, , ,

Personalidade e comportamento do pug: 20 coisas que você precisa saber

A personalidade e comportamento do pug são assuntos buscados por pessoas que estão interessadas nesse cão. Se você é uma delas, pode encontrar aqui no Clube para Cachorros 20 coisas que você precisa saber sobre essa raça.

Além disso, pode entender um pouco mais sobre cada uma dessas características. Isso porque, alguns aspectos do temperamento do pug se confundem. Em determinados momentos o cão pode ser agitado e alegre. Já em outras situações a raça é mais sensível e estável.

Neste artigo, você também fica por dentro das características físicas do pug. Além da personalidade e comportamento dessa raça, você pode saber quais são as principais doenças e problemas de saúde que afetam a vida de um cão dessa raça.

Personalidade e comportamento do pug: 20 verdades

A agitação é um aspecto relevante da personalidade do pug

Apesar de ser agitado, o pug também adora ficar deitadinho assistindo TV ao lado da família (Foto: depositphotos)

  • Confiável
  • Brincalhão
  • Agitado
  • Sensível
  • Alegre
  • Curioso
  • Leal
  • Silencioso
  • Atencioso
  • Feliz
  • Companheiro
  • Determinado
  • Engraçados
  • Amável
  • Sociável
  • Extrovertida
  • Estável
  • Esperto
  • Dependente
  • Charmosa

Características do pug

Confiável

Para quem tem crianças em casa, o pug é uma excelente escolha. Isso porque esse cão é confiável e tolerante. Por essas razões, a raça vai se comportar de maneira adequada e paciente com os pequenos.

Brincalhão

Outra característica que faz da raça uma ótima companhia para a criançada é o lado brincalhão que o pug possui. Naturalmente animado, vai adorar brincadeiras ao lado da família. Esse aspecto é percebido desde a fase filhote do animal.

Agitado

A agitação é um aspecto relevante da personalidade do pug. Por exemplo, se o pug não estiver dormindo ou comendo, com certeza ele vai estar correndo de um lado para outro em busca de alguma aventura.

Veja também: Pugs ilustram situações que todos nós passamos diariamente

Sensível

Ao mesmo tempo em que o pug é agitado, ele também é sensível e carinhoso com todos da família. De acordo com o autor do livro “Cães” da Quarto Editora, o escritor especializado em animais de estimação, David Alderton, essa raça adora um colo. E vai ficar satisfeito com a presença do dono.

Alegre

O focinho enrugado do pug pode até causar uma impressão de resmungão. Contudo, essa é uma raça muito alegre e envolvente. Para a American Kennel Club (AKC), é possível dizer que o pug é brincalhão, robusto e cheio de vida.

Curioso

Qualquer objeto ou coisa vira diversão para o curioso pug. A perna da cadeira, o pé da mesa e um jardim repleto de brinquedos. Tudo isso é divertido para a raça, que vai adorar gastar seu tempo descobrindo meios de brincar.

Leal

Ter um pug é como ter um amigo leal ao seu lado. Isso porque o pequeno cão vai estar presente em todos os momentos de sua vida, sejam eles tristes ou alegres. A propósito, a lealdade é uma das características mais destacáveis da personalidade desse cão.

Silencioso

Além de todas essas características do pug, é possível dizer ainda que ele é um cachorro silencioso. Isso porque a raça não costuma latir, só em situações muito específicas como avisar que há algo de errado. Por isso, é um animal ideal para morar em apartamento.

Atencioso

Ainda para o autor especializado em animais de estimação, David Alderton, esse cão pode ser considerado atencioso. Ele fica em alerta a tudo o que ocorre ao seu redor e sabe dar a dimensão necessária para cada situação.

Feliz

Já quem deseja ter um cão de comportamento feliz, pode encontrar-se no pug. De uma maneira geral, basta que ele repouse por alguns instantes que o tutor pode perceber o brilho nos olhos e o sorriso de felicidade.

Veja também: 22 fotos de pug fazendo caretas

Companheiro

“O Pug foi criado para ser um companheiro e um prazer para seus donos”, explica a AKC. Nesse sentido, desde a sua origem que a raça era vista como companhia para as famílias. Por isso, mantem suas boas características.

Determinado

Ao mesmo tempo que é companheiro, o pug é um animal determinado. Isso inclusive pode dificultar um pouco o treinamento desse cachorro. No entanto, basta um pouco de esforço e paciência do tutor, para que o adestramento funcione.

