, , , ,

Jack Russell Terrier – Saiba tudo sobre esta raça

De acordo com a Federation Cynologique Internationale (FCI), órgão responsável por definir os padrões das raças no mundo, o cão jack russell terrier foi originado na Inglaterra no ano de 1800. Nesta época, o reverendo John Russell estava em busca de um cachorro que suprisse a sua necessidade de caçar raposas. A partir de um fox terrier, surge o jack russell.

Este animal esta classificado pela FCI como um terrier do grupo 3 e seção 2, onde ficam os cães de pequeno porte. Além disso, o órgão define os cães desta raça como fortes, ativos e leves. O grande caráter e a inteligência são outras características destacadas pela federação.

Sendo assim, quem busca por um cachorro companheiro acaba se encontrando no jack russell terrier. Isto porque, trata-se de um animal muito afetuoso. Mas, mesmo com todas estas boas características, o cãozinho desta raça pode demonstrar-se um indisciplinado, por isso é necessário agir com treinamento logo nos primeiros meses de vida.

O grande caráter e a inteligência são outras características destacadas do Jack Russell

O cachorro dessa raça pode ser indisciplinado, sendo necessário treinamento (Foto: depositphotos)

Temperamento e personalidade do jack russell terrier

“Personalidade muito maior do que seu tamanho” é a frase utilizada pelo autor especializado em animais de estimação, David Alderton, no livro “Cães”, para definir a personalidade deste animal. Além disso, o autor aborda como o cão desta raça consegue ser inteligente, animado e alerta.

Já o PhD em veterinária e autor de outro livro também chamado “Cães”, Bruce Fogle, afirma que o jack russell precisa de treinamentos. “É um cão travesso e extrovertido, em geral exuberante e afetuoso, mas precisa de boa disciplina para refrear as tendências agressivas“, explica em sua obra.

O jack russell é um clássico animal da categoria terrier, pois é cheio de energia, muito corajoso e ainda é um pet determinado. Adora brincar, cavar e correr, características essas que adquiriram desde o surgimento. Também gosta de perseguir objetos e outros animais, por isso não é um cão que se adapte facilmente a convivência com gatos.

Dúvidas recorrentes

1. Quanto custa um jack russell terrier?

O preço de um jack russell terrier filhote varia dependo da localidade onde ele é encontrado. Os valores vão de R$ 1 mil a R$ 3 mil. Mas, é sempre importante lembrar que a compra de cães só deve ser feita após se conhecer as circunstâncias nas quais se encontram as mães dos filhotes. Infelizmente, alguns canis exploram as fêmeas e deixam os animais viverem em situação desumanas. 

2. Adapta-se em apartamento?

Como o cãozinho dessa raça é cheio de energia ele será mais feliz em casas com espaços maiores, onde ele vai poder correr e brincar com mais liberdade. Vale ressaltar ainda que o jack russell necessita de caminhadas longas, por isso mesmo que viva em casas com grandes espaços ao ar livre, o passeio é indispensável.

3. É um bom companheiro para crianças?

De acordo com Alderton, apesar desse pet ser companheiro, bom guardião e alegre, ele não é recomendado para conviver com crianças pequenas. Contudo, para crianças maiores, com mesmo nível de energia que esse cãozinho, ele será um excelente amigo para todas as horas.

4. Jack russell terrier late muito?

Ainda segundo Alderton, o jack russell terrier pode ser um cachorro muito barulhento. Para evitar situações como essa, é necessário iniciar treinamentos com o auxílio de um adestrador. Desta forma, é possível desfrutar das boas características desse animal e saber dominar as que prejudicam uma boa convivência.

5. Apresenta problema ao ficar sozinho em casa?

Esta raça é muito companheira com o dono e espera essa atenção de volta. Sendo assim, não é muito recomendando deixar o jack russell sozinho por muito tempo. Ao invés disso, o dono precisa arrumar tempo para brincar de jogar boa, passear, fazer carinhos no animal etc.

6. Tem tendência a soltar muito pelo?

A pelagem do jack russell terrier é simples e por isso não costuma soltar muito pelo. Escovações semanais são o suficiente para controlar a queda de pelos na casa.

Comportamento do jack russell terrier

É um excelente cavador, por isso que sem treino pode acabar destruindo jardins. Sendo assim, é preciso ensinar a este cãozinho, desde o início da vida, a controlar seus impulsos.

E, por ter sido criado para caçar outros animais, a relação entre este terrier e gatos não é muito saudável. Neste último caso, adestramento também é indicado. Apesar disso, jack russell terrier é brincalhão e vai ser um ótimo companheiro para corridas.

Características físicas

Cuidados específicos

Problemas nos olhos, como catarata e cegueira, são frequentes em animais desta raça. Além disso, luxação na patela também é uma doença que afeta muito esses cães. “A luxação patelar é uma condição em que a patela ou rótula, se desloca da sua posição normal, abandonando a fossa troclear do fémur”, explica o Centro Hospitalar Veterinário.

Por isso, antes de ter um jack russell terrier, é importante conhecer os pais do filhote. Isto porque, muitas das doenças comuns que afetam esses animais são hereditárias. Em outras palavras, podem passar de pais para filhos.

Filhotes

É na fase de filhote que os cães desta raça começam a demonstrar o temperamento e personalidade. Por esta razão, é preciso que os donos fiquem atentos para controlar os barulhos, a teimosia e as possíveis tendências agressivas. Com treinos firmes, é possível fazer desse cãozinho um leal e bom companheiro.

Curiosidades desta raça

Quando o jack russell terrier foi criado, outro cão semelhante a ele também foi originado. Chamado de parson russell terrier, este cãozinho diferencia-se do jack russell por ter um porte maior. Mas, tanto a pelagem como o temperamento de ambos são semelhantes.

Uma outra curiosidade sobre esta raça é que ela passou a ser mais famosa, principalmente nos Estados Unidos, após um jack russell estrelar o filme “O Máscara”. Milo, ao lado do Máscara, interpretado por Jim Carrey, ganhou o coração dos telespectadores com todo o carisma e a inteligência evidenciadas nesse clássico do cinema.

Além desses pontos, vale ressaltar ainda que existem duas linhagens dessa mesma raça. Uns cães podem nascer com pelo liso, enquanto outros possuem o pelo duro. Enquanto os fios mais lisos ajudam na impermeabilidade, a dureza dos demais podem proteger a pele do animal.

Expectativa de vida: 12 a 14 anos. Podendo variar para mais ou menos, dependendo do estilo de vida que o cachorro leva.

Origem do jack russell terrier

Galeria de fotos

(Foto: Pixabay)

(Foto: depositphotos)

(Foto: depositphotos)

(Foto: Pixabay)

(Foto: Pixabay)

(Foto: depositphotos)

 

Sobre o autor

Avatar
Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.