, , , ,

Bichon frisé – Saiba tudo sobre esta raça

Bichon frisé é uma abreviação de bichon à poil frisé, nome de origem francesa. Esta é uma das raças da categoria bichon, integrada também pelo bichon maltais ou simplesmente maltês, bichon bolonais e bichon havanês. Contudo, neste artigo o foco é o bichon tenerife, como o frisé também é conhecido.

O pelo encaracolado, a cor branca e o porte pequeno desta raça são algumas das características responsáveis pela confusão que as pessoas fazem com o poodle. Apesar de serem semelhantes, o temperamento do bichon é bem diferente.

Temperamento e personalidade do bichon frisé

Um bichon frisé é um cachorro autoconfiante e surpreendente. Por estas razões, o tutor deve estar sempre atento ao filhote quando este estiver brincando, conferindo segurança para esta raça. Além disso, é bem-disposto e adora estar acompanhado do tutor.

O bichon frisé é um cachorro hipoalérgico, pois não solta muito pelo

As características dessa raça são pelos encaracolados, a cor branca e o porte pequeno (Foto: depositphotos)

O cachorrinho tem uma personalidade alegre, sedutora e amistosa. Desta forma, conquista todo mundo que está ao redor. Esta raça é brincalhona, divertida, feliz e adorável.

Dúvidas recorrentes

1. Quanto custa um bichon frisé?

Um filhote de bichon frisé pode custar de R$ 1 mil até R$ 3 mil. Mas é sempre importante lembrar que a compra de cães só deve ser feita após conhecer as circunstâncias nas quais se encontram as mães dos filhotes. Infelizmente, alguns canis exploram as fêmeas e deixam os animais viverem em situação desumanas. 

2. Adapta-se em apartamento?

Um cão ideal para apartamento, tanto pelo tamanho como pelo comportamento calmo que esse cãozinho apresenta dentro de casa.

3. É um bom companheiro para crianças?

De acordo com o site da American Kennel Club (AKC), este cachorrinho é indicado para ser criado com crianças. Trata-se de um cãozinho família e muito tranquilo.

4. Bichon frisé late muito?

Ainda segundo as informações da AKC, o bichon frisé só late quando necessário. Por esta razão, ele é considerado um animal silencioso, na maioria das vezes.

Veja também: As raças de cães que são a melhor companhia para uma viagem

5. Apresenta problema ao ficar sozinho em casa?

Como foi criado para companhia, o bichon frisé sente muito a falta do tutor quando é deixado sozinho em casa. Neste sentido, é importante que o dono evite situações como essa e sempre que der, interaja com o cachorrinho.

6. Tem tendência a soltar muito pelo?

Levando em consideração as informações oferecidas pela AKC com relação a esta raça, o peludo é considerado um cachorro hipoalérgico. Em outras palavras, ele é ideal para pessoas alérgicas, tendo em vista que o bichon não solta muito pelo. 

Comportamento do bichon frisé

Bichon frisé é feliz com um passeio pelo parque ou na praça, uma vez que ele não possui um alto nível de energia e é um cão tranquilo. Em casa prefere a companhia do tutor, é gentil, brincalhão e sociável.

Com estranhos, o bicho frisé não será um problema. Trata-se de um cachorro receptivo, até mesmo com pessoas que não possui contato. Além disso, é amigável com outros cães e é um animal adaptável para qualquer ambiente.

Características físicas

Cuidados específicos

Este pequeno cão pode apresentar alguns problemas de saúde, como doenças sanguíneas a exemplo da anemia e trombocitopenia. Ambas as situações necessitam de tratamento imediado e com acompanhamento veterinário urgente.

“O bichon é conhecido por sofrer perda dentária precoce e, às vezes, complicações da infecção por gengivas se o atendimento odontológico não é uma prioridade”, informa a AKC.

Além disso, o órgão responsável pela classificação das raças alerta para outros problemas como: alergias cutâneas, infecção da orelha, infecção da bexiga, fraqueza nas articulações do joelho mais conhecida como luxação na patela e doenças oculares.

Veja também: Bichon frisé: curiosidades e características dessa raça

Filhotes

Os filhotes de bichon frisé são frágeis porque não possuem o sistema imunológico completo. Por esta razão, é indicado que o tutor procure colocar em dia as vacinas polivalentes do animal, ajudando a evitar doenças virais como cinomose e parvovirose.

É recomendado ainda o uso de produtos que consigam impedir a ação de vermes gastrointestinais, pulgas e/ou carrapatos.  Já com relação ao comportamento desse peludinho, é necessário iniciar um adestramento logo cedo, apesar dele ser um cão ansioso para agradar o tutor.

Curiosidades desta raça

Bichon frisé é um cachorro muito famoso na Espanha e na Itália. De acordo com a lista de cães mais populares desenvolvida pela AKC, esta raça encontra-se me 45º lugar.

As cores deste cachorro variam entre tons de branco, como creme por exemplo.

Expectativa de vida: 14 a 15 anos. Podendo variar para mais ou menos, dependendo do estilo de vida que o cachorro leva.

Veja também10 raças de cães de colo

Origem do bichon frisé

Galeria de fotos

(Foto: depositphotos)

(Foto: depositphotos)

(Foto: depositphotos)

(Foto: depositphotos)

(Foto: depositphotos)

Sobre o autor

Avatar
Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.