Raças de cães para idosos 

É comum ouvir que cães ideais para os idosos são aqueles de menor porte, mas isso é muito relativo

Existem algumas características que fazem dos cães ideais para determinadas fases da vida dos seres humanos. Por exemplo, raças de cães para idosos precisam ser, geralmente, mais calmas e de colo. Ao contrário de animais para adolescentes, que devem ser mais agitados, enérgicos e de qualquer porte.

Quando crianças, um pet mais calmo e menos ativo é o mais indicado para evitar acidentes com os bebês. Já no caso dos adultos, as raças que conseguem aprender mais rapidamente a rotina e se adaptar são as mais preferíveis.

Contudo, tudo isso não anula o fato de que os animais têm a capacidade de amar os seus donos e serem fieis a eles, independentemente de tamanho, idade ou raça.

10 raças de cães para idosos

É comum ouvirmos que os cães ideais para os idosos são aqueles de menor porte, mas isso é muito relativo. Quando se adota, o animal é quem escolhe o tutor e não o contrário. Mas, com relação as raças, algumas são mais preferíveis.

Na terceira fase da vida, os humanos precisam se ocupar. Cuidar de um cão é uma excelente saída e as raças menores são melhores por serem fáceis de transportar, dar banhos, gastam menos com ração e até com remédios.

1. Yorkshire terrier

Cachorro da raça Yorkshire Terrier

Um passeio pelo parque é suficiente para esse cão (Foto: depositphotos)

Com uma personalidade forte, o yorkshire terrier é um cão ideal para ambientes urbanos. Trata-se de um animal inteligente, destemido e valente. Apesar disso, a raça é companheira, alegre e não necessita de exercícios diários. Um passeio pelo parque é suficiente para esse cão.

2. Pug

Cachorro da raça pug

Pugs são silenciosos e calmos (Foto: depositphotos)

Pugs são fáceis de criar, pois não fazem barulho e têm uma pelagem simples. Esses cães são afetuosos, tranquilos, atenciosos e muito amigáveis. Quem tem um pug, com certeza tem um animal que adora colo e aprecia caminhar devagar com o tutor. 

3. Chihuahua

Cachorro da raça chihuahua

O colo do dono é o lugar preferido desse peludo (Foto: depositphotos)

Da turma fácil de cuidar, o chihuahua é também considerado o menor cão que existe. Apesar de ser um barulhento nato, trata-se de um cãozinho muito alegre e divertido. O colo do dono é o lugar preferido desse peludo, mas pode ser dominante e ciumento.

4. Pequinês

Cachorro da raça pequinês

O pequinês é esperto e muito companheiro (Foto: depositphotos)

Os donos mais velhos vão saber dar valor a lealdade de um pequinês, que por sua vez não se dá bem em casas com crianças pequenas. A raça tende a ser um cão muito alegre, determinado e confiante. Se não for bem adestrado, vira um cão teimoso.

5. Poodle

Cachorro da raça poodle

A melhor alternativa para o idoso é o menor, o poodle anão (Foto: depositphotos)

Receptivo, adaptável e muito leal. Essas são algumas das características que fazem do poodle uma opção de companheiro inseparável do tutor. Além disso, há uma variedade tamanhos, mas para idosos a melhor alternativa é o menor, o poodle anão.

6. Schnauzer

Cachorro da raça schnauzer

Essa raça tem um comportamento amigável (Foto: depositphotos)

Adaptável aos mais diferentes tipos de tutores: sendo uma raça ideal para crianças, jovens e idosos. Por ter um comportamento amigável, o schnauzer é brincalhão, convive bem com as pessoas e com outros cães e não necessita de muitos exercícios.

7. Bichon frisé

Cachorro da raça bichon frisé

O bichon frisé é um cão adaptável a todos os tipos de tutores (Foto: depositphotos)

Além de ser considerado um cão hipoalergênico, aquele que não solta muito pelo, o bichon frisé também é um cão super adaptável. Brincalhão, inteligente e alegre. Os possíveis donos podem desfrutar de um cachorro ativo, confiante e que gosta de estar sempre próximo do tutor. 

8. Maltês

Cachorro da raça maltês

Esse peludo é alegre e adora a companhia do tutor (Foto: depositphotos)

Tido como um cão de companhia há séculos, o maltês é um cachorro com aparência atraente e personalidade encantadora. A raça é muito carinhosa e delicada. Assim como o bichon, esse peludo também adora a companhia do tutor.

9. Boston terrier

Cachorro da raça boston terrier

Esse cão não requer muitos exercícios, bastando apenas uma caminhada diária (Foto: depositphotos)

Carinhoso e relaxado, mas sempre em alerta. Boston terrier é o típico cão que protege a família e o território. Ao mesmo tempo, é um cão inteligente, tranquilo e que aprecia brincar. Sendo ainda um cão afetuoso, alegre e sossegado com relação aos passeios.

10. Shih tzu

Cachorro da raça shih tzu

O shih tzu é um cão confiante e extrovertido (Foto: depositphotos)

Um cão para a família. Esse é o shih tzu, que além de ser uma excelente companhia para os tutores, é também amigável e afetuoso. Com estranhos pode ser reservado, mas no geral é brincalhão, feliz e paciente. Já com relação ao temperamento, pode-se dizer que é um cão confiante e extrovertido.

Bônus: vira-lata

Além dessas 10 raças de cães ideais para idosos, é possível ainda destacar que o vira-lata é uma excelente opção para as pessoas da terceira idade. O animal sem raça definida (SRD) é totalmente adaptável à rotina do dono e vai saber respeitar as limitações do tutor. 

Importância de ter um cão

Ter um cachorro é ter que cuidar de uma vida, trata-se de um ser totalmente dependente do tutor. Essa relação para os idosos é bastante saudável, pois algumas pessoas da terceira idade acreditam que não são mais “úteis”.

Além disso, o cão é uma ótima companhia. Essencial para as pessoas que insistem em viver sozinhas. Além do cachorro se fazer presente, eles podem servir como um “alarme” se algo de errado ou ruim acontecer com seus tutores.

É importante ressaltar que as pessoas não devem dar cães a outras sem o consentimento dessas. Animais são seres com sentimentos e necessidades, por isso não são presentes. É preciso ter o aval de quem vai receber essa vida, para saber se o idoso quer realmente ter um cão e as responsabilidades que o animal traz.

5 raças de cães apropriadas para idosos

7 raças de cães apropriadas para crianças

Sobre o autor

Avatar
Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.