miniatura está entre as raças que mais vivem. Apesar de apresentar ser um cão frágil, esse animal é forte e audacioso.

Quando o assunto é comportamento, vale ressaltar que ele é um cão curioso e que aprende rápido. Ama estar na presença da família, mas é mais apropriado para crescer em lares com crianças mais velhas. Uma característica comum entre esses cães é que eles são considerados fujões.

6. Shih tzu

Cachorro da raça Shih tzu

O shih tzu vive entre 10 e 16 anos (Foto: depositphotos)

Entre os cães que vivem mais tempo está o shih tzu, com estimativa de vida que vai de 10 a 16 anos. E para o tutor prolongar a vida desse cãozinho, é recomendado ficar atento a possíveis problemas congênitos que afetam os rins desse animal.

Contudo, de uma forma geral, o shih tzu é um cão saudável. Além disso, é um animal feliz, amigável e muito afetuoso com a família. No entanto, pode demonstrar-se reservado e desconfiado na presença de estranhos.

Veja tambémRaças de cães que convivem bem com crianças

7. Boston terrier

Cachorro da raça Boston Terrier

O Boston terrier vive entre 13 e 15 anos (Foto: depositphotos)

Excelente cão para iniciantes, o boston terrier é um companheiro de vida longa. Isso porque, a estimativa de vida dessa raça pode ser de 13 a 15 anos. Inclusive, esse número pode ser maior, dependendo do caso.

A propósito, são considerados cães para tutores iniciantes pois são fáceis de cuidar. Também são cachorros que respondem bem ao treinamento e aparentam ser tranquilos. Por fim, os cães da raça boston terrier ainda gostam de brincar, são alegres e carinhosos.

8. Pug

Cachorro da raça Pug

O pug vive entre 13 e 15 anos (Foto: depositphotos)

Essa raça faz um maior sucesso com os brasileiros, devido ao carisma e a personalidade desse animal. Contudo, soma-se ainda a vida longa, que pode variar entre 13 e 15 anos, geralmente. Por isso o pug é considerado longevo.

Além disso, a raça é atenciosa e muito amigável. Como adora um colo é normal querer estar sempre na presença do tutor. Assim como o boston terrier, o pug é um cão considerado bom para famílias que nunca tiveram um cachorro antes.

9. Schnauzer miniatura

Cachorro da raça Schnauzer miniatura

O Schnauzer miniatura vive entre 12 e 15 anos (Foto: depositphotos)

Outra raça que costuma viver muitos anos é o schnauzer miniatura, com uma estimativa que varia entre 12 e 15 anos. Uma doença muito comum na raça e que pode interferir na longevidade é a estenose pulmonar. Por isso, o tutor deve ficar atento à saúde do animal.

Ainda pode-se dizer sobre esta raça que trata-se de um animal inteligente, brincalhão e fácil de treinar. O schnauzer miniatura é um cachorro para a família e apresenta um comportamento amigável.

10. Maltês

Cachorro da raça Maltês

O maltês vive entre 12 a 15 anos (Foto: depositphotos)

Assim como o schnauzer miniatura, o maltês vive de 12 a 15 anos, geralmente. Como é uma raça pequena, adora ficar no colo do tutor. Além disso, é um cachorro muito carinhoso e delicado.

No entanto, é considerada uma raça valente. Ao mesmo tempo, o maltês é amigável. A raça ainda precisa de pouco exercício, por isso que uma caminhada durante o dia pode ser suficiente para esse pequeno cão.

Veja também: 20 raças de cachorros mais peludos que existem

11. Lhasa Apso

Cachorro da raça Lhasa Apso

O lhasa apso vive entre 12 a 15 anos (Foto: depositphotos)

Por fim, a 11º raça de cachorro que vive mais tempo é  a lhasa apso. A média de vida desse animal é de 12 a 15 anos. Por isso, é geralmente considerado um cão longevo por especialistas em saúde canina.

Com toda essa expectativa de vida, o tutor pode desfrutar da companhia brincalhona do lhasa apso. Além disso, trata-se de um cão leal, guardião, calmo, protetor e carinhoso. No entanto, é preciso cuidado com estranhos.

Sobre o autor

Avatar
Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.