Buldogue francês

Estes fofos têm como características a coragem, a inteligência, a alegria, entre outros atributos

Com vocação de cão de companhia, o buldogue francês é um tipo de cachorro que esbanja coragem, alegria e teimosia, além de atividade, inteligência e afetividade. Essa espécie também é sempre sociável e gentil com crianças e adora de dar uma de cão de guarda.

O tamanho médio de um buldogue francês, cuja expectativa de vida fica entre 9 e 11 anos, varia de 29 a 34 centímetros (fêmea) e de 30 a 35 centímetros (macho). Já o peso desse animal vai de 8 a 14 quilos em ambos os gêneros.  Essa raça adora ambientes rurais, mas também vive muito bem em apartamentos. Todavia, essa espécie é inimiga da solidão.

Origem

Com traços de semelhança com o buldogue inglês, o francês, segundo hipóteses, teria sido introduzido por operários têxteis britânicos no universo canino em meados do século XIX, a partir do cruzamento de diversos cães caçadores de ratos, a exemplo do carlins, além de outros dogues.

Batizado de caçador de ratos, o cão que deu origem a raça foi estimado por diversos mercadores de vinhos, açougueiros e comerciantes que, por volta do ano de 1880, tomaram a iniciativa de dar origem a raça e procriá-la com o mesmo aspecto que a caracteriza nos dias atuais. O buldogue francês passou a ser o cão predileto dos operários parisienses e, com o passar dos tempos, dos artistas e burgueses.

Pelagem

Formada por pelo curto, brilhante e macio, a pelagem do buldogue francês é uniforme e com coloração um pouco avermelhada. A mesma pode ou não possuir marcas, com manchas das mais diferentes proporções e nuances de fulvo.

Saúde

Dispensado da obrigatoriedade de exercícios, o buldogue francês não gosta de climas quentes e úmidos. A maioria dos cães dessa espécie também não sabe nadar e não deve viver fora de uma moradia.

É normal que esses cachorros assobiem, babem e ronquem, eles necessitam de cuidados específicos com a pelagem e suas rugas devem estar sempre limpas.

Características gerais

• Nível energético: moderado
  • Necessidade de exercício: mínima
  • Nível de afeição: moderado