, ,

Personalidade e comportamento do buldogue francês: 20 verdades

Saber sobre personalidade e comportamento do buldogue francês são requisitos para ter um em casa. Pois só depois dessas informações, você pode decidir se a raça combina com o seu estilo de vida.

Por exemplo, de acordo com a America Kennel Club (AKC), esse cão é brincalhão, alerta e adaptável. De uma forma geral, são características positivas para quem busca um cachorro. Além disso, alguns especialistas afirmam que o cão é afetuoso, esperto, sociável, vivaz e paciente. 

Também é considerado um cachorro fácil de lidar. Contudo, não trata-se de um pet atlético, devido a questões físicas que limitam sua aptidão física. Mas essas não são as únicas características da personalidade e comportamento do buldogue francês.

Caso você queria saber mais sobre essa raça, continue lendo esse artigo. Com isso você descobre mais aspectos do temperamento do cão e outras informações importantes, como: tamanho da raça, as possíveis cores do buldogue francês (preto, tigrado e branco), os cuidados que ele precisa e qual seria a melhor opção comprar ou adotar um.

Personalidade e comportamento do buldogue francês: 20 coisas a saber

São parte da personalidade e comportamento do buldogue francês a lealdade e paciência

Apesar da carinha séria, esse pet é amigável e muito brincalhão (Foto: depositphotos)

  • Brincalhão
  • Afetuoso
  • Esperto
  • Sociável
  • Vivaz
  • Alerta
  • Amigável
  • Paciente
  • Relaxado
  • Terno
  • Doce
  • Divertido
  • Travesso
  • Calmo
  • Receptivo
  • Adaptável
  • Carinhoso
  • Companheiro
  • Inteligente
  • Leal

Brincalhão

Caracterizar o buldogue francês como um cachorro brincalhão é unânime para os especialistas. Tanto a AKC, como o especialista em animais de estimação e autor do livro “Cães” da Quarto Editora, David Alderton, a raça adora brincadeiras ao lado do tutor. 

Veja tambémFotos de cachorros: 20 buldogues francês fazendo caretas

Afetuoso

Apesar da carinha de poucos amigos e da expressão séria, essa raça é afetuosa com todos aqueles que ele conhece. Com donos mais velhos, é especialmente dedicado e atencioso com as necessidades dos tutores.

Esperto

Olhos redondos e bem abertos, corpo compacto e orelhas grandes e eretas. Todas essas características físicas favoreceram o comportamento atento desse cão. Por isso, é considerado um cachorro esperto a tudo que ocorre ao seu redor.

Sociável

Apesar da socialização ser um aspecto que precisa ser trabalhado desde o início da vida desse cãozinho, ele é considerado um animal sociável. Contudo, segundo David Alderton, pode não se dar bem com outros cães da mesma raça.

Vivaz

Não são considerados cães atléticos, pois a estrutura corporal não permite muito esforço físico dos buldogues franceses. No entanto, eles são cães de personalidade vivaz e um passeio pelo parque pode ser suficiente para a raça.

Alerta

Mesmo sendo um cão de poucas palavras, pois não late com frequência, é um cachorro bom para proteção. “[…]o estado de alerta deles faz deles excelentes cães de guarda“, explica a publicação da AKC sobre esse pet.

Amigável

Ainda de acordo com o livro de David Alderton, essa raça tem uma natureza amigável. Sendo assim, é um cachorro que possui facilidade em fazer novos amigos humanos. Estabelecendo uma boa relação com as pessoas da família.

Paciente

Uma das boas virtudes da personalidade do buldogue francês é a paciência. Por isso se torna um cachorro ideal para donos mais velhos e também para viver em mesmo ambiente com crianças.

Travesso

Essa característica do comportamento da raça é mais comum de ser percebida na fase filhote. Quando pequenos, os buldogues são bem agitados e por isso acabam cometendo as mais diferentes travessuras.

Relaxado

Com o passar do tempo, o buldogue francês vai se tornando mais relaxado. Assim, deixa para atrás o lado mais travesso e adota uma postura tranquila. Dessa forma, trocam as aventuras por uma “sonequinha”.

Terno

Ternura é mais uma virtude dessa raça que merece destaque. Isso porque o buldogue francês é um cão meigo e gentil.

