, , ,

Foxhound inglês

Na Inglaterra esse cão é chamado simplesmente de foxhound. Foi criado como uma raça clássica para caça moderna. Para o restante do mundo ele é conhecido como foxhound inglês e apesar de ser um animal calmo e amigável com outros cães e pessoas, não é tido como um cão de companhia.

De acordo com o site oficial do American Kennel Club (AKC), o foxhound é raramento visto como um animal doméstico e, ano após ano, classifica o último ou quase o último nas inscrições de cães AKC. Mesmo assim, trata-se de um cachorro com qualidades e habilidades importantes.

Temperamento e personalidade do foxhound inglês

Mesmo não sendo considerado um cachorro de companhia, o foxhound é afetuoso, gentil e sociável. Apresenta um bom temperamento com as pessoas e pode fazer amizade fácil com outros animais da mesma espécie.

O foxhound inglês é comumente usado para fins de caça

Por possuir muita energia o cachorro desta raça vai estar sempre à procura de diversão (Foto: Reprodução/Pinterest/Carecatdogs

O nível de energia desse cão é elevado, por isso adora correr e perseguir. Além disso, são velozes e determinados. A independência é outra característica da personalidade deste cão.

Dúvidas recorrentes

1. Quanto custa um foxhound inglês?

Um cachorro desta raça custa entre R$ 1.500 a R$ 3 mil. Portanto, trata-se de um animal caro. Mas é sempre importante lembrar que a compra de cães só deve ser feita após conhecer as circunstâncias nas quais se encontram as mães dos filhotes. Infelizmente, alguns canis exploram as fêmeas e deixam os animais viverem em situação desumanas.

2. Adapta-se em apartamento?

O nível de energia desta cachorro é muito elevado, por isso não é indicado para morar em apartamento. Além disso, é um cachorro de porte grande e que precisa de muito espaço, algo que não será possível em um apê.

3. É um bom companheiro para crianças?

Um cão desta raça pode ser um excelente companheiro para crianças que tenham o mesmo nível de energia que eles. O tutor só deve ter cuidado com bebês ou crianças muito pequenas, pois o cão é muito grande e agitado. Sendo assim, brincadeiras precisam ser supervisionadas.

4. Foxhound inglês late muito?

Este cão apresenta forte tendência em latir, não só como alerta, mas também em momentos de agitação. Sendo assim, é considerado um cachorro barulhento. De qualquer maneira, pode ser treinado para controlar esses impulsos.

5. Apresenta problema ao ficar sozinho em casa?

O foxhound inglês é muito independente, por isso não apresenta problemas ao ficar sozinho em casa. No entanto, é recomendado que o tutor ofereça brinquedos para que o animal não fique entediado e passe a descarregar a energia em comportamentos inadequados, como roer móveis, sandálias etc.

6. Tem tendência a soltar muito pelo?

Com uma pelagem simples, curta e grossa, esta raça não solta muito pelo. As escovações diárias podem ajudar ainda mais a manter o animal limpo e sem pelos mortos.

Comportamento do foxhound inglês

Por possuir muita energia o cachorro desta raça vai estar sempre à procura de diversão, brincadeiras, execícios e corridas. Por isso precisa de muito espaço para gastar todo o ânimo. Em algumas situações pode-se apresentar teimoso, por isso treinamentos são indicados.

Características físicas

Cuidados específicos

Segundo informações da AKC, assim como outros cães de raça o foxhound possui tendência a desenvolver determinadas doenças. Neste caso, a mais comum é a displasia do quadril. Este problema de saúde afeta com maior intensidade cães de grande porte.

Com relação a estética, é necessário uma escovação diária. Desta forma, os pelos não caem em excesso e o animal tende a ficar com o corpo mais limpo. Além da estética, é importante que o tutor fique atento as necessidades físicas desse pet, proporcionando passeios longos ou um ambiente espaçoso para que o cachorro se divirta.

Filhotes

Os filhotes do foxhound inglês precisam de treinamento logo cedo. Isto porque, os cães podem ser indisciplinados, teimosos e muito autoconfiantes. Com o auxílio de um adestrador é possível ensinar bons modos aos cães desde pequenos.

Vale lembrar que nesta fase inicial o tutor precisa investir em vacinas polivalentes, evitando o contágio de viroses sérias como a cinomose. Além disso, vermifugar os cães deve ser uma atividade primordial para os cães.