São Bernardo

Este é um cão grande e forte, porém muito companheiro e brincalhão com as crianças


A raça São Bernardo é uma das maiores e mais conhecidas raças em todo o mundo. Você já assistiu ao filme Beethoven? Provavelmente sim, não é mesmo? Aquele cão lindo e muito danado é dessa raça. O que acha de conhecer um pouco mais sobre ele?

Origem

O São Bernardo é um cão de origem Suíça, alguns estudiosos afirmam que ele teve origem a partir dos cães Molossian romanos. Mas foi só entre 1660 e 1670 que esta raça passou a desenvolver-se até ser conhecida como o cão que salva vidas.

Os primeiros cães dessa raça chegaram ao Hospice St. Bernard, que era um refúgio para os viajantes que cruzavam a Suíça e a Itália. Ele era muito útil para puxar carroças e também era usado como cão de guarda ou companheiro, mas com o tempo os monges perceberam que este cão possui ainda outra qualidade, eles eram muito resistentes ao frio e a neve e possuíam uma grande habilidade em localizar viajantes perdidos.

Quando um São Bernardo encontrava uma pessoa, lambia o seu rosto e deitava-se ao lado dela para que pudesse aquecê-la. Desta forma, esses cães passaram a ser conhecidos por exercer essa função de salvar vidas, e isso acontece há 3 séculos.

Os primeiros cães dessa raça chegaram na Inglaterra em 1810 e foram encontrados com muitos nomes diferentes. Com o passar dos anos eles passaram a se tornar bem populares e o nome São Bernardo se tornou seu nome oficial em 1880.

Características

O São Bernardo é classificado como um cão de guarda e também de salvamento. É um cachorro forte que possui peito arqueado e ombros largos. Mesmo sendo um cão grande e forte, é um ótimo companheiro, gosta muito de crianças e é muito fiel a sua família.

Os cães dessa raça geralmente são tranquilos e respeitam o seu dono. O tamanho mínimo do macho é de 70 cm, que sempre são medidos a altura da cernelha. Já as fêmeas, possuem altura mínima de 65 cm. Esses cães possuem que pelo curto pesam em média 75 kg (machos), enquanto as fêmeas têm a média de 65 kg. Já se os pelos forem longos o peso do macho varia entre 80 kg e 100 kg, e as fêmeas podem chegar até 85 kg.

Temperamento

Um cão muito amigável e companheiro. Costuma ser calmo e bem descontraído, o São Bernardo é muito paciente com as crianças, pois além de bem humorado está sempre disposto a agradar.

Possui grande facilidade em fazer amizades, mas quando o seu dono não está ele se torna um protetor, defende o seu território e afasta qualquer pessoa que seja estranha à casa.

Cuidados

Para que o São Bernardo tenha uma vida longa e saudável, é preciso ter alguns cuidados básicos com ele, como: fazer exercícios diários com ele para evitar possíveis problemas com a obesidade, para isso basta fazer caminhadas moderadas ou corridas de curta distância. O ideal é que este cão more em uma casa com bastante área livre, como um sítio ou chácara.

Essa raça não gosta de calor e se dá muito bem com o frio, sua pelagem, sendo longa ou curta, precisa ser escovada semanalmente. E é bom alertar que os São Bernardos são cães que babam muito.

Galeria de fotos


Reportar erro