, ,

Border collie: 26 coisas a saber da personalidade e comportamento

Conhecer a personalidade e comportamento do border collie é se encantar ainda mais com o cão dessa raça. Embora muitos especialistas afirmem que esse cão não é recomendado para viver em áreas urbanas, alguns interessados investem nesse tipo de desafio.

De acordo com o autor de “Cães” da Editora Zahar, o PhD em medicina veterinária Bruce Fogle, o border também não é indicado para tutores inexperientes. “Por ter a mente ágil, o instinto de pastor e a necessidade de gastar energia não se adapta bem como um cão (doméstico) de estimação”, explica.

Diante disso, é preciso saber que o border collie é persistente, esperto, enérgico e alerta. Além disso, é um cachorro muito inteligente e obediente. Para criá-lo, é preciso ficar por dentro de todas as características de personalidade e comportamento.

Porém, quem realmente está interessado nessa raça precisa saber de outras informações, como cuidados com filhote, as cores e como faz para comprar. Mas não é só isso. Por exemplo, você sabe dizer quantas vezes o border collie come por dia? E, quanto tempo dura o CIO de uma cadela border collie? Essas e outras dúvidas serão respondidas nesse artigo. Acompanhe!

Border collie: personalidade e comportamento

Cachorro da raça border collie

A primeira grande característica dessa raça é a persistência (Foto: depositphotos)

  • Persistente
  • Esperto
  • Enérgico
  • Alerta
  • Inteligente
  • Receptivo
  • Resistente
  • Espaçoso
  • Focado
  • Determinado
  • Afetivo
  • Ávido
  • Adestrável
  • Trabalhador
  • Ágil
  • Obediente
  • Companheiro
  • Vivaz
  • Perspicaz
  • Mordiscador
  • Devotado
  • Amável
  • Reservado
  • Tenaz
  • Tranquilo

Persistente

A primeira grande característica dessa raça é a persistência. Por isso é considerado um cachorro forte, firme e aplicado.

Esperto

Segundo o especialista em animais de estimação, David Alderton, o border collie é bastante esperto. Com isso, o profissional até criou uma categoria chamada “Cães superespertos”, no livro “Cães” da Quarto Editora, e colocou a raça como a primeira das 10 listadas.

Enérgico

Outra importante característica dessa raça é o alto nível de energia. Sendo assim, o cachorro precisa de exercícios diários, para que essa característica não se transforme em mal comportamento. Um border collie entediado pode se tornar destrutivo.

Alerta

Como foi criado para servir como cão de pastoreio, é considerado também um animal que vive em alerta. Por isso está sempre atento a tudo o que ocorre no território onde habita.

Inteligente

De acordo com o especialista em comportamento canino, Staney Coren, o border collie é o cão mais inteligente do mundo. Essa afirmação é o resultado de pesquisas feitas pelo profissional e estão contidas no livro “A inteligência dos cães”. Na obra, o autor cita as 10 raças mais inteligentes.

Receptivo

Sempre animado, o cachorro dessa raça é um animal receptivo aos tutores. Isso significa dizer que todo reencontro entre você e ele é uma festa.

Resistente

Fisicamente essa raça é resistente, o que significa dizer que trata-se de um animal bem disposto. Adora correr e pastorar por muito tempo.

Espaçoso

Por ser um cachorro enérgico, essa raça precisa de bastante espaço. Nesse sentido, é mais indicado que ele cresça em fazendas. Contudo, se o ambiente for mesmo o urbano, a casa para criar um cão desse precisa ter grandes espaços abertos.

Focado

O jeito focado de ser faz com que esse animal seja um bom competidor. Geralmente, provas de agility e obediências são fáceis de serem conquistadas por um cão dessa raça.

Determinado

Por ser independente, o border collie possui um lado determinado. Porém, isso não chega a ser uma característica preocupante.

Afetivo

Mesmo não demonstrando muito, a raça é afetiva. E de uma forma geral, se afeiçoa a uma só pessoa em casa.

Ávido

Infelizmente, é um cachorro bastante inquieto. Nesse sentido, não é paciente e por isso também não é considerado um bom cão para casas com crianças pequenas.

Adestrável

Quer um cachorro que aprende fácil? Então essa é a raça certa para você! Por ser um cão inteligente, o nível de dificuldade no adestramento de um border collie é fácil.

Trabalhador

Além de ser um exímio cão para aprender truques, o border também é um excelente trabalhador. Essa característica é tão natural na raça, que quando ele não tem rebanhos para pastorear ele pode fazer isso com outros animais de estimação menores ou com crianças.

Ágil

Ainda graças a sua criação, essa raça é ágil. Inclusive, de acordo com a American Kennel Club (AKC), o border collie é um cachorro ainda mais feliz quando tem um trabalho que exige agilidade.

Obediente

Somando as características adestrável e inteligente, temos um cachorro obediente. Mas de uma forma geral, os especialistas recomendam que o animal seja adestrado desde filhote. Fase essa onde o cãozinho aprende com mais facilidade.

