Como saber se seu cachorro está ficando cego

Descubra como saber se o seu cachorro está ficando cego e saiba como lidar com essa situação para deixar seu pet confortável

Os cães têm o faro e a audição como os sentidos mais importantes para o seu bem-estar, e a visão acaba sendo um complemento, não sendo, portanto, essencial para o conforto deles. Esses pets, quando começam a alcançar uma determinada idade, quando idosos, podem passar por uma perda gradual da visão, que é um processo natural do envelhecimento. Podem surgir ainda doenças que causam a cegueira, problemas no metabolismo, como as doenças de rins que causam a insuficiência renal, e cuja consequência inevitável é a cegueira.

Isso raramente acontece de forma súbita, sendo condicionada ao tempo. Mas existe uma situação mais rara em que a cegueira pode, sim, ser súbita. Nesse caso, trata-se da síndrome da degeneração, uma doença genética que acontece mais frequentemente em cães de mais de 8 anos de idade.

Como saber se seu cachorro está ficando cego

Foto: Reprodução/ internet

Mas como saber se meu cão está ficando cego?

O principal indício é a opacidade que apresentam nos olhos, mas isso nem sempre acontece, por isso, é importante estar atento aos outros indícios, como dificuldade súbita de andar na casa e no quintal, trombadas contra objetos, cautela quanto aos movimentos (subir na cama com muito mais cautela do que subia anteriormente), entre outros.

O grande problema é que os cães se adaptam facilmente a esse fator da falta de visão, e por isso pode ser mais difícil perceber. Existem ainda alguns donos de cães que relatam uma visão intermitente que varia de acordo com o momento do dia ou a posição da cabeça, por exemplo.

Meu cão está cego, o que fazer?

Inicialmente, o cão pode ficar meio perdido ao perder a visão, e a dica para facilitar o processo de adaptação é manter os objetos dele, como a caminha, potes de comida e água sempre no mesmo lugar, não alterando também a mobília nos locais onde o cão anda para que não pise, bata ou se prenda por acidente.

Mas não se apavore, pois os cães podem ter uma boa qualidade de vida mesmo sem enxergar.

Evitando a cegueira em cães

É meio difícil, na verdade, prevenir a cegueira, já que o processo também está relacionado à idade. Mas você deve fazer check-ups regularmente, mantendo a saúde do seu pet impecável. Isso vai ajudar a prevenir doenças que possam causar a perda da visão.

Mesmo no que se trata da perda da visão devido à idade, esses check-ups também são importantes, pois podem ajudar a perceber o problema antes de se agravar, adaptando melhor o cãozinho a essa nova condição de saúde ou prevenindo alguns problemas.