Sem complicação! Dê remédio ao cão usando filme oral

Os filmes orais da DrogaVET possuem sabores variados de peixe, salsicha, cenoura e bacon

Dar remédio ao cachorro pode ser um desafio para o tutor. Por isso que muitos donos tentam técnicas para conseguir dar continuidade ao tratamento do cãozinho. São inúmeras ideias para fazer o animal engolir o medicamento, seja ele comprimido ou líquido.

Infelizmente, nem todas as técnicas funcionam com os cachorros. Alguns cães podem morder o tutor, outros cospem o remédio e alguns ainda se negam a abrir a boca, por mais que o dono tente. Pensando em toda a dificuldade dos tutores e levando em consideração o estresse que esse momento representa para o animal, a empresa de manipulação veterinária DrogaVET elaborou um medicamento de formato inovador.

Chamado de filme oral, este remédio assemelha-se a uma folha de papel e possui uma espessura de cinco a 500 micrômetros. Por ser fino, o medicamento consegue se dissolver rapidamente quando colocado na boca do pet. Além disso, possui uma alta aderência à mucosa, por isso o cachorro não consegue colocar para fora.

Como dar o remédio filme oral ao cachorro?

A fita oral tem maior aderência na boca, evitando que seja descartada pelo animal

Os cães, normalmente, costumam cuspir os remédios (Foto: depositphotos)

De acordo com a sócia-fundadora e farmacêutica da DrogaVET, Sandra Schuster, essa nova forma farmacêutica propõe simplicidade na hora de dar o remédio ao cachorro. O produto inédito no mercado pet  é uma tecnologia ideal para medicamentos a exemplo dos analgésicos, antiarrítmicos e anticonvulsivantes.

“Ao optarem por este formato, veterinários e tutores, terão maior facilidade na administração dos medicamentos junto aos animais, uma vez que não é necessário adicionar água ou mastigar para a ingestão total do medicamento, basta o contato com a saliva para ele se dissolver, fator que contribui também na posologia na dose certa para cada pet, sem desperdícios” explica.

Veja também: Cuidado – Remédios humanos podem ser letais em cães

Funcionamento do filme oral

O potencial que esse medicamento possui é devido a rápida absorção das substâncias pelo corpo do paciente. Segundo a farmacêutica e gerente responsável pelo laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento da DrogaVET, Thereza Denes, o filme oral é colocado na boca do cachorro, é absorvido e passa diretamente para corrente sanguínea. Desta maneira, há menos efeitos colaterais.

Benefícios desse remédio

Levando em consideração as informações no site da drogaria veterinária, tanto o tutor como o próprio cachorro possuem algumas vantagens ao utilizarem essa nova forma farmacêutica. Por exemplo:

  • O animal consegue absorver e aproveitar o medicamento de maneira rápida e fácil;
  • A hora do remédio não é estressante para o dono e nem um sofrimento para o cachorro. Esse último, por sua vez, não vai ser obrigado a engolir comprimidos e muito menos correr o risco de engasgar;
  • Como o cachorro não vai engolir nenhuma cápsula ou líquido, há uma redução da degradação ácida no estômago. Desta forma, diminui as dores nesse órgão e os demais problemas relacionados;
  • Esse novo remédio é bastante flexível e pode ser cortado ou enrolado;
  • É mais apetitoso, pois pode ser produzido em diversos sabores, como: peixe, salsicha, cenoura e bacon.

Veja também: 8 ideias criativas para dar remédios aos cachorros

Cuidados e precauções com o filme oral

Assim como qualquer outro remédio, o filme oral também deve ser utilizado de forma consciente e com precaução. Por exemplo, as doses não devem ser excedidas e o tutor deve respeitar a indicação do veterinário. Outro cuidado diz respeito à forma como é armazenado, que não pode ser exposto ao calor ou umidade.

“Se o medicamento a ser aplicado for irritante a mucosa oral, muito amargo ou de natureza proteica, não deve ser utilizado”, alerta a DrogaVet.

Sobre o autor

Avatar
Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.