Ração natural para cachorros vale a pena, é boa? Descubra

Alimentação saudável é um dos assuntos mais comentados hoje em dia, tanto com relação aos humanos como aos animais. Assim, algumas empresas criaram a ração natural para cachorros, tanto pela nutrição como pela praticidade.

Entretanto, por ser um tema recente esse assunto divide opiniões. Enquanto alguns veterinários acreditam não haver tanta diferença, outros recomendam os produtos mais naturais devido aos benefícios que eles proporcionam aos animais.

Ração natural para cachorros é boa?

A escolha por uma ração natural surge devido a uma busca por alimentos mais saudáveis para os cães. Isso porque, em muitas rações há ingredientes do tipo transgênicos, corantes e conservantes artificiais.

As rações naturais são livres de transgênicos, corantes e conservantes artificiais

A ração natural é uma tendência no mercado pet (Foto: depositphotos)

Em contrapartida, as rações naturais não possuem esses ingredientes. A tendência desse tipo de alimento é trazer uma refeição balanceada e mais saudável para o cão.

Por esta razão, algumas empresas passam a substituir os itens artificiais no preparo das rações mais saudáveis. Um exemplo disso é a vitamina E usada como conservante em rações da marca Naturalis Alimentos.

“Naturalis é conservada naturalmente pela vitamina E e pelo extrato natural de alecrim“, alerta o médico veterinário Marcello Machado.

Veja também: Ração úmida: sachê e patê para cães fazem mal?

Nas embalagens da marca, existe um componente chamado de tocoferol. Segundo o veterinário, esse item é a própria vitamina E. Além de servir como conservante, esse nutriente é um potente antioxidante protetor do organismo.

“A vitamina E já é muito conhecida na suplementação humana. Sua suplementação vem sendo muito recomendada por nutricionistas e médicos, pois segundo muitos estudos, a vitamina E ajuda na longevidade e auxilia na prevenção de doenças degenerativas. Para os pets, os benefícios dessa vitamina não são diferentes”, explica o médico.

Ração natural X ração normal

De acordo com a nutróloga veterinária da AlimentarVet, Raquel Labres, em entrevista ao programa de rádio Pet na Pan, da Jovem Pan, a ração natural é uma tendência nova no mercado pet.

“As pessoas estão buscando para si uma alimentação mais saudável, então isso acaba se refletindo na alimentação dos cães e dos gatos”, comenta a veterinária.

Para Raquel, a ração natural torna-se mais uma questão de marketing. “Não existe uma legislação que regularize isso. Então isso é uma questão mais mercadológica mesmo”, afirma a profissional.

A nutróloga ainda lembra que não há uma ração melhor que a outra. Tanto as rações normais como as naturais são boas opções, segundo a médica.