, ,

As doenças mais comuns no Schnauzer

Problemas renais, câncer, epilepsia e displasia nos quadris são algumas das doenças mais comuns no schnauzer

Originário na Alemanha, o schnauzer é uma das raças mais inteligentes do mundo e, pelo carisma, vem ganhando cada vez mais espaço nos lares brasileiros. Mas, assim como outros animais de raça, este cão tem tendência a apresentar alguns problemas de saúde. Por isso, confira neste artigo as doenças mais comuns no schnauzer.

Além de conhecer ainda mais sobre a saúde desse animal, você pode ficar por dentro do que se refere cada doença e uma forma de prevenção para elas. Assim, quando o seu schnauzer chegar em casa, você já vai estar munido de muita informação importante e, consequentemente, preparado para oferecer uma vida de qualidade ao pet.

Doenças mais comuns no schnauzer

1. Melanoma

Assim como no caso dos seres humanos, o melanoma é um dos cânceres mais comuns em cães. Este tipo de câncer afeta a pele dos animais e pode causar lesões cutâneas. Além da pele, este tumor maligno pode surgir ainda nos lábios, nariz e até nos coxins, sendo esta última parte as almofadas localizadas na parte de baixo das patas dos cães.

Prevenção:  Proteja o cachorro dos raios solares evitando fazer caminhadas em períodos de alta incidência ou utilizando produtos específicos para proteger a pele do animal.

Problemas renais, câncer, epilepsia e displasia são as doenças mais comuns no schnauzer

A diabetes é uma das doenças mais comuns no schnauzer (Foto: depositphotos)

2. Doenças renais

Entre as doenças renais mais comuns do schnauzer estão os cálculos e a insuficiência renal. Estes dois problemas afetam o organismo canino de uma maneira que o cachorro sente dores a urinar, pode chorar ou uivar sem motivos aparentes. Além disso, pode haver sangue na urina, vômito, perda de peso etc.

Prevenção: Cuidar da alimentação dos cães é uma forma de evitar estes problemas. Mas, além disso, há outra maneira de cuidar da saúde do animal que é levando-o ao veterinário regularmente. Fazendo um check-up e prevenindo o surgimento e desenvolvimento de outros problemas.

3. Doenças no trato urinário

Outras doenças mais comuns no schnauzer são cálculo de bexiga e cálculo na uretra, ambos problemas relacionados ao trato urinário do cachorro. Um animal que apresenta estes distúrbios enfrenta dores lombares e apresenta dificuldades na hora de urinar. Um outro sinal clínico é a vontade de micção com mais frequência.

Prevenção: Equilibre a alimentação do cachorro com a ajuda do veterinário, para não exagerar em proteínas ou cálcio. Além disso, estimule o cão a beber bastante água, mantendo-se hidratado e saudável.

4. Hipotireoidismo

Perda de peso, queda de pelos, aumento de peso chegando até a obesidade. Estes são alguns dos sinais clínicos do hipotireoidismo, doença que afeta comumente o organismo dos cães. Além destes sintomas, o cão pode sentir muito frio, ter aumento nas taxas de colesterol etc.

Prevenção: Infelizmente, não há prevenção para hipotireoidismo. Por isso, o cuidado com esse problema deve ser redobrado. Sendo assim, é recomendado fazer exames regulares nos cães, a fim de tratar o quanto antes qualquer problema desse tipo.

5. Comedo

Este problema é semelhante às espinhas e cravos que acometem os humanos. Surgem no corpo dos cães quando a glândula excretora da pele forma uma camada de sebo. Esta é uma das doenças mais comuns no schnauzer. O tratamento é feito à base de shampoos dermatológicos receitados pelo veterinário.

Prevenção: A melhor forma de evitar que esta doença afete a saúde do cachorro é mantendo o cão sempre limpo. Banhos regulares e tosas higiênicas são as formas de prevenção mais seguras.