Companheiro

Desde a sua criação o border collie trabalha ao lado das pessoas. Por essa razão, se transformou em um companheiro leal para os donos.

Vivaz

Cheia de vida, essa raça já possui uma expressão de quem adora viver. Com um jeito alegre, o border faz jus a expressão agitada que possui.

Perspicaz

Talentoso nato, a perspicácia do cachorro dessa raça é uma característica que não poderia faltar nessa lista sobre personalidade e comportamento do border collie.

Mordiscador

Como possui um instinto de pastoreio forte, é comum que esse pet mordisque os calcanhares das pessoas. Para eliminar esse comportamento, não permita que esse animal cresça sem adestramento e momentos de diversão.

Devotado

A obediência presente nessa raça é um reflexo da devoção que ele possui com o tutor. Porém, costuma ser devotado a apenas uma pessoa em casa.

Amável

Com as pessoas da família, esse cachorro é amável. Contudo, vale ressaltar que ele é melhor para viver em casas com crianças maiores.

Reservado

Enquanto o border collie é amável com as pessoas da família, é um cachorro reservado com estranhos. É preciso um tempo para conquistar de vez o coração desse peludinho.

Tenaz

Por ser um cachorro tenaz, exige que o tutor também demonstre uma criação firme. Por isso não é recomendado para quem vai ter o primeiro cachorro da vida. Um border precisa de um tutor experiente.

Tranquilo

De acordo com a Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC), é um cão tranquilo. Isso porque, o border collie “jamais é nervoso ou agressivo”.

Outras informações e características importantes

De uma forma geral, o border collie tem uma expectativa de vida entre 12 e 15 anos, segundo informações da AKC. O tutor que deseja ter esse animal perto por esse período ou mais tempo, precisa ter cuidados especiais com a raça.

Nesse sentido, é necessário entender sobre os possíveis problemas que o cão está predisposto a desenvolver a longo da vida. E, além disso, entender sobre outras questões que envolvem o universo do border.

Mãe e filhote da raça border collie

Por ser um cachorro enérgico, essa raça precisa de bastante espaço (Foto: depositphotos)

Quantas vezes o border collie come por dia?

A quantidade de ração ou comida natural oferecida ao border collie vai depender do estágio de vida que ele se encontra. No geral, filhotes comem de 3 a 4 vezes por dia. Já os adultos de 1 a 2 vezes. 

Portanto, converse com o veterinário do cachorro ou consulte um especialista em alimentação canina. Além de cuidar da alimentação do cachorro, você vai estar evitando doenças relacionadas às dietas, como obesidade, diabetes etc.

Border collie filhote

Assim como todos os filhotes, o border collie precisa de cuidados específicos como relação à saúde. Por exemplo, esse animal precisa passar por um período de vacinação, evitando doenças como cinomose, parvovirose, hepatite e outras.

Além disso, você precisa estar atento ao uso de vermífugos, eliminando os vermes do cãozinho. Assim como o uso de medicamentos capazes de combater a ação de carrapatos e pulgas. Deixando o cachorrinho saudável e limpinho.

Já quando o cão cresce, o tutor precisa somar outros cuidados, principalmente com os problemas comuns dessa raça, como: Anomalia do olho do collie (CEA), displasia dos quadris e até mesmo epilepsia.

Comprar ou adotar?

A faixa de preço de um border collie é de R$ 1 mil a R$ 4 mil. O valor em si vai depender do tipo de vendedor, se trata-se de um canil especializado (mais caro) ou um criador independente (mais barato).

Mas de uma forma ou de outra, você precisa estar atento para avaliar se os animais envolvidos na cria passam por situações de maus tratos. Infelizmente, existe muita exploração no comércio de cães. Nesse sentido, para evitar situações como essa, prefira a adoção.

Quanto tempo dura o CIO de uma cadela border collie?

Geralmente, as cadelas da raça border collie entra no cio de seis em seis meses. Mas o período em si dura três semanas. No entanto, existem casos que podem variar para menos ou para mais. Por exemplo, algumas cadelas podem passar apenas duas semanas ou até mesmo quatro.

Independentemente do tempo, o mais indicado é fazer a castração antes mesmo do primeiro cio. Dessa forma, você evita completamente cânceres de ovário e útero. E pode até, evitar entre 80% e 90%o câncer de mama.

Cores dessa raça

De acordo com a CBKC, todas as variedades de cor são permitidas. Porém, o branco nunca deve ser predominante. Dessa forma, é possível encontrar border collie preto, marrom, merle e até mesmo tricolor.

Border collie: ter ou não ter um cachorro desse?

Agora você já sabe tudo sobre a personalidade e comportamento do border collie. Também já está por dentro do temperamento que esse animal possui, sendo ele persistente, esperto, enérgico e alerta.

Portanto, você já pode saber se ele combina com seu estilo de vida. De uma forma geral, é um cachorro ideal para quem não viaja muito, para quem tem crianças maiores em casa e para quem dispõe de um bom espaço aberto no lar. E então, que tal mergulhar na experiência de ter um cachorro assim?

Sobre o autor

Avatar
Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.