, , ,

Welsh Corgi Pembroke – Saiba tudo sobre esta raça

Equilibrado, determinado e autoconfiante. Estas são as principais características do temperamento do pembroke

Se duas palavras pudessem resumir o welsh corgi pembroke elas seriam: inteligente e alerta. A raça foi criada para conduzir boiadas através de mordidas nas patas dos animais que se recusavam a andar. O porte pequeno e as patas curtas facilitaram o trabalho desse cãozinho, auxiliando a locomoção rápida e por baixo do gado sem ser machucado.

Naturalmente sem cauda, a estrutura do corpo do pembroke assemelha-se a uma raposa. Atualmente, é um dos cães mais populares no mundo. De acordo com a American Kennel Club (AKC), ele ocupa o 18º lugar na lista de raças mais populares. 

Temperamento e personalidade do welsh corgi pembroke

Com um temperamento sensível, o welsh corgi pembroke adora seus familiares. Mas, devido a sua historicidade e a função que desempenhava também pode ser considerado um cachorro teimoso e impetuoso. Contudo, é equilibrado, determinado e autoconfiante.

O Welsh Corgi Pembroke é equilibrado, determinado e autoconfiante, mas muito carinhoso e gentil

Essa raça era destinada para conduzir boiadas (Foto: depositphotos)

Já com relação a personalidade deste animal, é possível dizer que ele carinhoso, corajoso e gentil. É importante ressaltar que a raça não é agressiva, mas por estar sempre atento pode se tornar um excelente cão de alerta para cuidar da casa.

Dúvidas recorrentes

1. Quanto custa um welsh corgi pembroke?

Um filhote de welsh corgi pembroke pode custar entre R$ 4.500 até R$ 7 mil. Mas, é sempre importante lembrar que a compra de cães só deve ser feita após conhecer as circunstâncias nas quais se encontram as mães dos filhotes. Infelizmente, alguns canis exploram as fêmeas e deixam os animais viverem em situação desumanas. 

2. Adapta-se em apartamento?

É uma raça ideal para apartamento, pois é pequeno e por isso não toma muito espaço. No entanto, é enérgico e precisa de exercícios diários. Neste sentido, o tutor precisa oferecer caminhadas diárias.

Veja também: 15 misturas de corgi com outras raças que vão roubar seu coração

3. É um bom companheiro para crianças?

Mesmo adorando a família, o pembroke não é indicado para lares com crianças muito pequenas. Isto porque, o instinto de mordiscar os tornozelos é ainda muito forte e uma situação como essa é mais fácil ocorrer com a criançada. No entanto, se criado desde filhote com bebês, eles podem se tornar grandes amigos.

4. Welsh corgi pembroke late muito?

Latidor nato, esta raça ajuda a alertar os donos contra algum perigo que possa estar rondando a casa ou o território.

5. Apresenta problema ao ficar sozinho em casa?

A raça é muito apegada a família, por esta razão não gosta de ser deixada em casa sozinha. 

6. Tem tendência a soltar muito pelo?

Welsh corgi pembroke possui uma pelagem simples, mas que cai com muita frequência, segundo a AKC. Por esta razão, é indicado que o tutor escove os pelos várias vezes durante a semana, eliminando a camada morta e as sujeiras.

Comportamento do welsh corgi pembroke

O instinto do pembroke é muito forte, por isso ele apresenta um comportamento independente. No entanto, quando está em casa gosta de brincar com o tutor, uma forma de gastar toda a energia que possui. Além disso, é importante que o tutor ofereça caminhadas diárias ao cachorro desta raça, evitando que ele fique entediado em casa.

Veja também: 10 corgis que não estão nem aí para o resto do mundo

Outra característica típica do welsh corgi pembroke é o apetite voraz. Se o dono for relapso, o cachorro vai acabar comendo muito e apresentando sobrepeso. Com a obesidade vem diversos problemas de saúde, incluindo principalmente os das articulações.

Características físicas

Cuidados específicos

Segundo o site da American Kennel Club, o welsh corgi pembroke pode sofrer com alguns problemas de saúde como a displasia do quadril e doenças oculares. Neste último caso, é comum que a raça apresente a atrofia progressiva da retina (APR). Outra grave enfermidade que afeta a saúde desse cão é a hérnia de disco.

Em todos estes casos, é recomendando buscar o auxílio veterinário. Pois só um especialista em saúde canina vai estar apto para fazer o acompanhamento necessário para qualquer que seja dessas doenças.

Filhotes

Os filhotes de welsh corgi pembroke possuem um sistema imunológico incompleto, por isso são suscetíveis a apresentarem problemas de saúde sérios. Entre as possíveis doenças que afetam os cães nesta fase da vida estão a cinomose e a parvovirose. Para evitar essas e outras enfermidades, é recomendado fazer uso das vacinas polivalentes.

Além disso, nesta primeira parte da vida do cachorro desta raça, é recomendado iniciar o adestramento. Isto porque o treinamento com pembroke é difícil e quando filhote ele está mais receptivo com comandos e outros ensinamentos.

Veja tambémNomes para cachorros pequenos

Curiosidades desta raça

Existem duas raças welsh corgi. Além da pembroke, há ainda a cardigan. As duas raças são muito semelhantes, mas tem como diferenciá-las de olho. Por exemplo, as orelhas do cão cardigan são mais arredondadas e o corpo um pouco mais comprido que o seu parente.

Ambas as raças possuem um pelo áspero e à prova d’água. Estes aspectos facilitavam o trabalho desempenhado pelos cães de conduzir as boiadas.

Expectativa de vida: 12 a 13 anos. Podendo variar para mais ou menos, dependendo do estilo de vida que o cachorro leva.

Origem do welsh corgi pembroke

Galeria de fotos

(Foto: depositphotos)

(Foto: depositphotos)

(Foto: depositphotos)

(Foto: depositphotos)

(Foto: depositphotos)

(Foto: depositphotos)

Sobre o autor

Avatar
Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.