, ,

Clumber spaniel – Saiba tudo sobre esta raça

Clumber spaniel é considerado o mais pesado de todos os spniels, segundo informa o PhD em medicina veterinária e autor do livro “Cães”, Bruce Fogle. Ainda de acordo com o especialista em animais, a raça desenvolveu-se graças ao duque de Newcastle, no século XVIII.

Apesar de ser um cão com temperamento e personalidade encantadoras, o clumber é um cão raro. Na lista de popularidade da American Kennel Club (AKC), a raça aparece no 144º lugar. No Brasil, por exemplo, ainda é muito difícil encontrar canil dessa raça.

Temperamento e personalidade do clumber spaniel

O temperamento do clumber spaniel é calmo, tornando-se um cão ideal para todo e qualquer tipo de família. É um cachorro de boa índole e de excelente caráter, com dosagens certas de maturidade e diversão.

Clumber spaniel deitado

Apesar de ser um cão muito amável, o clumber spaniel é considerado raro no Brasil (Foto: depositphotos)

Além disso, a raça possui uma personalidade serena, determinada e amigável. Segundo a AKC, o clumber é cavalheiresco, amável e digno. Mas, mesmo com todas essas qualidades ele é o mais incomum dentre os spaniels.

Dúvidas recorrentes

1. Quanto custa um clumber spaniel?

Um filhote de clumber spaniel pode custar a partir de R$ 2 mil. Contudo, não é um cão fácil de encontrar nem no Brasil e nem na América Latina. Mas, é sempre importante lembrar que a compra de cães só deve ser feita após conhecer as circunstâncias nas quais se encontram as mães dos filhotes. Infelizmente, alguns canis exploram as fêmeas e deixam os animais viverem em situações desumanas. 

2. Adapta-se em apartamento?

Apesar do porte grande, o cachorro dessa raça pode ser criado em apartamento. Porém, o dono precisa se comprometer em oferecer caminhadas diárias ao animal.

3. É um bom companheiro para crianças?

Os cães dessa raça e as crianças se dão muito bem, pois o clumber spaniel é paciente e amoroso com a criançada.

4. Clumber spaniel late muito?

Um cachorro calmo como esse não tem tendência a latir. 

5. Apresenta problema ao ficar sozinho em casa?

No site da American Kennel Club, 75% dos tutores respondem que o clumber spaniel não apresenta problema ao ser deixado em casa.

6. Tem tendência a soltar muito pelo?

A pelagem da raça deve ser escovada todos os dias, pois o pelo cai durante todo o ano. 

Comportamento do clumber spaniel

Devido aos lábios bem desenvolvidos, o cachorro dessa raça pode babar. Também trata-se de animal tranquilo por natureza, por isso não é indicado para ser um cão de alarme.

Por gostar de caminhadas diárias é possível dizer que o clumber spaniel apresenta ótima resistência. Atividades que envolvem rastreamento, agilidade e obediência são excelentes para essa raça.

Agir com inteligência é natural para esse cão, mas é ao mesmo tempo considerado um animal independente. Treinamentos são bem-vindos, mas precisam ser feitos através de reforços positivos para funcionarem.

Características físicas

Cuidados específicos

Displasia do quadril e do cotovelo são doenças comuns nessa raça. Além delas, o clumber spaniel pode ter ectrópio, um problema ocular causado pela frouxidão das pálpebras. Nesse último caso, é necessário uma cirurgia corretiva, evitando infecções.

“Trabalhando com um criador responsável, aqueles que desejam possuir um clumber podem obter a educação que precisam saber sobre preocupações específicas de saúde dentro da raça. Os bons criadores utilizam testes genéticos de seu estoque de reprodução para reduzir a probabilidade de doença em seus cachorros”, alerta a AKC.

Filhotes

Os filhotes de clumber spaniel precisam tomar todas as doses da vacina polivalente. Só dessa maneira os pequenos cães da raça podem ficar protegidos contra problemas de saúde como a cinomose ou parvovirose.

Problemas de saúde que envolvem carrapatos e pulgas são comuns na primeira fase da vida do cachorrinho, por isso é recomendado entrar com métodos que previnam o surgimento desses parasitas.

Nessa fase, também é importante o adestramento feito com toda a família. Indicar os limites do território é um dos passos para ter um clumber spaniel bem comportado e obediente.

Curiosidades desta raça

Levando em consideração as informações fornecidas pelo veterinário Bruce Fogle, o clumber spaniel é uma raça que pode ter surgido de outras raças. “Seus ancestrais talvez incluam o basset hound, daí o dorso longo, e o são-bernardo, do qual puxou a cabeça maciça”.

Há controversas sobre a origem da raça. Alguns sites informam que o clumber teria sido originado na Inglaterra. Mas segundo a AKC, o cão teria sido criado na França. Contudo, com a Revolução Francesa alguns spaniels foram enviados para o duque de Newcastle.

Apesar de curtas, as patas do cão dessa raça possuem uma boa ossadura. Por esta razão, é um animal com muita resistência.

Expectativa de vida: 10 a 12 anos. Podendo variar para mais ou menos, dependendo do estilo de vida que o cachorro leva.

Origem do clumber spaniel

França

Galeria de fotos

(Foto: depositphotos)

(Foto: depositphotos)

(Foto: depositphotos)

(Foto: depositphotos)

(Foto: depositphotos)

(Foto: depositphotos)

(Foto: depositphotos)

Sobre o autor

Avatar
Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.