Rotina ideal para o cachorro

Assim como o homem, o cachorro também precisa ter uma rotina, você sabia disso? Pois é, para que seu animal de estimação possua uma boa vida e que se sinta bem ele precisa ter uma rotina com algumas regras em seu cotidiano para ficar satisfeito com a vida que leva. Além disso, essa rotina facilita também a vida do dono e ajuda a cuidar melhor do seu cachorro. Veja agora algumas dicas de como fazer a rotina ideal para o seu cachorro.

As regras básicas

É importante estabelecer inicialmente algumas regras básicas que irão facilitar na organização da rotina do seu cão e na sua também! Primeiro é preciso observar algumas reações a atitudes diárias do seu cachorro, por exemplo o horário que ele acorda. Você já percebeu que ele acorda no mesmo horário todos os dias? Observe e vá anotando para facilitar no momento de montar a melhor rotina. É preciso estipular os horários de comer, de passear, de brincar, de fazer as necessidades… A rotina pode ser flexível de acordo com a vida do cão ou a do homem, mas é importante que ela exista.

A comida

É preciso alimentar o cachorro pelo menos duas vezes ao dia, veja qual o melhor horário para colocar a comida do seu cão na tigela e torne isso um hábito. Coloque a comida sempre no mesmo horário, desta forma ele irá se acostumar a comer sempre na mesma hora e o organismo irá funcionar melhor. Lembre-se que a quantidade de comida deve ser a ideal, nunca coloque comida de menos e nem de mais, pois não faz bem ao organismo do cão.

Rotina ideal para o cachorro

As necessidades

Observe inicialmente quanto tempo o seu animal irá levar para sentir vontade de fazer as necessidades após de alimentar. Como ele terá hora certa para se alimentar, consequentemente, terá hora certa para fazer as necessidades. Isso é bom porque evita que seu cachorro faça as necessidades em locais inapropriados.

Passeios e brincadeiras

Os passeios são completamente essenciais para os cães, pois eles amam aprender e passar por novas experiências. Tente passear uma ou duas vezes por dia com o seu cachorro, de preferência, leve-o ao menos uma vez na semana a um local diferente, como um parque que ele nunca foi antes ou algo do tipo. Ele irá sentir novos cheiros, pisos, pessoas e vistas diferentes, isso fará com que seus instintos sejam ainda mais aflorados. Nos passeios brinque com o seu cão, ele precisa se exercitar e é uma forma de aumentar o seu laço afetivo com ele, além disso também pode ser uma forma de discipliná-lo.

O descanso

Você sabia que um filhote precisa dormir em média 17 horas por dia? Pois é, então após um longo passeio ou das brincadeiras, o descanso se torna fundamental para a rotina do cão. É importante que após essas atividades ele tire sua soneca e descanse bem para repor as energias.