O que fazem e como podem ajudar os cães de assistência

Que os cães são melhores amigos do homem isso não é mais nenhuma novidade. Mas existem alguns cachorros que exercem uma função que consegue ser ainda mais especial do que a de um bom amigo.

Os chamados cães de assistência são treinados com a finalidade de auxiliar pessoas que sofrem com diversos tipos de deficiências.

Esses animais ajudam pessoas com certas dificuldades a conseguirem desenvolver suas práticas diárias normalmente, superar suas próprias dificuldades e barreiras, dão mais liberdade, autonomia e, principalmente, companhia, seja no ambiente privado ou público.

Mas é importante ter a consciência que por mais fofo e irresistível você ache que o cachorro seja, evite ficar brincando e mexendo nele enquanto ele “trabalha”.

Os cães de assistência ajudam pessoas com alguma deficiência física

Esses cães possibilitam que o assistido se desloque nos ambientes de forma segura (Foto: depositphotos)

Guiar e ajudar os assistidos também é um tipo de trabalho para eles e os cães necessitam de foco e concentração para conseguir desenvolver sua função com êxito.

Tipos de cães de assistência

Cão-guia para cegos

Assim que pensamos em um cão de assistência automaticamente associamos à imagem de um cachorro para deficientes visuais, que são os mais comuns de encontrarmos no dia a dia.

Os cães guias de cegos ou de pessoas com expressiva dificuldade visual ajudam o assistido a se deslocar nos ambientes de forma segura. Eles permitem que o assistido evite caminhos complicados, atravesse a rua, desvie de objetos e suba degraus de forma segura.