Cães de guarda – Principais raças para proteção

Quando o assunto é proteger a casa e a família, não são todos os tipos de cães que são indicados para a tarefa. Conheça as principais raças de cães de guarda e veja algumas dicas importantes antes de adotar seu cão.

Antes de escolher:

• Antes de adquirir o cão pesquise sobre a raça e sobre o canil aonde você o encontrou.
  • O cão mais bravo não significa que será o melhor cão de guarda.
  • Para decidir qual raça é melhor, é necessário observar também o estilo de vida ao qual o cão precisará se adaptar.
  • Adestrar o cão de guarda é o mais essencial, mesmo que seja um adestramento básico.
  • Observe o adestramento, pois quando ele é feito de maneira errada pode deixar o cão muito violento e trazer perigosas consequências para a família e as visitas da casa.

Principais raças de guarda

Cães de guarda

• Pastor Alemão
  • Pastor Belga
  • Rottweiller
  • Dobermann
  • Fila Brasileiro
  • Dogo Argentino
  • Dogo Canário
  • Akita Inu
  • American Staffordshire
  • Bullmastiff
  • Dogue de Bordeaux
  • Schnauzer Gigante
  • Rhodesian Ridgeback
  • Cane Corso

Rottweiller

Esta é uma raça de cachorro bastante agressiva, forte e que tem obsessão pela territorialidade. Porém, são cachorros muito inteligentes e por este motivo são fáceis de adestrar. É indispensável um bom adestramento para esta raça, para evitar acidentes futuros. Não é indicado para contato com crianças ou com outros animais de estimação. Não são necessários muitos cuidados de higiene nem com a saúde deste cão.

Pastor alemão

O tão querido pastor alemão é uma raça muito agressiva, quando se trata de estranhos, forte e que marca seu território como ninguém. Ele é o mais indicado para casa com crianças e outros animais de estimação, pois tem uma boa tolerância para ambos. Facílimo de adestrar, pois são muito inteligentes. O único lado negativo é que esta raça precisa de um pouco mais de cuidados com a saúde.

Dobermann

Um pouco menos agressivo que as duas raças citadas acima, porém muito mais forte. Apresenta uma boa tolerância com crianças, porém pode ser não tão agradável assim com outros animais de estimação. Ele é muito fácil de adestrar, marca o território e é bastante veloz. É conhecido como um cão de muita coragem, inteligência e agilidade – como uma raça criada especialmente para ser um cão guarda. Possui também um grande instinto protetor e é muito apegado ao dono e a sua família, mas com estranhos ele é sempre desconfiado.