Corgi: 20 verdades sobre personalidade e comportamento

Antes de entender sobre personalidade e comportamento do corgi, é preciso saber que existem duas variações desse cão. O welsh corgi pembroke e o welsh corgi cardigan são raças distintas, mas com temperamentos semelhantes.

De uma maneria geral, é possível dizer que as duas raças possuem cachorros persistentes, extrovertidos e amigáveis. Além disso, corajoso, brincalhão e protetor são outras características dos cães de ambas as raças.

Apesar de semelhantes quanto personalidade e comportamento, os dois tipos de corgi possuem diferenças estéticas. Por exemplo, o pembroke é menor e não possui cauda. Mas, independente do tipo de corgi, esse cão é um querido e sempre foi a raça preferida da rainha Isabel II.

Portanto, se você também é um fã dessa raça e quer criar um filhote, você está no lugar certo. Além de entender o temperamento desses pets, você também podem ficar por dentro de outras informações a respeito desse animal. Por exemplo, preço, cores, adaptação em apartamento e, até mesmo, cuidados com a saúde da raça.

Corgi personalidade e comportamento

Cachorro da raça corgi sentado

Essa raça era a preferida da rainha Isabel II (Foto: depositphotos)

• Persistente
  • Guloso

Veja também: Welsh Corgi Cardigan

Persistente

Seguro de si, o welsh corgi é persistente nas suas ações. Por isso pode acabar se tornando um cachorro teimoso.

Extrovertido

Essa raça é uma alegria só para os seus familiares. Nesse sentido, o cãozinho é considerado a felicidade do lar.

Amigável

A carinha feliz do corgi não nega o quanto amigável esse cãozinho pode ser. Além de fazer amigos humanos com facilidade é um excelente companheiro para outros corgis.

Corajoso

Destemidos do jeito que são, tanto o pembroke como o cardigan não possuem medo de nada. A natureza guardiã está presente nesses animais.

Brincalhão

Eles adoram brincar ao lado do tutor, contudo é preciso atenção para alguns tipos de brincadeira. Por exemplo, não é indicado incentivar jogos que eles precisem descer ou subir degraus, pois eles correm o risco de tem um deslocamento de um disco invertebral.

Protetor

Como são corajosos, os dois corgis também são protetores. Para livrar a família de qualquer perigo vão usar de vocalizações constantes, pois costumam latir bastante.

Inteligente

Apesar de ambos serem considerados cães inteligentes, o cardigan tende a ser mais esperto que o pembroke.

Travesso

Na fase filhote essas raças são verdadeiras “pestinhas”. Arteiros e travessos, os cães vão aprontar muitas bagunças dentro e fora casa. Por essas razões, precisam de um tutor firme.

Alerta

Tanto o welsh corgi cardigan como o welsh corgi pembroke são animais que vivem em alerta. Inclusive, as orelhas eretas das raças reforçam essa característica comportamental.

Afetuoso

Ao mesmo tempo em que são travessos, esses cãezinhos adoram um colo. Com a família são afetuosos e nunca são agressivos.

Sociável

A relação entre os corgis é a melhor possível, como bem comprova a rainha Isabel II que criava vários no palácio. Mesmo sendo bons amigos entre eles mesmos, não são muito amigáveis com outros animais de estimação.

Confiável

São cães confiáveis pois protegem o ambiente onde vivem e as pessoas da família. No entanto, não são recomendados para casas com crianças muito pequenas, pois paciência não é uma virtude presente nessas raças.

Carinhoso

Mesmo não sendo cachorros indicados para crianças, são considerados cães carinhosos. Adoram estar na presença dos humanos e demonstrações de carinho, na maioria das vezes, lhes caem muito bem.

Teimoso

Por ser um cachorro com personalidade independente, torna-se um cachorro teimoso. Apesar dessa característica está presente em ambas as raças, é mais comum vê-la em um pembroke.

Impetuoso

Além de teimoso, o pembroke também ganha destaque por ser mais impetuoso. Isso significa dizer que ele é mais intenso e impulsivo.