Animais de estimação auxiliam donos em momentos de dificuldade

Quem tem animais de estimação sabe o quão bem eles podem nos fazer. Mas você sabia que eles se esforçam para nos deixar felizes? Confira!


Muitas pessoas adquirem animais de estimação para ter um companheiro que traz muitos benefícios aos donos. Mas segundo um estudo publicado no Journal of Personality and Social Psychology, conviver com um bichinho ainda satisfaz as necessidades sociais assim como estar com um melhor amigo humano satisfaria.

Etapas da pesquisa

Em uma primeira etapa, a pesquisa estudou como a presença de animais de estimação pode ter influências no bem-estar das pessoas. Foram realizadas muitas perguntas aos donos, e também às pessoas que não são donas de animais. Como era de se esperar e como todo mundo que tem pets já sabe, a pesquisa indicou que aqueles que possuíam bichinhos tinham uma autoestima melhor, se exercitavam mais, além de serem menos solitárias que os que não tinham animais.

O segundo teste baseou-se apenas em donos de cachorros, questionando em análises o quanto o animal ajudaria a preencher a vida social. As perguntas foram direcionadas para os donos e avaliaram a relação e o comportamento de ambos. Nessa etapa, a pesquisa revelou que os cães mais ativos, menos agressivos e mais alegres traziam mais bem-estar.

Animais de estimação auxiliam donos em momentos de dificuldade

Foto: Pixabay

A terceira etapa fez com que os participantes fossem expostos à situações de sentimentos de solidão e isolamento social, descrevendo situações negativas que passaram no decorrer das suas vidas. Em seguida, foi pedido que descrevessem o seu animal de estimação e o melhor amigo, além das relações com cada um de forma individual.

Os animais, segundo essa etapa, podem compensar as experiências negativas de rejeição, de forma que os animais são excelentes aliados para os momentos tristes, trazendo ajuda física e psicológica aos donos.

Menos estresse, mais felicidade

Os cães gostam de nos fazer sorrir, segundo Emily Weiss, diretora sênior do departamento de pesquisa e desenvolvimento de abrigos da ASPCA. Quando notam que um comportamento nos fez sorrir, tentam repetir, incentivando o dono a sorrir mais vezes.

Além disso, segundo o autor do livro “100 segredos simples porque os cães nos fazem felizes”, o estresse pode ser diminuído em até nove vezes quando entramos em contato com os cães, de forma que apenas alguns minutos podem ser suficientes para ajudar a superar momentos estressantes e dias difíceis.


Reportar erro