Impetigo em cães: Sintomas, causas e tratamento

O impetigo é uma infecção bacteriana também conhecida como piodermite de cachorros. O problema cutâneo costuma atacar cachorros com três meses de idade até um ano. Apesar de não ser uma enfermidade perigosa, ela gera bastante desconforto.

Os filhotes que possuem impetigo ficam com pequenas bolhinhas na pele que parecem com espinhas; são vermelhas, estouram e ficam com a crosta amarelada.

Os locais onde as pequenas inflamações costumam aparecer são na barriga ou na parte da coxa onde não tem pelos. Lugares com pouca higiene podem facilitar o surgimento de impetigo nos filhotes. Mas a maior parte dos casos pode ser facilmente tratada em casa. O livro Primeiros Socorros para Cães e Gatos, da autora Amy D. Shojai, mostra como.

Tratando o impetigo em cães

Dê banho no seu filhote

Um banho com água e sabão é o jeito mais eficaz de se combater o impetigo em cães

Use clorexidina 2% e evite a aplicação de xampu de uso humano (Foto: depositphotos)

Um banho com água e sabão é o jeito mais eficaz de se combater um impetigo leve. Use clorexidina 2% e evite a aplicação de xampu de uso humano, pois isso pode fazer com que as inflamações fiquem ainda mais irritadas. Repita o processo do banho três vezes por semana. Caso o problema piore ou não passe, você deve procurar um veterinário.

Na hora do banho, morne água e deixe mais ou menos na temperatura do animal (sinta com o pulso se ela está confortável) e encha uma bacia com esse líquido. Coloque o filhote dentro do recipiente e vá molhando o corpo dele com uma vasilha.

Veja também: Morder, lamber e coçar – Como lidar com essa compulsão no cachorro?

Com movimentos suaves, vá esfregando o sabão no corpo do filhote, especialmente nas áreas onde tem impetigo. Depois de ensaboá-lo, enxague-o colocando-o de volta na água morna. Use uma vasilha para jogar água limpa sobre seu corpo e retire todo o sabão. Depois, enrole-o em uma toalha.

Limpe a cama do seu filhote

A limpeza da caminha e cobertas do cão deve ser feita com água morna

Assim como o banho, a higienização da caminha é importante para eliminar o impetigo (Foto: depositphotos)

Além de limpar o corpo do animal, também é importante higienizar o local onde o filhote dorme. Lave as cobertas dele com água quente.

Mas, caso o impetigo não saia depois desse tratamento, leve o seu filhote para um veterinário para que ele possa indicar algum antibiótico para tratar as bactérias.

Veja também: Como tratar urticária em cachorros? Confira receitas caseiras

Sobre o autor

Avatar
Formada em Jornalismo pela Unicap, pós-graduada em Comunicação Empresarial e Mídias Digitais pela Devry, fez intercâmbio na ETC School, em Bournemouth (UK) e tem experiência nas áreas de assessoria de comunicação, produção de vídeo e foto e redação.