Como limpar as orelhas do cão corretamente

Ter um cachorrinho em casa é realmente muito bom, não é mesmo? Mas com isso vêm algumas responsabilidades, pois um bichinho é como ter uma criança em casa: é preciso dar atenção, comida e água na hora certa e muito carinho. Mas, além disso, existem outras coisas essenciais que muita gente não pensa antes de adotar um pet: a higiene.

A limpeza das orelhas

Além do banho habitual, é preciso complementar, preferencialmente toda semana, com a limpeza dos ouvidos. Os cachorros que tem orelhas grandes, caídas, ou ainda com pavilhão auricular estreito merecem ainda mais atenção nesta tarefa.

Trata-se de órgãos muito sensíveis, por isso é essencial saber limpar da forma correta e, ao contrário do que muitos pensam, é muito simples e bem rápido, e pode evitar inflamações e infecções no ouvido do seu amigão. Vamos ao passo a passo?

Como limpar as orelhas do cão corretamente

Como proceder?

Em primeiro lugar, você precisa ter em mãos o material necessário, que é algodão, cotonete e ceruminolítico, que é uma solução específica para essa limpeza que pode ser encontrado em petshops. Essa substância é importante, pois ajuda a diluir o cerúmen do ouvido, facilitando e muito a limpeza.

Para não estressar seu amigo, já tenha o material em mãos quando for fazer a limpeza, ok?

Em seguida, pegue o seu cachorro e veja se a orelha está muito suja. Nesse momento, faça uma avaliação: pode ser normal encontrar sujeira e cera, mas se estiver com um odor mais forte, ou estiver em grandes quantidades, leve o seu pet ao veterinário, certo? Isso pode ser o passo mais importante para detectar uma doença antes de ser tarde demais.

Se estiver tudo ok, podemos prosseguir com o passo a passo.

Coloque o produto em pequenas quantidades na orelha e, em seguida, com o cotonete, limpe delicadamente. Vire a orelha do cachorro de forma a conseguir enxergar, e então passe algodão com o líquido no pavilhão auditivo, mas sem forçar muito, pois isso pode machucar o seu pet.

Em seguida, faça uma massagem de leve com o polegar abaixo do ouvido, deixando o líquido fazer efeito. Solte a orelha e deixe que ele se chacoalhe, pois isso vai espalhar o produto, além de deixa-lo mais confortável.

Nunca force o cotonete na parte interna, limpe somente a parte que se pode ver e repita o procedimento a cada 15 dias.

A parte externa da orelha deve ser limpa com o algodão molhado na mesma solução. Essa é a parte mais simples: segure a orelha dobrada e vá passando o algodão de forma delicada. Esse é outro ponto em que precisamos prestar atenção: ao limpar, repare na coloração da orelha, que deve estar rosadinha, e na espessura, que deve ser fina. Se estiver mais espessa com crostas, ou avermelhada, procure um veterinário.