Ração úmida: sachê e patê para cães fazem mal?

Levando em consideração que existem diversos tipos de alimentos para os animais, muitos tutores questionam: qual tipo de refeição optar? Entre as alternativas mais viáveis estão a ração seca, a alimentação natural e a ração úmida, que pode ser em forma de sachê ou patê.

Neste último caso, as dúvidas aumentam ainda mais. Isto porque, os donos acreditam que as rações úmidas podem fazer mal aos cães. Mas, será que essa premissa é verdadeira?

Para acabar com as interrogações dos tutores, o Clube para Cachorros pediu ajuda às veterinárias Sara Lima e Glaucia Luna, que explicaram o funcionamento dos alimentos pastosos. Além disso, as profissionais comentaram quais as melhores alternativas e os cuidados que são necessários com a alimentação.

Afinal, ração úmida faz mal para os cães?

Não há problema em oferecer sachê ou patê para o cachorro

As rações pastosas possuem proteínas, sais minerais e aminoácidos (Foto: depositphotos)

De acordo com as veterinárias, não há problema em oferecer sachê ou patê para o cachorro. No entanto, o tutor precisa seguir alguns requisitos. Por exemplo, é necessário respeitar a quantidade fornecida por dia. Também é importante considerar as limitações desse tipo de refeição. Além de ter o cuidado com o que o consumo contínuo desse alimento pode provocar.

O primeiro passo é ficar atento a quantidade oferecida ao cachorro e ao balanceamento ideal para o animal. “Se ele é um cão muito ativo ou possui metabolismo rápido, ele deverá consumir mais do que animais menos ativos ou com metabolismo lento. Mas em toda ração que formos utilizar, devemos levar em consideração as informações do rótulo: proteína bruta, extrato etéreo”, explica Sara.

Veja também: Veterinária esclarece sobre o consumo de leite por cães

Além disso, é importante levar em consideração as especificidades do produto. “Os cuidados devem ser em relação a conservação após abertura, fornecimento e observação da embalagem na hora da compra”, cita Glaucia. Ainda segundo a veterinária, o cachorro deve consumir as rações úmidas logo que servidas.

Outra questão é com relação ao uso constante das rações úmidas, que pode fazer com que o cachorro deixe de lado a seca. E, por ser mais apetitoso, o animal pode acabar engordando com mais facilidade. Sendo assim, o tutor precisa respeitar as quantidades exatas.

Níveis nutricionais do sachê e patê

A alimentação do cachorro é um fator essencial para o crescimento físico desse animal. Portanto, é importante que ela seja equilibrada, saudável e atenda as necessidades nutricionais do pet. Segundo a médica Glaucia Luna, as rações pastosas possuem proteínas, sais minerais e aminoácidos.

“Em geral [as rações úmidas] possuem os mesmos componentes da ração seca, porém o nível de umidade e de corantes e conservantes é maior. Podem apresentar uma maior quantidade de proteína ou gordura do que as rações secas, mas isso não significa que é uma ração de melhor qualidade”, esclarece a veterinária Sara.