Cães sentem tristeza e choram com lágrimas?

Os cães têm uma capacidade de percepção muito forte, capazes não só de sentir, mas também de perceber as emoções nos seres que estão ao seu redor, principalmente de seus tutores. Todavia, uma dúvida ainda paira o universo dos donos de cachorros: será que os cães choram com lágrimas? É inegável a habilidade que esses seres irracionais têm de se emocionar, sentir tristeza, demonstrar alegria, entre outros gestos.

Esses aspectos podem ocorrer com naturalidade, devido a proximidade que esses animais têm com os seres humanos. Tratados como integrantes da família, os cães experimentam de diversas experiências que podem servir de aprendizagem para os pets. Mas, voltando para a questão anterior, será que o choro dos cães tem lágrimas?

Os cães e capacidade chorar

Assim como os cães podem rir, eles também podem chorar. A emoção vai depender do momento. A única coisa que os cachorros não podem fazer é sofrer com a presença de lágrimas nos olhos. Isso não quer dizer, é claro, que o sofrimento deles não seja verdadeiro. Pelo contrário, os animais mesmo com a ausência de secreção lacrimal, possuem uma sinceridade ao chorarem.

Cães sentem tristeza e choram com lágrimas?

Foto: Pixabay

Por exemplo, um filhote que foi adotado e levado para a casa, pode chorar nos primeiros dias durante a noite por sentir falta de seus irmãos e da mãe biológica. Isso ocorre de forma natural, tendo em vista que no momento de dormir os cães dormem aglomerados, em uma tentativa de manterem aquecidos e protegidos contra possíveis predadores. Ao se ver sozinho, um filhote pode omitir um pequeno som e intermitente, caracterizado como choro. Outro exemplo são os uivos que muitos cães soltam.

Algumas pessoas, porém, podem afirmar que já viram cães com lágrimas nos olhos. Isso realmente pode ocorrer, mas de acordo com cientistas elas não estariam relacionadas à tristeza, e sim pela obstrução do duto nasolacrimal, que pode ter sido rompido por má formação, inflamação ou formação de cálculo. Além disso, estresse e excitação também são motivos que podem justificar secreções lacrimais  nos olhos dos pets, assim como também provocam o aumento de salivação.

O que pode significar o choro do cachorro?

Como já foi citado, os cães podem chorar por tristeza, solidão, saudade e medo. Esta última justificativa é muito comum quando eles ainda são filhotes. Mudanças de rotinas ou de ambientes também podem estimular o choro nos cachorros. Além disso, alguns peludos espertos costumam usar o choro para ganhar algo em troco, isso porque já foram condicionados a essa prática.

Cães que choram por atenção do tutor, para ganhar petiscos ou até mesmo para passear. A justificativa para o cão se comportar dessa maneira está relacionada diretamente com a conduta do dono ao se deparar com tal situação. Se você pega o cachorro no colo quando ele chora por isso, você está incentivando o animal a se comportar dessa maneira, porque só assim ele consegue o que quer. Busque não atender aos mimos do seu cachorro, assim você torna o animal mimado e muito dependente de você, e isso não é saudável para ele.