, , ,

Schnauzer Miniatura – Saiba tudo sobre esta raça

O cachorro desta raça tem um temperamento tranquilo e sereno, tornando-se um animal amigável para toda a família

De acordo com o site da American Kennel Club (AKC), o schnauzer miniatura surgiu na Alemanha através do “primo”, o schnauzer padrão. Mas, engana-se quem acha que ambos são iguais. Além da evidente diferença de tamanho entre essas raças, há também aspectos comportamentais que individualizam esses animais.

Por exemplo, o miniatura é muito mais afeiçoado aos tutores. Para esse animal de pequeno porte, estar ao lado dos donos é um prazer e por isso é um desejo constante. Já a pelagem é um dos pontos que unem ambas as raças.

Temperamento e personalidade do schnauzer miniatura

O cachorro desta raça tem um temperamento tranquilo e sereno, tornando-se um animal amigável para toda a família. Para se ter uma ideia, o schnauzer é um cão ideal tanto para jovens como para idosos. Além disso, é confiável e sociável, mas pode ser reservado com estranhos.

O schnauzer miniatura é muito afetuoso e poderia ficar apenas ao lado do tutor para sempre

O schnauzer miniatura surgiu na Alemanha (Foto: depositphotos)

Sempre em alerta, o miniatura possui características de um cão de guarda. Incansável e valente, a raça tem uma personalidade forte, mas é fácil de treiná-lo. Ainda é possível dizer que é ele é inteligente, brincalhão, curioso e corajoso.

Dúvidas recorrentes

1. Quanto custa um schnauzer miniatura?

Um filhote de schnauzer miniatura pode custar entre R$ 1.500 a R$ 3 mil. Os preços variam de acordo com a localidade onde ele se encontra e com o criador. Mas, é sempre importante lembrar que a compra de cães só deve ser feita após conhecer as circunstâncias nas quais se encontram as mães dos filhotes. Infelizmente, alguns canis exploram as fêmeas e deixam os animais viverem em situação desumanas. 

Veja também: As raças de cães que são a melhor companhia para uma viagem

2. Adapta-se em apartamento?

É um cachorro com muita energia, mas que pode se adaptar bem a vida em apartamento. Contudo, neste caso é indicado que o tutor ofereça exercícios diários ao animal. Independentemente se for uma longa caminhada na praça ou um jogo bola no parque.

3. É um bom companheiro para crianças?

Excelente amigo das crianças, o miniatura é paciente e tolerante. Isto significa dizer que ele vai suportar as brincadeiras das crianças, mesmo que elas ainda não consigam entender totalmente como devem se comportar com os cães. Sendo assim, os tutores devem buscar ensinar aos pequenos humanos como cuidar de maneira responsável das bolinhas de pelo.

4. Schnauzer miniatura late muito?

De acordo com a AKC, esta raça gosta muito de latir. Esta é um forma que o animal encontra para se comunicar com o tutor. Mas é importante treinar o cachorro para que ele saiba controlar esses impulsos.

5. Apresenta problema ao ficar sozinho em casa?

O schnauzer miniatura é muito afetuoso e se dependesse dele poderia ficar apenas ao lado do tutor sempre. Por esta razão, é um cachorro que se sente triste ao ficar sozinho em casa. 

Veja também: As doenças mais comuns no Schnauzer

6. Tem tendência a soltar muito pelo?

Considerado um cachorro hipoalergênico pela AKC, o miniatura não tende a soltar pelo. Inclusive, a raça nem apresenta períodos específicos para a muda da pelagem.

Comportamento do schnauzer miniatura

Como é um cachorro animado, o schnauzer miniatura adora correr, brincar e fazer caminhadas. Além disso, por pertencer ao grupo terrier, sendo criado para pastorear e guardar rebanhos, o cachorro dessa raça pode não se dar bem com gatos e tendem a caçar ratos.

De acordo com o PhD em medicina veterinária e autor do livro “Cães”, Bruce Fogle, esses cães começaram a apresentar comportamentos inadequados devido a intervenção do homem. “Sua popularidade vem encorajando cruzamentos indiscriminados, resultando em linhagens com tendência ao nervosismo“, alerta o especialista.

Características físicas

Cuidados específicos

Doenças oculares são alguns dos problemas de saúde mais comuns em cães de miniatura. Além delas, o cachorro dessa raça pode sofrer de estenose pulmonar, uma enfermidade congênita responsável pelo estreitamento da artéria pulmonar, muito comum quando há falta de fôlego. Nesses casos, cirurgias corretivas podem ser boas opções.

Além das questões de saúde, é indicado que o tutor adestre o cachorro desde cedo. Isto porque, ele pode se tornar territorialista com outros cães ou outros animais. Com treinamento, o schnauzer miniatura acaba sendo bem tolerante com outros bichinhos.

Veja também: Frei Bigodes: conheça o cãozinho que foi adotado por monges franciscanos

Filhotes

Os filhotes de schnauzer miniatura são sensíveis, pois ainda não possuem o sistema imunológico completo. O tutor que protege o cachorro dessa raça precisa manter a cartela de vacinas do animal em dia, protegendo o organismo do cão contra as possíveis viroses. Além disso, é importante prevenir o peludinho contra ectoparasitas (pulgas e carrapatos) e endoparasitas (vermes).

Curiosidades desta raça

O nome “schnauzer” significa focinho. E é a mesma nomenclatura para as três raças: o schnauzer padrão (de porte médio), o schnauzer miniatura e o schnauzer gigante.

Este animal precisa de tosas frequentes, a cada seis ou oito semanas. Isto porque, ele não troca de pelo, mas mesmo assim a pelagem cresce em abundancia.

Expectativa de vida: 12 a 15 anos. Podendo variar para mais ou menos, dependendo do estilo de vida que o cachorro leva.

Origem do schnauzer miniatura

Galeria de fotos

(Foto: depositphotos)

(Foto: depositphotos)

(Foto: depositphotos)

(Foto: depositphotos)

(Foto: depositphotos)

Sobre o autor

Avatar
Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.