Bobtail

Ele parece uma ovelhinha e é um cão bem robusto, podendo chegar a mais de 60 cm de altura


O cão da raça Bobtail, também conhecida como Old English Sheepdog, ou seja, “antigo cão pastor inglês”, tem registros de existência a partir do século XVIII, mas sabe-se que já existia antes disso.

O cão, cuja função era o pastoreio, é resultado de uma combinação entre cães. Reconhecido no ano de 1880, o cão era muito usado para vigiar rebanhos, mas atualmente isso é raro. Originário da Inglaterra, este era usado para o pastoreio de ovelhas, e seu desenvolvimento foi uma resposta à necessidade de um cão forte que fosse capaz de defender os rebanhos dos lobos.

A popularidade deste animal como um pet cresceu de forma gradativa até o final dos anos 1970. A partir de então, passou a ser popular e exótico, tendo sua presença na mídia. Atualmente não é visto como um cão de trabalho, mas como um cão de exposições ou como um animal de estimação.

Personalidade

O temperamento do cão da raça Bobtail faz dele um excelente companheiro para a família. Muito inteligente, equilibrado e dócil, ele pode ser adestrado, desde que com muita dedicação e firmeza, pois é um cão muito teimoso. Se tiver a presença constante de seu dono, ele pode viver bem, inclusive em apartamentos, tornando-se um cão afetuoso e fiel. É um excelente companheiro para as crianças, pois é dócil, animado e adora brincadeiras.

Com um jeito “carente”, ele exige bastante atenção e o seu nível de energia é moderado, exigindo pequenas atividades físicas. Ele é muito amigável com outros cães e outros animais, e não é um bom cão de guarda, pois fará amizade facilmente com qualquer um.

Características físicas

Os cães machos Bobtail podem chegar aos 61 cm de altura, e as fêmeas aos 56, mas ambos podem ter por volta de 35 kg. Robusto, o cão tem o aspecto de um ursinho e anda de maneira oscilante. Seu pelo é semelhante a uma pelagem de ovelha, sendo fofo e apto a viver em locais mais frios. Isso, no entanto, faz com que sua tolerância ao calor seja muito baixa. A coloração dos pelos pode variar em tons acinzentados no corpo e brancos na cabeça e pescoço. Os olhos são bem escuros, as orelhas caídas para o lado, e o focinho bem definido.

É preciso que este cão pratique exercícios físicos diários, assim como os cuidados com a pelagem. Sua expectativa de vida fica entre os 10 e 12 anos.

Galeria de fotos


Reportar erro