Qual alimentação devo dar ao meu cachorro no inverno?

Assim como nós humanos, o inverno provoca uma queima maior de calorias no corpo dos animaizinhos. Isso tudo acontece, pois, a temperatura do ambiente fica mais baixa e o corpo dos pets precisa trabalhar mais para manter a temperatura interna ideal, que é entre 37 e 39 graus.

Essa temperatura não pode cair, sob pena de que ele desenvolva alguns incômodos ou que fique doente de verdade. Por exemplo, nos dias em que a temperatura chegue na casa dos 10 graus, o corpo do animal terá que produzir calor para manter a temperatura interna na casa dos trinta e poucos graus, ou seja, quase 20 graus a mais para compensar.

E nem sempre essa tarefa é fácil por mais pelos que alguns tenham distribuídos pelo corpinho podem não ser suficientes para essa missão. Por isso, fique atento às dicas que vamos dar sobre o que você pode fazer para que o seu pet atravesse os dias mais frios com saúde e conforto.

5 cuidados com a alimentação do pet no inverno

Saber qual alimentação dar ao meu cachorro no inverno é importante para livrá-lo de doenças

No inverno é indicado disponibilizar 30% a mais de comida para o cachorro (Foto: depositphotos)

1. Alimentação

A alimentação deve ser reforçada com vitaminas e ingredientes selecionados. Por isso, é bom pensar em uma ração de melhor qualidade que possa auxiliar nesse trabalho reforçado que o organismo vai ter que desenvolver para dar conta de manter a temperatura ideal.

Se o seu pet preferir, complemente a alimentação dele com leite morninho. Ele vai amar. Mas essa bebida tem que estar fervida e fresca. Fora isso, não forneça alimentos próprios para humanos. Eles podem conter substâncias tóxicas ou levar seu cachorro a desenvolver outras doenças.

Veja também: Ração para cães idosos

2. Quantidade

Essa é uma questão importante. Assim como a maioria das pessoas costuma ingerir mais calorias durante o inverno, os animais também são assim. Diante disso, você deve monitorar a quantidade de comida que seu cachorro come, para evitar a obesidade.

Porém, você não pode dar a mesma quantidade do verão, pois biologicamente o corpo vai precisar de mais energia, que vem dos alimentos. Daí o cálculo é fácil: disponibilize 30% a mais de ração durante o inverno para o seu cachorro, se comparado ao verão. Desta forma, você nem estará facilitando a obesidade tampouco deixando que o cãozinho passe fome.

3. Água

Você sabe que no inverno ingerimos menos água, não é? Os bichinhos também são assim. Mas nem por isso devemos aceitar essa situação. Então, abuse da criatividade para oferecer o precioso líquido ao seu cachorro. Se possível, faça-o correr, brincar e ele certamente vai sentir necessidade de tomar água.