Por dentro do período da adolescência dos cachorros

Quando as crianças deixam a infância e chegam a fase da adolescência, o corpo passa por diversas transformações promovidas pelos hormônios.

Até a personalidade sofre alterações, ficando difícil a relação entre eles e os adultos. De forma semelhante ocorre com os cães, mas felizmente, este período é curto, se comparado ao dos humanos. Entre os cachorros, a adolescência surge no começo dos seis meses de idade e vai até os 18 meses, no máximo.

Existem casos em que os pets entram nesta fase antes, pelo menos aos cinco meses, isso quando são de porte pequeno. Já os animais maiores demoram mais tempo, em torno dos sete meses. Entender o comportamento dos cães durante este período vai ajudar o tutor a superar esta fase carregado de conhecimento.

Mudanças durante a adolescência dos cães

No período da adolescência os cachorros tendem a ficar mais dispersos

Na fase da adolescência os cães ficam mais independentes (Foto: depositphotos)

Se quando filhote o cachorro é muito dependente do tutor e mantem a atenção voltada para o líder da casa, na fase da adolescência estas características se desfazem. Isto porque, estes aspectos dão lugar a curiosidade. Durante esta fase, a visão, a audição e o principal sentido do cachorro, isto é, o olfato, estão completamente desenvolvidos. Por esta razão, o ambiente e todas as coisas que estão ao redor do animal passam a ter mais importância do que os desejos do dono.