Descubra as espécies de cães mais atletas

Os cães mais indicados para corridas têm personalidade mais alerta, alto nível energético e bom condicionamento físico

Com uma infinidade de raças de cães, existem algumas que se dão melhor com exercícios, são as espécies de cães mais atletas. Nesse sentido, elas acabam precisando de mais atividades físicas.

Por precisarem se movimentar, os cães podem se divertir e trabalhar o corpo de diversas maneiras. Seja por meio de brincadeiras, passeios, corridas ou outras atividades físicas. O importante mesmo é gastar toda a energia que possuem.

E como existem algumas raças mais atletas que outras, o Clube para Cachorros separou uma lista com os 10 cães mais atléticos. Além disso, é possível entender qual a importância das atividades físicas para um cachorro.

Raças de cães mais atletas

1. Greyhound

Por ser muito veloz, essa cão está no topo da lista dos mais atléticos

O greyhound é a raça de cão mais veloz do mundo (Foto: depositphotos)

Conhecida como a raça de cão mais rápida do mundo, o greyhound pode chegar a uma velocidade de 70 quilômetros por hora. Inclusive, essa agilidade é pouco mais da metade percorrida por um guepardo.

Por essas razões, o cachorro é comumente utilizado para servir como animal de corrida. Em casa, trata-se de um animal ativo e que gosta de fazer exercícios físicos. Um verdadeiro atleta do mundo canino.

2. Whippet

A natureza atlética dessa raça requer corridas diárias

O whippet é a segunda raça de cachorro mais rápida do mundo (Foto: depositphotos)

A segunda raça de cachorro mais rápida do mundo é o whippet. Em corridas, pode atingir velocidades de até 56 quilômetros por hora. Por essa razão também é utilizado em corridas, visto por muitos como atleta.

De acordo com o especialista em animais de estimação e autor do livro “Cães”, David Alderton, o Whippet tem uma natureza atlética e exige que o tutor ofereça corridas diárias. Em algum momento, as atividades devem ser sem guia.

Veja também: As duas raças de cachorros mais rápidas

3. Afghan hound

O afghan hound é uma das raças mais atletas do mundo canino

Essa raça gosta muito de correr, principalmente sem guia (Foto: depositphotos)

Com toda a elegância do afghan hound fica difícil acreditar que trata-se de uma raça atlética. É um cão ideal para quem gosta de fazer caminhadas, pois vai ser um companheiro leal durante as atividades físicas.

Além das necessidades físicas, essa raça precisa de cuidados estéticos. O foco do tutor deve se ater à pelagem da raça, que precisa estar sedosa e livre de nós. Diariamente, o pelo do afghan hound deve ser escovado.

4. Borzoi

O borzoi já tem no nome uma característica atlética, borzoi significa ágil, em russo

Essa raça tem muita necessidade de correr (Foto: depositphotos)

Essa raça tem o título de atlético até no significado do próprio nome, que deriva da palavra russa borzyi e significa “ágil”. Trata-se de um cachorro naturalmente ativo, com necessidade de correr.

Devido a essas características, o borzoi não é indicado para viver em áreas urbanas. Para que esse cachorro cresça feliz e saciado de suas necessidades físicas, é imprescindível que ele viva em campos abertos, preferencialmente em áreas rurais.

5. Deerhound

O deerhound tem a necessidade de praticar atividades físicas diariamente

Essa raça precisa de muito espaço para se exercitar (Foto: depositphotos)

O deerhound completa o time dos atléticos gigantes da família hound. A raça precisa de espaço para se exercitar e também para dormir, pois são considerados cães espaçosos.

Além disso, esse cão é carinhoso com a família e adora estar perto das pessoas. Pode ser difícil ter essa raça na mesma casa que se cria gatos, pois o deerhound tem mania de perseguição.

6. Husky siberiano

O husky siberiano possui um nível de energia considerado alto

Além de atleta, esse cão é resistente pois era utilizado para puxar trenós (Foto: depositphotos)

Apesar de fazer parte do grupo de trabalho, o husky siberiano é um cão que tem uma energia muito alta. Ele é o tipo de cachorro que adora correr e vai demandar muitas caminhadas ao tutor.

Como era utilizado para puxar trenós, esse tipo de cão também é bastante resistente. Por esta razão, o exercício diário é imprescindível para esse cachorro. Assim, é possível ter um cão calmo e tranquilo.

7. Dálmata

O dálmata é naturalmente ativa e adora correr

Essa raça precisa de atividades físicas todos os dias (Foto: depositphotos)Mesmo pertencendo ao grupo não esportistas, há um espaço na lista de cães atletas para o dálmata. Essa raça é naturalmente ativa e adora correr, sendo assim precisam de atividades físicas todos os dias.

Além disso, esse cão apresenta um ávido instinto de caça, pois já foi utilizado como retriever. Atualmente, é um excelente cachorro de companhia e um ótimo amigo para longas caminhadas. 

8. Weimaraner

O weimaraner se destaca na lista dos mais atletas devido ao corpo musculoso

Esse cão adora viver correndo, brincando e fazendo caminhadas (Foto: depositphotos)

O corpo musculoso do weimaraner não esconde o tipo atlético que a raça tem. Pertencendo ao grupo dos esportistas, esse cão adora viver correndo, brincando de pegar a bola ou fazendo caminhadas ao lado do tutor.

Aprecia a vida atlética e um espaço aberto é o paraíso para a raça. Por isso, se o weimaraner for criado em ambientes urbanos, a casa precisa ter um quintal bastante espaçoso.

Veja também: As 10 raças de cachorros que adoram correr

9. Pointer inglês

O pointer é uma cão de caça que necessita de caminhadas extensas regulares

O comportamento desse cachorro é ativo (Foto: depositphotos)

Um típico cão de trabalho, o pointer inglês é um excelente cão de caça e companheiro. Sempre trabalhou ao lado do dono, por isso se acostumou rápido com a presença da família. Mas vai necessitar de caminhadas extensas regulares.

O comportamento desse cachorro é ativo, gostando de brincar com discos arremessados. Fica feliz ao dormir por algumas horas, mas prefere que o descanso seja intercalado com caminhadas e exercícios. 

10. Labrador

O labrador fecha a lista dos cães mais atletas do mundo canino

O labrador gosta de correr, brincar e até mesmo nadar (Foto: depositphotos)

A vida urbana do labrador retriever e o cotidiano agitado dos tutores fazem com que essa raça tenha tendência a engordar. Contudo, esse cão é um trabalhador exímio, que precisa de estímulos.

Esse cão é uma das raças mais atletas pois gosta de correr, brincar e até mesmo nadar. É preciso que o dono cuide da dieta e das atividades físicas desse animal, para que o pet cresça feliz e saudável.

Outras raças bastante ativas

  • Braco húngaro;
  • Setter irlandês;
  • Lurcher;
  • Border collie;
  • Pastor belga;
  • Saluki;
  • Cão do Faraó;
  • Elkhound Norueguês.

A importância das atividades físicas

Mesmo que o cachorro não seja um atleta do mundo canino, é importante que o tutor utilize de alguns métodos para mantê-lo saudável. As atividades físicas não precisam ser exageradas, mas caminhadas diárias são imprescindíveis.

Desta forma, o dono consegue gastar a energia do cão e proporcionar ao animal um dia de descobertas. Além de ajudar na saúde do cachorro, evitando doenças que surgem através do sobrepeso, as caminhadas evitam problemas comportamentais como estresse e tristeza profunda.

Sobre o autor

Avatar
Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.