, ,

Veja como perceber e tratar unhas encravadas no seu cão

Assim como as unhas dos humanos, as dos cães também crescem. Por esta razão, elas precisam ser cortadas com cuidado para evitar determinados problemas nestas regiões. Alguns animais não precisam ter suas unhas aparadas, pois podem desgastá-las em passeios. Outros, porém, não costumam ficar muito tempo ao ar livre e por passarem a maior parte do dia dentro de casa não conseguem gastar o excesso.

Por crescerem demais, as unhas podem encurvar e consequentemente atingir a pele do animal, causando uma espécie de unha encravada. Este tipo de situação é mais comum na unha da lateral da pata do cachorro, pois esta não tem contato com o chão e por isso fica mais difícil de desgastá-la. Além disso, cães que possuem o pelo longo também podem sofrer com unhas encravadas com mais intensidade, uma vez que a pelagem pode dificultar a visualização das unhas destes animais.

Quando o cachorro está com a unha inflamada, ele pode ter dificuldade em se mover, apresentando um andar manco. Além disso, ele pode lamber a pata machucada excessivamente. Estes sinais podem ser interpretados como unha encravada, mas para se ter certeza é necessário se aproximar do animal.

veja-como-tratar-unhas-encravadas-no-seu-cao

Foto: depositphotos

Unhas encravadas: o que fazer para ajudar o animal?

Este tipo de problema é muito incômodo para o animal, pois causa constantemente dor para o pet. Por esta razão, é possível que o tutor não consiga mexer no local inflamado sem antes conter o animal e amordaçá-lo. Sendo assim, para o bem do peludinho, uma outra pessoa deve ajudar a segurar o animal e o uso de uma focinheira é indicado. Depois destes dois pontos finalizados, é hora de tratar o problema efetivamente.

Cortar a unha encravada

O primeiro passo é retirar a unha que está encravando, cortando-a com um cortador de unha específico para animais. É necessário apenas ter cuidado para não atingir o sabugo da unha, uma vez que nesta área se concentram vários vasos sanguíneos que se cortados lançarão grandes quantidades de sangue e causará dor no pet. O sabugo fica localizado na parte rósea da unha.

Lavar a pata do animal

Depois que cortar a unha do animal, é possível que ela sangre devido a infecção instalada. A dica é deixar sangrar um pouco, para que isso ajude a limpar o ferimento. Em seguida, é ideal limpar com água morna e sabão antisséptico, evitando que uma nova infecção surja no animal. Em caso de dúvidas ou falta de confiança para realizar tais passos, o tutor deve procurar um veterinário que possa cuidar da unha encravada do cachorro com mais eficácia.