Veja também: 30 nomes indicados para o seu cão buldogue francês

Doce

Como é um cachorro cheio de ternura, não é surpresa que ele também seja um doce de cãozinho. Transformando-se em uma raça encantadora.

Divertido

Quem quiser ter um amigo canino divertido, pode encontrá-lo no buldogue francês. Mesmo não sendo um cão muito ativo, pode ser considerado um pouco “palhaço” na família.

Calmo

Ainda que brincalhão, vivaz e divertido, esse cão não perde o lado calmo que possui. Por isso, um cochilo ao lado do tutor, enche o coração desse pet de alegria.

Receptivo

Com um buldogue francês em casa, você sempre terá alguém lhe esperando na volta do trabalho ou da escola. E sempre com muita animação e felicidade.

Adaptável

Adaptação é o nome do meio dessa raça. Ao contrário de muitos cães, esse buldogue adora o meio urbano e é ideal para apartamentos. Mas casas espaçosas e sítios também são bons ambientes para esse peludinho.

Carinhoso

De acordo com a American Kennel Club, a raça é carinhosa com os seres humanos da família. Característica essa que vai de encontro com as demais, como doce, terno e afetuoso.

Companheiro

“O buldogue francês foi desenvolvido como cão de companhia“, ressalta o especialista em animais de estimação, David Alderton. Por essa razão, ainda hoje a raça mantém suas origens.

Inteligente

Por ser um cachorro inteligente, o buldogue é fácil de treinar e aceita com certa facilidade o adestramento. Esse, no entanto, deve ser iniciado o quanto antes.

Leal

Por fim, mas não menos importante, a raça é uma companheira leal dos seres humanos. Facilmente faz amizade e se dedica a ela.

Características importantes dessa raça

É importante saber da personalidade e comportamento do buldogue francês antes de adotar um

O buldogue francês pode ser preto, tigrado, fulvo, malhado e branco (Foto: depositphotos)

Além de entender sobre o temperamento do buldogue francês, você também precisa saber sobre outras informações da raça. Por exemplo, você sabe dizer quais são as cores desse animal? E o tamanho que esse pet possui?

Ainda é necessário entender quais os cuidados com a saúde desse animal, assim como as características dele quando filhote.

Buldogue francês: preto, tigrado e branco

Existem outras cores do buldogue francês além de preto, tigrado e branco. Esses animais também podem ser fulvos ou malhados. 

Qual o tamanho dessa raça?

De acordo com a American Kennel Club, o buldogue francês mede de 28 a 33 centímetros. Além disso, pode pesar até 13 quilos. Por isso, é considerado um cão de porte pequeno.

Cuidados com essa raça

Entre os problemas de saúde comuns dessa raça estão: síndrome braquicefálica, problemas de coluna e doença de von Willebrand, um distúrbio de coagulação do sangue. Além disso, o cãozinho possui uma cabeça grande. Dessa forma, o parto pode exigir cesariana. 

Veja também: Saúde do buldogue francês: doenças e cuidados básicos

Buldogue francês filhote

Assim como todos os cães no início da vida, o buldogue francês filhote precisa de empenho do tutor com relação a vacinação. A partir dos 45 dias de vida, o cãozinho já pode receber a primeira dose da vacina polivalente. Também é importante atentar ao período dos vermífugos. Consulte um veterinário e estabeleça um calendário de idas à clínica.

Comprar ou optar pela adoção do buldogue francês

Um filhote de buldogue francês pode custar entre R$ 2 mil até R$ 10 mil. No entanto, esses valores dependem do tipo de vendedor. Contudo, no caso da compra é importante certificar-se que canis ou criadores independentes cuidam corretamente desses animais.

Outra opção é a adoção de cães da raça buldogue francês. Organizações Não-Governamentais da causa animal resgatam animais que sofrem maus tratos e colocam para adoção. Em alguns casos, pode acontecer de surgir cães dessa raça.

Portanto, agora que você já sabe sobre a personalidade e comportamento do buldogue francês. Também conhece as cores, tamanho e como deve-se cuidar de um cão dessa raça. Está na hora de decidir se um cão assim combina ou não com seu estilo de vida.

Sobre o autor

Avatar
Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.