Descubra as espécies de cães mais atletas

Os cães mais indicados para corridas têm personalidade mais alerta, alto nível energético e bom condicionamento físico. Conheça as raças mais atletas

Assim como nós, seres humanos, os cães também precisam movimentar o corpo, seja por meio de brincadeiras, passeios, corridas ou outras atividades físicas. A princípio, a maioria dos cachorros pode cumprir a tarefa de se exercitar ao ar livre com o seu tutor, no entanto, isto também pode depender da raça, grau de obediência, resistência e nível energético do seu pet.

Assim, cabe-se esclarecer quanto a existência de espécies de cães com maior predisposição a se tornarem bons corredores e ótimas companhias para os tutores que adoram os exercícios físicos.

Imagem de cães correndo

Foto: Depositphotos

As raças de cães mais atletas

No geral, os cães mais indicados para corridas são aqueles que têm personalidade mais alerta, alto nível energético e bom condicionamento físico.

Confira a seguir uma lista de raças de cães com maior potencial para a prática esportiva:

Husky siberiano

Os cães de trenó são ótimos companheiros para os tutores que são adeptos dos exercícios físicos. Dentre as características desta espécie estão a sua rapidez, agilidade, resistência e força.

Greyhound

Possui grande agilidade e, por este motivo, é uma raça bastante famosa pela sua participação em corridas, principalmente naquelas mais curtas e objetivas.

Labrador retriever

Apesar da aparência tranquila e paciente, o labrador retriever é um cão com bastante energia e que gosta de movimentos. O tutor também deve mantê-lo ativo para evitar o desenvolvimento da tendência de engordar, típica desta espécie.

O labrador retriever adora água e isto deve ser considerado ao escolher o exercício físico para manter o pet ativo.

Jack russell terrier

Pequenino, porém com um grande nível de energia e necessidade de praticar exercícios físicos: este é o jack russell terrier. Esta espécie se caracteriza por ser uma excelente companhia para longos períodos de exercícios.

Pastor australiano

Cão de trabalho, o pastor australiano é bastante ativo, com muita energia para gastar, dinamismo e gosto por explorar novos territórios. Esta raça precisa de atividades físicas regulares e são amigáveis com outros cachorros ou pessoas, além de obedientes, protetores e muito apegados à família.

Pastor alemão

Esta raça é conhecida devido sua força, disciplina e elevado potencial para a prática de exercícios físicos. É indicado para os tutores que gostam de longas corridas.

Dálmata

O dálmata é indicado para os tutores que desejam ter um companheiro para correr e caminhar, pois possui um elevado nível energético, sendo capaz de manter o ritmo do seu tutor. Há tempos, os dálmatas eram animais que corriam ao lado das carruagens puxadas por cavalos.

Além de atletas que possuem boa musculatura, estes cães também são bastante protetores.

Pointer

O pointer está entre as principais raças de cães caçadores, apresentando características como velocidade e força.