Welsh Corgi Pembroke

Leais, companheiros e inteligentes, assim são os fofos cãezinhos desta raça

A raça de cachorro Welsh Corgi Pembroke é popularmente conhecida por ser a mesma do cão da rainha da Inglaterra, no entanto suas origens possuem um rumo bastante diferente.

Origem da raça Welsh Corgi

Um é o Welsh Corgi Pembroke e o outro é o Welsh Corgi Cardigan. Segundo os historiadores o Cardigan é o mais antigo, tendo acompanhado os povos celtas a cerca de 1200 anos antes de Cristo.

A origem da raça Welsh Corgi Pembroke é tida pelos agricultores do sul do País de Gales. Embora seja um cão de pequeno porte, essa raça era especializada na criação de gado, utilizando o método de mordiscar os calcanhares para guiá-los até determinado pasto ou curral.

Com o passar dos tempos, ambas as raças foram reconhecidas e receberam influência na mistura de raças como collies e do sealyham terrier. O primeiro clube da raça foi fundado em 1926, e posteriormente em 1934 as raças foram reconhecidas pelo Kennel Clube inglês.

Perfil da raça

Os cães da raça Welsh Corgi Pembroke são bastante inteligentes, obedientes aos seus donos, excelentes companheiros e muito leais. Os cães dessa raça adoram crianças e não costumam estranhar pessoas desconhecidas que entrem em sua casa e território. A raça possui um histórico de que adorava trabalhar como cão pastor, sendo assim, este cão precisa de passeios e interação diariamente.  Realize brincadeiras, selecione um local, como por exemplo, um gramado ou parque e solte-o para correr livremente, a diversão será garantida para o cão desta raça.

Características

O tamanho da raça tanto para machos quanto para fêmeas é de trinta centímetros, e o peso varia de doze a quinze quilos. Seu corpo é formado por uma cabeça muito parecida com a de uma raposa e possui o corpo longo, encerrando em seu rabo que lembra também a cauda de uma raposa. Seu pelo varia nas combinações de cores, sendo as mais populares: branco, marrom e bege ou branco, preto e cinza. Para garantir uma boa pelagem e saúde, recomenda-se a alimentação com base em rações super Premium.

Saúde da raça

O cão dessa raça é muito afetado por doenças como epilepsia, muitas vezes por questões genéticas. Possui uma expectativa de vida que varia dos 11 aos 13 anos de vida. Seus problemas mais comuns com a chegada da velhice são:

• Fragilidade na pele;
  • Afrofilia progressiva na retina;