Como posso encontrar um bom veterinário para o meu cachorro?

Ter um veterinário de confiança para acompanhar o seu cãozinho é muito importante. Ao longo da vida do seu melhor amigo canino, o profissional cuidará de sua saúde, com exames, vacinas, recomendação de alimentos ideais e cuidados emergenciais.

Muitos tutores têm dúvida sobre como escolher um bom veterinário para cuidar do seu pet. O que devo observar no profissional? Como posso saber se ele é realmente bom? Confira algumas dicas neste artigo.

Dicas para escolher um bom veterinário

A escolha de um veterinário e uma boa clínica é uma decisão importante que poderá afetar profundamente a qualidade de vida do seu animal de estimação. Confira a seguir algumas dicas para encontrar um bom veterinário:

É importante considerar a distância entre sua casa e a clínica (Foto: depositphotos)

Busque recomendações

Buscar indicações de amigos, vizinhos e familiares é uma excelente maneira de encontrar um bom profissional para cuidar do seu pet. Uma recomendação pessoal é sempre uma ótima forma de encontrar um bom atendimento, pois você pedirá a opinião de pessoas que têm a mesma referência e abordagem de cuidados com cãozinho como você. Converse com pessoas de sua confiança e pergunte sobre a clínica que elas utilizam.

Comprove a qualidade do atendimento e do ambiente

Ligue para a clínica e marque uma visita para conhecer o veterinário e sua equipe. Visite as instalações, observe a limpeza e o atendimento dos funcionários que ali trabalham. Durante a visita, também observe se os animais saudáveis estão separados de animais doentes com viroses, por exemplo. Também procure saber quais são os serviços de emergência disponíveis na clínica.

Proximidade

Se você depende de transporte público ou de carona, é importante considerar a distância entre sua casa e a clínica.

Personalidade do veterinário

Na primeira conversa com o veterinário, observe atentamente o contato do profissional com o seu cãozinho. Leve em consideração o seu trato, o seu amor pelos bichos e como ele lida com a consulta.

Legalização da clínica

Verifique se a clínica está registrada e com as condições legalizadas perante os órgãos sanitários da sua cidade. Veja também se o veterinário pertence a alguma organização profissional, é afiliado com sociedades de proteção ao animal locais e clínica de emergência.

Leve o seu cão regularmente aos dentistas veterinários

Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), outorgado pelo Instituto Cervantes. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.