Engraçado

O jeito maluquinho do pug torna essa raça engraçada aos nossos olhos. Isso significa dizer que ter um cão dessa raça em casa é garantia de boas gargalhadas. Seja pela animação ou até mesmo pelas roncadas que esse animal pode dar durante a noite.

Amoroso

Entre todas as características da personalidade dessa raça, a amorosa é uma das mais citadas por todos os especialistas em animais. Tanto a AKC como também David Alderton destaca essa virtude presente no pug.

Sociável

Além de se dar bem com os humanos que o rodeiam, o pug também é um cão extremamente sociável com outros animais. Cães de outras raças e até mesmo gatos podem ser amigos e companheiros de brincadeiras de um pug.

Extrovertido

“Ele tem um temperamento estável, grande encanto e uma disposição extrovertida e amorosa”, informa a AKC sobre o pug. Por isso, são animais que se preocupam em agradar os tutores a todo momento.

Estável

Como dito anteriormente, o pug mesmo sendo extrovertido é considerado um cão de temperamento estável. Isso porque ele sabe se adequar as preferências do tutor. Tanto curti uma brincadeira ao ar livre, como ficar deitadinho assistindo TV ao lado da família.

Esperto

O pug vai saber o que fazer para ganhar o que quiser. Se bater vontade de comer um pedacinho do seu lanche, ele vai fazer uma cara de pidão quase que irresistível. Mas tente não cair nesse lance de esperteza da raça, evitando que o animal fique doente ou obeso.

Dependente

Além disso tudo, o pug também é um cachorro dependente da família. De acordo com a American Kennel Club, a raça não gosta de ser deixada em casa só por muito tempo. Ou seja, ele tende a ficar infeliz se for deixado sozinho.

Veja também: 30 nomes para cães da raça pug. Veja sugestões e se inspire

Charmoso

O charme dessa raça fica por conta da soma de todas as características já citadas anteriormente. Um cão alegre, extrovertido, amoroso e tranquilo é um charme aos olhos de qualquer um. Além disso, as características físicas complementam todo o encanto que esse animal possui.

Pug: Outras informações e características importantes

Se você busca por mais informações sobre o pug, aqui é realmente seu lugar. Isso porque, além de saber sobre a personalidade, temperamento e comportamento, você fica sabendo ainda sobre as possíveis cores de cães dessa raça, assim como os possíveis problemas de saúde e também os preços.

Em se tratando da personalidade e comportamento do pug um destaque para seu charme

Para quem tem crianças em casa, o pug é uma excelente escolha (Foto: depositphotos)

Saúde dos cachorros dessa raça

Assim como outras raças, o cão pug pode apresentar alguns problemas de saúde comuns para o animal, como a obesidade. Com isso, aumenta-se o risco de diabetes e doenças cardíacas. Por isso, o tutor precisa estar atento ao equilíbrio na dieta do pet juntamente com o apoio de um veterinário.

De acordo com o PhD em medicina veterinária e autor do livro “Cães” da editora Zahar, Bruce Fogle, pugs são suscetíveis a infecções na dobra sobre o focinho. Além disso, os olhos proeminentes têm tendência a se machucarem.

Mas, de todos esses problemas comuns do pug existe um que merece destaque: os problemas respiratórios. Decorrentes da estrutura nasal desse pet, que é considerado braquicefálico, as dificuldades na respiração surgem e podem piorar com o clima.

É bom evitar ter pugs em climas quentes, pois a combinação de dificuldades respiratórias, excesso de peso e calor pode ser fatal. Também não devem ficar ao ar livre em climas frios”, explica Bruce Fogle.

Veja também: Por influência humana, pugs sofreram modificações

Pug preço

O valor de um cão dessa raça pode variar de acordo com o vendedor. De uma forma geral, o preço de um pug está entre R$ 1.500 e R$ 3 mil. Mas, se você estiver interessado em adoção, pode procurar ONG’s que trabalham com cães de raça resgatados de canis.

Curiosidades do cão pug

Agora que você já sabe sobre a personalidade e comportamento do pug, e também está atento aos cuidados básicos de saúde dessa raça, está na hora de conhecer algumas curiosidades sobre esse cão. Por exemplo, segundo a AKC a expectativa de vida de um pug é de 13 a 15 anos.

Outra questão importante de mencionar é com relação a ancestralidade da raça. De acordo com Bruce Fogle, o pug é geneticamente mais próximo do lobo do que por exemplo o pastor alemão.

