O que é infecção no leito da unha do animal e quais os tratamentos

Devido ao instinto explorador e de caça, constantemente os cachorros estão mexendo em areias e gramas e, consequentemente, ficam expostos a bactérias e fungos. Caso o animal tenha uma unha quebrada ou aberta, esses germes podem acabar entrando nela, causando uma infecção.

Caso isso ocorra, a unha irá ficar inchada, vermelha, com crostas e pus e pode até apresentar um cheiro forte. Nos casos mais graves a unha do animal fica danificada, tornando-se frágil, quebradiça ou até mesmo ficando solta na musculatura. Quando o cachorro apresenta infecção no leito da unha ele pode mancar e lamber ou coçar a região afetada.

Para evitar que o problema piore, o livro Primeiros Socorros para Cães e Gatos, da autora Amy D. Shojai, orienta os tutores sobre o que fazer quando a infecção surge.

Quando o cachorro apresenta infecção no leito da unha ele pode mancar

Sulfato de magnésio ajudará na limpeza da infecção (Foto: depositphotos)

Como perceber a infecção no leito da unha

Fique atento para sintomas repentinos

Fique atento para caso os sintomas tenham aparecido de forma repentina (em um período de dois a três dias) e se as patas e dedos estão doloridos. Se isso acontecer, provavelmente ha uma infecção causada por bactéria e o veterinário deve ser consultado o quanto antes.

Veja também: Recomendações básicas para manter as unhas do seu dog saudáveis

Insira as patas numa solução com sulfato de magnésio

Independente do que ocasionou a inflamação, a imersão da pata em sulfato de magnésio ajudará na limpeza da infecção e ainda trará alívio para o animal.

Coloque um pacotinho em oito litros de água quase morna e misture. Depois, coloque a pata com a unha inflamada durante dez minutos de cada vez. Depois, enxugue-a muito bem.

Limpe com uma escova macia

Use uma escova de cerdas macias com qualquer sabonete bactericida, para limpar as crostas e os resíduos do leito da unha. Para remover o sabão, use água morna.