Saiba por que os cães deixam a cabeça para fora da janela do carro

Quando estamos passeando de carro ou viajando, duas das coisas mais fantásticas são admirar as paisagens e sentir o vento passar. Assim como os humanos gostam, os animais também adoram essa sensação, mas por outro motivo. Ficar com a cabeça para fora da janela do carro é divertido para os cães pelo fato deles conseguirem sentir diversos cheiros que não são comuns em seu dia a dia.

Enquanto os seres humanos têm cinco milhões de receptores de cheiro dentro das narinas, os cães possuem 225 milhões. Ou seja, uma janela de carro aberta é um mundo a ser descoberto pelos peludos. Por essa razão, a alegria em poder ficar no banco onde seja possível sentir essa experiência. Apesar de inovador para o cão e dele se sentir confortável com a sensação, esta prática põe em risco tanto a vida do animal, quanto de quem está no carro.

Quais os perigos que a janela do carro aberta traz?

Muitos detritos e pedrinhas são lançados contra o carro quando o mesmo está em movimento. Assim, o animal que fica com a cabeça para fora do carro corre o risco de ser atingido por alguns desses elementos. Pode ocorrer lesões graves e até mesmo levar o cachorro à morte, pois apesar de pequenas, elas são arremessadas em alta velocidade em decorrência do carro estar em movimento.

Saiba por que os cães deixam a cabeça para fora da janela do carro

Foto: Pixabay

Outro risco é do cachorro pular com o carro em movimento. Isso pode acontecer, mesmo que o cão nunca tenha feito isso antes. Ninguém nunca vai prever algo que chame a atenção do animal ao ponto dele não medir esforços para buscar, mesmo estando em um carro. Sendo assim, prefira as janelas fechadas. Cão no colo do motorista também é um risco sem tamanho, pois nesse caso não é só a vida do animal que está em perigo, mas também a do motorista e, consequentemente, a de todos que estão no veículo.