, , ,

Golden retriever – Saiba tudo sobre esta raça

Desenvolvido inicialmente para a caça, o golden retriever caiu no gosto popular devido as suas características amigáveis. Desde a sua origem que a raça convive com pessoas, por isso que são ótimos companheiros para as famílias.

Atualmente, ocupa o terceiro lugar na lista de cães mais populares desenvolvida pela American Kennel Club (AKC). Além de ser um cão trabalhador, o golden também atua como cão de assistência, de terapia, policial e até mesmo como rastreador.

Temperamento e personalidade do golden retriever

Com um temperamento equilibrado, o golden retriever é um cachorro de boas características. Trata-se de um cão muito alegre, cheio de vida, extremamente dócil, paciente e gentil. Por estas razões são excelentes companheiros para as crianças e se dá muito bem com outros animais de estimação.

É importante que o tutor aproveite o tempo livre para oferecer esse tipo de divertimento ao golden retriever

Os cães dessa raça são inteligentes, amigáveis e devotados a fazer o tutor feliz (Foto: depositphotos)

O golden é um animal que parece estar sempre sorrindo, pois exibe uma expressão animada. Possui uma personalidade alerta, mas não agressiva, é autoconfiante e ao mesmo tempo ansioso. Ainda é possível dizer que a raça é inteligente, amigável e devotada a fazer o tutor feliz.

Dúvidas recorrentes

1. Quanto custa um golden retriever?

Em média, o preço dos filhotes de golden retriever pode variar entre R$ 1.500 a R$ 3.500. O valor exato vai depender da região onde o cachorro está. Mas, é sempre importante lembrar que a compra de cães só deve ser feita após conhecer as circunstâncias nas quais se encontram as mães dos filhotes. Infelizmente, alguns canis exploram as fêmeas e deixam os animais viverem em situação desumanas. 

2. Adapta-se em apartamento?

Este cão é muito ativo, enérgico e adora brincar com o tutor, mesmo assim pode ser criado em apartamento, tendo em vista que é uma raça adaptável aos diversos ambientes. Vale ressaltar que não é o tamanho da casa que vai definir se você pode ou não ter um golden, mas sim o tempo livre que o tutor dispõe para realizar passeios, brincadeiras etc.

3. É um bom companheiro para crianças?

Ideal para crescer ao lado de crianças, desde muito pequenas. Além de ser um cachorro bondoso e leal, esse retriever é afetuoso e extremamente carinhoso com toda a família.

4. Golden retriever late muito?

Trata-se de um cachorro bastante barulhento, podendo usar a voz tanto para chamar o tutor para brincar como também para avisar sober algo estranho. Faz mais barulho quando é filhote, mas nada que um treino não resolva esta questão.

5. Apresenta problema ao ficar sozinho em casa?

Amigável, companheiro leal e muito afetuoso. Com essas características, o cão desta raça não gosta de ficar sozinho por muito tempo. Prefere a companhia do tutor e estar com a família reunida são duas das situações preferidas deste cãozinho.

6. Tem tendência a soltar muito pelo?

A pelagem do golden pode oferecer muito trabalho para o dono, pois precisa ser escovada todos os dias. Isso ocorre porque o pelo desta raça tende a cair com muita frequência em todas as épocas do ano, principalmente na primavera.

Comportamento do golden retriever

Por ter sido criado para caçar, ainda hoje o golden é muito ativo. Adora brincadeiras onde é necessário buscar coisas com a boca, como a bolinha ou o disco. Sendo assim, é importante que o tutor aproveite o tempo livre para oferecer esse tipo de divertimento ao animal.

Veja tambémFofura: golden retriever acha que é filhote e sobe escadas no braço de tutor

Energia é outra característica presente no cachorro dessa raça. Portanto, faz-se necessário que o cão faça exercícios diários ao lado do tutor, como corridas, passeios e até mesmo joguinhos. Como o golden gosta muito de água, nadar é uma atividade que pode ser colocada em prática e faz o cãozinho muito feliz.

Características físicas

Cuidados específicos

Devido ao crescimento da popularidade dessa raça e ao cruzamento seletivo, o golden retriever passou a apresentar problemas de saúde comuns. Entre os exemplos estão a displasia coxofemoral, que afeta os ossos do quadril do pet; doenças oculares; alergias cutâneas e gastrointestinais; e alguns problemas cardíacos.

Para evitar enfrentar estes problemas de saúde com o cachorro, é importante verificar se os pais dos filhotes passaram por exames clínicos. A displasia, por exemplo, pode ser um problema de saúde hereditário. Então se os progenitores possuem, há mais chances do filhote ter futuramente. Check-up no cachorro a cada seis meses é uma dica para cuidar da saúde do animal.

Além dos problemas de saúde, o cruzamento seletivo também foi capaz de alterar comportamentos positivos dessa raça. Alguns cães podem demonstrar agressão possessiva por comida e brinquedos. Nestes casos, é aconselhável que o tutor procure treinar o cachorro o quanto antes.

Veja também: Saúde do golden retriever: doenças e cuidados básicos

Filhotes

Os filhotes de golden retriever são bolinhas de pelo extremamente enérgicas. Sendo assim, precisam da companhia do tutor para brincar ou de apenas jogos ou brinquedos que eles possam se divertir sozinhos. Caso nenhuma dessas situações ocorra, os filhotes podem redirecionar a energia para comportamentos inadequados, como roer objetos, roupas ou até mesmo destruir jardins.

Outro aspecto que precisa ser levado em consideração no caso dos filhotes de golden é a saúde. As vacinas polivalentes são obrigatórias a partir dos 45 dias de vida do cachorrinho. Além dessa prevenção a doenças virais, é importante que o tutor invista em vermífugo. Tudo isso com o auxílio de um veterinário.

Veja também: Como cuidar e adestrar um filhote de golden retriever?

Curiosidades desta raça

Nos Estados Unidos a cor aceita do golden é o dourado vivo e brilhante. Contudo, no Reino Unido há outros tons que são aceitos para esta raça, como o creme e o dourado simples. Apesar das diferentes cores, as linhagens dessa raça possuem o mesmo temperamento e comportamento.

Uma outra curiosidade dessa raça é a respeito das funções que ela desempenha na sociedade. Apesar de ser vista como um leal companheiro, o golden ainda pode ser usado como um cão de terapia para visitas em hospitais, como cães guias para cegos e como cães policiais. Esses cachorros também podem ser usados para ajudar em resgate, detecção de drogas e armas.

Expectativa de vida: 10 a 12 anos. Podendo variar para mais ou menos, dependendo do estilo de vida que o cachorro leva.

Origem do golden retriever

Galeria de fotos

(Foto: Pixabay)

(Foto: depositphotos)

(Foto: depositphotos)

(Foto: Pixabay)

(Foto: Pixabay)

(Foto: Pixabay)

Sobre o autor

Avatar
Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.