Aprenda receita de delicioso panetone para cachorros

Na época natalina existem comidas típicas que não podem faltar na mesa do consumidor. Panetone é um grande exemplo, pois trata-se de um clássico da culinária no período do Natal. E quem acha que os amiguinhos peludos vão ficar de fora da festa do dia 25 de dezembro e não podem aproveitar as comidas desta data, está muito enganado. É claro que existem comidas de humanos que não podem ser oferecidas ao pet, mas a proposta, neste caso, é adaptar as receitas humanas para as necessidades do cachorro.

Portanto, neste artigo, conheça o panetone na versão canina. Sem açúcar, chocolate ou uva-passa, esta receita também é livre de sódio. Todas essas substâncias estão presentes nos panetones tradicionais, porém, não têm vez na opção adaptada para os cães, haja vista que podem trazer malefícios à saúde do peludo.

Receita de panetone canino

Ingredientes

• 125 g de farinha de trigo integral;
  • 100 g de frutas secas sem açúcar (maçã, banana, figo, mamão etc);
  • 100 g de castanha-do-Pará (Pode substituir por nozes ou amêndoas);
  • 100 g de coco seco ralado sem açúcar;
  • Duas colheres (de sopa) de melado de cana;
  • Duas colheres (de sopa) de farinha de rosca;
  • Dois ovos;
  • Um pouco de água morna.
Imagem de panetone

Foto: Depositphotos

Modo de preparo

O primeiro passo é colocar de molho as frutas selecionadas por até 30 minutos em água filtrada. Após o tempo determinado, coe as frutas e corte-as em pedaços pequenos. Em seguida, misture todos os ingredientes em um recipiente, deixando a água morna por último. Mexa a substância até que a massa comece a ligar, depois deixe que ela descanse por meia hora.

Enquanto isso, preaqueça o forno em 180 °C. Depois do tempo de descanso da massa, coloque-a em formas e leve ao forno. Deixe assando por 40 minutos. Para ter certeza que o panetone está pronto, pegue uma faca e a insira na massa, se ela sair limpa é sinal de que está assado por completo. Caso contrário, aguarde mais alguns minutos.

Panetone canino industrializado

Se você prefere um produto já pronto, para economizar tempo, por exemplo, existe no mercado opções de panetones para cães. A Panetteria Di Canni é um exemplo de marca que produz a iguaria especialmente para cachorros e ainda com dois sabores diferentes: um doce, com passas (sem açúcar) e uma versão salgada, em que o recheio é feito com flocos de carne.

De acordo com informações do fabricante, a quantidade ingerida por dia depende do peso do cachorro. Por exemplo, um cão de até 10 kg só deve comer 40g por dia, um de até 20 kg pode ingerir até 60 g, já os animais que têm o peso maior que 20 kg, podem usufruir de até 80 g por dia do panetone.