6. Degeneração progressiva da retina

Também chamada de atrofia, a degeneração progressiva da retina é um problema oftalmológico que pode levar à cegueira completa do animal. O principal sintoma é a perda da visão gradativa do cachorro. Primeiro ele passa a ter dificuldades de enxergar durante períodos escuros, com o avanço da doença o pet apresenta este mesmo problema em ambientes claros.

Prevenção: Esta doença é genética, sendo transmitida de pais para filhos. Por esta razão não há como impedir que ela desenvolva no animal. Além disso, também não existe tratamento para corrigir esse problema, mas o médico veterinário saberá como ajudar o cachorro.

7. Diabetes

Segundo especialistas, os principais e primeiros sinais de diabetes em cães são excesso de sede e produção demasiada de urina. Além disso, os animais que apresentam esse problema podem acabar perdendo muito peso, apresentarem fraqueza, mau hálito e até mesmo sonolência. E diabetes é uma das doenças mais comuns no schnauzer.

Prevenção: Veterinários recomendam que a alimentação do animal esteja equilibrada, para evitar sobrepeso ou obesidades, dois desencadeadores da diabetes. Além disso, é necessário praticar exercícios com os cães evitando este e outros problemas de saúde nos animais.

As raças de cães que são a melhor companhia para uma viagem

8. Pancreatite

Inflamação que afeta o pâncreas de cachorros, a pancreatite provoca vômitos, diarreias, fraqueza, falta de apetite e desidratação. Devido a essas condições, o abdômen dos cães pode ficar inchado e enrijecido.

Prevenção: Para evitar este problema é indicado que os cães tenham uma alimentação equilibrada e saudável. Neste caso, não devem consumir alimentos ricos em gorduras ou açúcares. Qualquer dúvida, é necessário buscar auxílio médico.

9.  Câncer

Mudança de apetite, dor, perda de peso e outros sintomas indicam a presença de tumores no organismo dos cães. Os demais sintomas vão surgindo de acordo com a localidade em que a doença está instalada, podendo aparecer em qualquer parte do corpo. Segundo especialistas, esta é uma das principais causas de morte em shcnauzer.

Prevenção: De uma maneira geral, não há como evitar o câncer, mas sim como diminuir o risco de um animal desenvolver a doença ou frear o progresso dela. Neste caso, veterinários recomendam a castração em fêmeas antes do primeiro cio, mas também a cirurgia em machos. O uso de protetores solares, ter cuidado com a dieta do animal, praticar exercícios físicos e realizar exames periódicos são algumas das formas de cuidar da vida do animal.

10. Artrite

A artrite canina é semelhante a que afeta as pessoas. Por esta razão, os cachorros podem apresentar dores, inchaços e calor nas articulações. Consequentemente, os cães que possuem este tipo de problema passam a ter dificuldades em se locomoverem.

Prevenção: Manter a alimentação do cão equilibrada é uma forma de controlar o peso do animal e, consequentemente, evita a artrite. Além disso, é recomendado não exagerar nos exercícios físicos dos cachorros, pois eles podem desencadear problemas nos ossos.

11.Epilepsia

Quando há uma descarga elétrica no cérebro do cachorro de forma anormal, o animal passa a apresentar espasmos e convulsões. Esta duas situações são caracterizadas como um episódio epilético.

Prevenção: Ainda não há formas de prevenção para epilepsia. Contudo, é importante que o tutor procure auxílio veterinário para animais que já tenham essa doença, isto porque as crises de convulsões precisam ser controladas.

12.  Displasia nos quadris

Entre as doenças mais comuns no schnauzer está a displasia nos quadris. Neste caso, o animal apresenta muita dor e dificuldade na locomoção.

Prevenção: Mantenha o controle com relação a alimentação do cão, pois o sobrepeso e obesidade podem contribuir para o surgimento deste problema. Além disso, não é aconselhável cruzar cães que possuam esse problema, pois a doença pode ser hereditária.

Sobre o autor

Avatar
Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.