O cão precisa de um lugar para ficar afastado das crianças?

Quando o assunto é crescimento, os animais são bem diferentes dos humanos. Apesar de apresentarem quase que as mesmas fases da vida, ou seja, infância, adolescência, adulta e velhice, o tempo de cada uma é diferente nos dois casos. Por exemplo, de maneira geral, os cães são filhotes até os seis meses, a partir de então tornam-se adolescentes. Quando completam um ano alcançam a maturidade e por volta dos sete dá indícios da velhice.

Por isso que um cão filhote ou jovem, ao lado de uma criança, parecem ter os mesmos objetivos: viver se divertindo. É por esta razão também que os animais e a criançada se dão tão bem. Mas, em meio a todo esse companheirismo, é preciso educar tanto os filhotes como os filhos a terem uma relação cheia de amor, brincadeiras e limitações, para ambos os lados.

De acordo com a behaviorista Gwen Bailey, no livro “O Filhote Perfeito”, ter um cercadinho em casa é uma ótima oportunidade de ensinar limites para cães e crianças. “Alguns filhotes podem querer ir descansar no cercadinho quando se cansarem das crianças. Deixe o cercado aberto, se possível, e diga às crianças que elas não devem entrar ali”, explica a autora.

Ter um cercadinho é ensinar aos pets e aos filhos, que ambos precisam respeitar limites

A cão precisa de um espaço para ele ir quando estiver cansado e quiser ficar sozinho (Foto: depositphotos)

Porque delimitar espaços?

Desejar ter um espaço só para si não é apenas uma característica humana, mas também dos animais, até mesmo dos cães que gostam da presença humana. Ficar só por alguns instantes é o ideal para repousar e recuperar as energias já perdidas. Ter este momento é importante para os cachorros e as crianças precisam entender esta necessidade.

Da mesma forma é preciso estabelecer um limite aos filhotes, pois nem sempre eles podem participar da brincadeira da criançada. Assim, ter um cercadinho é ensinar aos pets e aos filhos, que ambos precisam respeitar as limitações de cada um.