Conheça as raças de cães que latem pouco

Existem algumas espécies de cães que não costumam latir muito e são conhecidos por sua tranquilidade, calma e serenidade. Conheça

Sim, existem raças de cães que latem pouco! É claro que não existe um cão que seja mudo, mas se você procura um cãozinho que faça pouco barulho, isso é possível de encontrar. Um cão pode latir por diversos motivos: para chamar a atenção, como forma de defesa, por estresse, por falta de higiene, em caso de invasores, em decorrência de doenças etc.

É necessário, portanto, que o dono consiga perceber qual o verdadeiro problema e assim tentar resolvê-lo. Entretanto, existem algumas raças de cães que não costumam latir muito e são conhecidos por suas tranquilidade.

Se você procura por um cachorro que faça pouco barulho, leia este artigo para encontrar a raça que mais combina com seu estilo de vida. Aproveite para saber algumas dicas que ajudam a diminuir os latidos.

Raças que menos latem

1. Buldogue francês

O buldogue francês é uma das raças de cães que latem pouco

O buldogue francês é calmo e muito companheiro (Foto: depositphotos)

Calmos e extremamente tranquilos. Os cães da raça buldogue francês adoram estar na companhia do tutor, seja recebendo um carinho na barriga ou sentando ao lado do dono para assistir televisão.

Apesar de ser amigável e dócil, poder ser um ótimo vigia se deixado em casa sozinho. Quem deseja criar um buldogue francês precisa ficar atento às refeições do animal, pois ele tem tendência a engordar.

Veja também: 30 nomes indicados para o seu cão buldogue francês

2. Lhasa apso

O Lhasa apso é uma das raças de cães que latem pouco

Apesar de desconfiado com estranhos, o lhasa apso só late em situações extremas (Foto: depositphotos)

A raça lhasa apso é do tipo que só late quando necessário, sendo cuidadosa com estranhos. Já com a família, esse cachorro é calmo e protetor, não suportando ficar longe das pessoas que gosta por muito tempo.

Esse cachorro é tranquilo e pequeno, por isso é ótimo para apartamentos ou casas com pouco espaço. Além disso, adora brincar e se diverte ainda mais se estiver acompanhado de crianças. Apresenta também um comportamento alegre e espontâneo.

3. Pug

O pug é uma das raças de cães que latem pouco

Além de silenciosos, o pug é muito apegado com o dono (Foto: depositphotos)

Cães da raça pug são silenciosos e afetuosos. Além disso, são considerados amigos fieis e passam o dia seguindo os tutores dentro de casa. Desta forma, sentem muita falta do dono quando o mesmo sai.

Para quem mora sozinho, o pug não é uma boa opção. A raça tende a ficar deprimida quando são deixados em casa sozinhos e por muito tempo. Uma outra característica desse peludinho é que ao dormir, ele pode roncar devido ao focinho achatado.

Veja também: 22 fotos de pug fazendo caretas

4. Basenji

O basenji é uma das raças de cães que latem pouco

Além de quase não latir, o basenji também não suja (Foto: depositphotos)

Cão de porte médio, o basenji é conhecido por ter traços comportamentais incomuns no mundo canino. Inclusive, alguns especialistas comparam essa raça com os felinos. Além de ser conhecido pela “mudez”, a raça costuma se higienizar por longos períodos.

Dentro de casa é um lorde, pois não suja muito e consegue se adaptar bem aos diferentes ambientes. Os cães dessa raça gostam de legumes. Outra característica peculiar do basenji é que as fêmeas entram no cio apenas uma vez por ano.

6. Greyhound

O greyhound é uma das raças de cães que latem pouco

O greyhound é dócil, tranquilo e não costuma latir (Foto: depositphotos)

O cachorro dessa raça tem um temperamento sossegado e por isso não costuma latir muito. Além disso, é dócil, tranquilo e carinhoso com os seres humanos.

Contudo, a personalidade dessa raça pode influenciar negativamente o relacionamento desse cão com outros animais de estimação. Gatos e cães de porte pequeno podem ser perseguidos por um greyhound não adestrado.

Veja também: Greyhound – Saiba tudo sobre esta raça

7. Whippet

O whippet é uma das raças de cães que latem pouco

Ainda que não lata muito, o whippet é desconfiado com estranhos (Foto: depositphotos)

Muitas pessoas acabam confundindo o whippet com o greyhound. Contudo, são duas raças diferentes em aspectos comportamentais e físicos. Apesar de ser silencioso, o whippet costuma latir mais que o greyhound.

Já quando os assuntos são o temperamento e a personalidade dessa raça, é possível dizer que trata-se de um animal gentil, afetuoso e de natureza amigável. A relação com estranhos, no entanto, pode ser reservada.

Como fazer o cão latir menos?

Além das raças de cães, que naturalmente não latem muito, citadas anteriormente, outros cães também podem controlar o instinto de latir em excesso. Para isso, o tutor deve trabalhar com adestramento e tomar algumas medidas que ajudem nesse controle. Algumas dicas são:

  • Sair para passear com o cão: algumas raças são mais enérgicas que outras e por isso precisam de mais atividades físicas. Assim, ao final do passeio, os animais vão estar cansados e com sono;
  • Entender do temperamento do cachorro: antes de levar um animal para casa é importante entender sobre como o cão se comporta. Desta forma, a família pode se estruturar para receber o cão com todas as suas necessidades;
  • Comprar brinquedos para o pet: a falta de tempo de alguns tutores pode deixar o cachorro entediado. Pensando nisso, alguns brinquedos podem ajudar a gastar a energia dos pets. Mordedores, ossos de pano, bolinhas e etc., podem ser ótimas alternativas para entreter o cãozinho;
  • Apostar em treinamentos: trabalhar com adestradores é uma maneira de fazer com que o cão possa latir menos;
  • Dar atenção ao cão: as vezes o latido excessivo de alguns cães é apenas uma forma de chamar a atenção do dono. Por isso, conversar com o peludinho, fazer carinho e brincar com o melhor amigo de quatro patas podem ser saídas viáveis para esse problema. Fazendo com que os cães de algumas raças façam menos barulho.

Veja também:

Melhores raças para apartamento

Sobre o autor

Avatar
Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.