, , ,

Cão de Crista Chinês – Saiba tudo sobre esta raça

Com uma aparência peculiar, o cão de crista chinês divide opiniões. Enquanto alguns amam a ausência de pelos da raça, outros acham grotesca e prejudicial ao animal.

Mas, além do tipo pelado, há também uma variação desse mesmo cão: o powderpuff, cachorro com o corpo coberto de uma pelagem longa.

Apesar da variação com relação ao pelo, ambos os tipos possuem temperamento e personalidade semelhantes. Dados sobre porte, peso e comportamento dessa raça também são iguais, independentemente da presença ou ausência de pelagem.

Confira a seguir uma sequência de informações importantes sobre o cão de crista chinês. Além de fotos e curiosidades sobre essa raça tão exótica.

Temperamento e personalidade do cão de crista chinês

O cachorro dessa raça possui um temperamento gentil e tranquilo. Trata-se de um animal calmo, mas divertido.

Já a personalidade do cão de crista chinês é sempre alerta e brincalhona. Os amantes da raça garantem ternura, afeto e vivacidade para quem tem um pet desse tipo.

Cão de Crista Chinês na grama

Os cães dessa raça são muito apegados aos membros da família (Foto: depositphotos)

Dúvidas recorrentes

1. Quanto custa um cão de crista chinês?

Um filhote de cão de crista chinês pode custar de R$ 1.500 até R$ 4 mil. Mas, é sempre importante lembrar que a compra de cães só deve ser feita após conhecer as circunstâncias nas quais se encontram as mães dos filhotes. Infelizmente, alguns canis exploram as fêmeas e deixam os animais viverem em situação desumanas. 

2. Adapta-se em apartamento?

O porte pequeno da raça é uma característica que faz do animal ideal para apartamentosAlém disso, esse cão não necessita de muitos exercícios e por isso passeios diários são o suficiente, sem precisar de muito espaço em casa.

3. É um bom companheiro para crianças?

Mesmo sendo um cachorro gentil, o cão de crista chinês não se dá muito bem com bebês. Portanto, o animal cresce melhor na casa com crianças maiores.

4. Cão de crista chinês late muito?

De acordo com as informações da American Kennel Club (AKC), esse cão só late quando necessário.

5. Apresenta problema ao ficar sozinho em casa?

Todo cão gosta de estar na presença do tutor. No caso desse peludo, deixá-lo sozinho em casa não é uma boa ideia, uma vez que pode resultar em comportamentos inadequados por parte do cachorro.

6. Tem tendência a soltar muito pelo?

A queda de pelo do cão de crista chinês só ocorre no tipo powderpufftendo em vista que a outra variedade não possui pelo. Mas, mesmo assim, não são muitos os pelos que caem, sendo considerados cães ideais para quem possui alergia.

Comportamento do cão de crista chinês

Essa raça tem um nível de energia mediano, por exemplo gosta muito de brincar com o dono, mas nem sempre vai estar disposta.

Uma outra característica importante de se destacar é que o cão de crista chinês pensa que deve ser filho único. Por essa razão, é difícil o relacionamento com outros animais de estimação.

Já com as pessoas da família, a raça consegue estabelecer uma relação forte. É obediente e por isso se destaca em provas de agilidade, obediência e shows de cães.

Cuidados específicos

Segundo o escritor especializado em animais de estimação e autor do livro “Cães”, David Alderton, o cão de crista chinês pode sofrer com problemas dentários, luxação na patela e necrose avascular da articulação do quadril, afetando a cabeça do fêmur.

Além dessas doenças, o animal da variação com ausência de pelo está suscetível à queimaduras do sol. Em contrapartida, também sofre em baixas temperaturas, pois  falta da pelagem pode fazer com que o cachorro sinta muito frio.

Para evitar queimaduras e até mesmo câncer de pele, é recomendado usar protetores de pele e ainda evitar sair em horários com maior incidência de raios solares. Outra dica, dessa vez para o frio, é deixar o pet bem agasalhado.

Cão de Crista Chinês brincando

Powderpuff é o tipo dessa raça que apresenta pelo em todo o corpo (Foto: depositphotos)

Já o tipo powderpuff precisa ter o pelo escovado várias vezes durante a semana. Criando esse hábito, o cão vai apresentar uma pelagem mais bonita, brilhosa e saudável.

No geral, é importante que o médico veterinário esteja por dentro da saúde do cãozinho dessa raça. Cada comportamento incomum deve ser relatado ao especialista, o qual vai saber como proceder e quais medidas tomar.

Filhotes

Filhotes de cão de crista chinês precisam frequentar a clínica veterinária logo nos primeiros 45 dias de vida, assim como as demais raças. Esta medida deve ser adotada pelo tutor visando o reforço ao sistema imunológico do cãozinho, só assim é possível evitar doenças como a cinomose e a parvovirose. 

Além das vacinas polivalentes que impedem as viroses, o veterinário pode receitar vermífugos capazes de eliminar os parasitas internos. Remédios ou produtos para bloquear carrapatos e pulgas também são necessários, principalmente nesta primeira fase de vida.

E como são cães que apresentam resistência à outros animais, é ideal reforçar a socialização ainda na fase filhote. Assim, o animal tende a se adaptar melhor com outros cachorros ou bichinhos de estimação.

Curiosidades desta raça

A pigmentação da pele dos cães que não possuem pelo pode ser variada. Por exemplo, alguns cães podem ser mais rosados que outros.

O tipo sem pelos é considerado um “acidente genético”, mas foi perpetuado na China, América Central e na América do Sul. Segundo a AKC, essa variação possui o gene recessivo.

Por possuir pelos apenas na cabeça, patas e cauda, o cão de crista chinês pelado é uma das raças que não tem cheiro. O odor não é perceptível nessa raça, mesmo quando estão sujos.

Expectativa de vida: 13 a 18 anos. Podendo variar para mais ou menos, dependendo do estilo de vida que o cachorro leva.

Galeria de fotos

(Foto: depositphotos)

(Foto: depositphotos)

(Foto: depositphotos)

(Foto: depositphotos)

(Foto: depositphotos)

Sobre o autor

Avatar
Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.