Cores do pug

  • Fulvo
  • Abricot
  • Preto
  • Tigrado
  • Branco
  • Chocolate
  • Prata

Pug fulvo

Pug bege deitado

Essa é a cor padrão da raça (Foto: Freepik)

O pug de cor fulvo é reconhecido por dois órgãos que fiscalizam os padrões dos animais de raça, são eles: a Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC) e a American Kennel Club (AKC). Para ambas as instituições, o padrão do cão pug envolve a cor fulva. Assim como outras tonalidades, apesar de haver diferenciações entre os dois órgãos.

Para quem não sabe, essa coloração é o bege e suas diversas tonalidades. Além disso, o pug fulvo tem as marcações pretas na ponta das orelhas e a máscara de mesma cor. Ainda vale ressaltar que essa é uma das cores mais conhecidas da raça.

Pug abricot

Pug abricot

Esse tom é um pouco mais alaranjado (Foto: Pixabay)

Enquanto a AKC não reconhece a abricot como uma cor padrão para o pug, o CBKC estabelece essa como sendo uma tonalidade possível para essa raça. Entretanto, muitos especialistas afirmam que esse tipo de coloração é uma variação da cor fulva.

Contudo, é possível perceber visivelmente as diferenças. Isso porque, os cães que são da cor abricot possuem um tronco mais laranjado, quase que um marrom. No entanto, as orelhas e a máscara do focinho são da cor preta, assim como no tipo anterior.

Pug preto

Pug preto deitado na grama

O preto é a segunda cor aceita para essa raça (Foto: Freepik)

Tanto a Confederação Brasileira de Cinofilia como a American Kennel Club estabelecem e aceitam a coloração preta no pug como um tipo padrão da raça. Como os animais já são pretos, não há diferenças entre o tom dos pelos das orelhas e do focinho.

Mesmo sendo um tipo mais difícil de encontrar nos lares brasileiros, de uma forma geral, o pug preto é um dos mais comuns. Mas, vale ressaltar, o cão dessa tonalidade é completamente preto, da ponta da cauda até o focinho curto característico dessa raça.

Pug tigrado

Pug tigrado

Essa coloração normalmente é resultado de cruzamento indevido (Foto: Pinterest/Petsync)

Você pode nunca ter visto, mas existem alguns pugs com o pelo de duas cores. Popularmente chamados de tigrados, os cães com essa característica possuem uma mescla de cores, sendo elas a preta e um tom mais amarelado.

Inclusive nesse tipo não existem marcações definidas. Isso significa dizer que um pug tigrado tem a pelagem diferente de outro da mesma cor. Por isso, essa coloração não é identificada como um padrão, nem para a AKC e nem para o CBKC. De uma forma geral, o pug tigrado é uma consequência de cruzas inapropriadas.

Pug branco

Pug branco

Esse tipo de coloração é considerado uma falha (Foto: Pinterest/Glenda Clemson)

Por incrível que pareça, o pug branco não é um tipo padrão para American Kennel Club e para a Confederação Brasileira de Cinofilia. E, apesar disso, muitas pessoas acham que esse tipo é o mesmo do pug fulvo.

Visualmente diferentes, o tipo branco não possui a pelagem bege. A propósito, muitos desses animais são considerados albinos.

Isso significa dizer que além do pelo branquinho, alguns desses cães possuem o focinho rosado. Para os órgãos brasileiro e norte-americano, esse tipo é considerado “falha” e por isso é desqualificado no padrão da raça.

Pug chocolate

Pug chocolate

O animal com essa coloração tem valor comercial elevado (Foto: Pinterest / Jordan Toy)

Possivelmente muitos desconhecem esse tipo de pug. Na verdade, nenhum dos órgãos que estabelecem os padrões das raças reconhecem o pug chocolate como um tipo de pug. Com relação à desqualificação, a AKC é direta: “qualquer outra cor que não fulvo ou preto”.

Contudo, mesmo não sendo considerado um padrão da raça, o pug chocolate é comercializado. Considerado muito raro entre os pugs, esse tipo tem uma taxa de preço elevada. Por exemplo, no Brasil é possível encontrá-lo por mais de R$ 2 mil.

Pug prata

Pug prata

Esse é o tom de pelo considerado mais raro (Foto: Freepik)

Como já foi visto, a American Kennel Club não reconhece nenhum pug de outra cor além do preto e do fulvo. Assim, o pug prata não é considerado um padrão para esse órgão. No entanto, para a Confederação Brasileira de Cinofilia, esse tipo é aceitável.

Mesmo sendo um tipo raríssimo, o pug prata pode ser encontrado no Brasil. Para reconhecer um cão com essa característica, é preciso entender que ele não possui rastros de pelagem preta pelo corpo, com exceção das orelhas e da máscara.

Sobre o autor

Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.