Raças que são ideais para apartamentos

Quem mora em apartamento e deseja ter um cachorro, sempre se pergunta “qual será a melhor raça para viver em apartamento?”.

Esta dúvida é muito importante, pois há vários fatores a serem considerados caso você esteja pensando em criar um cãozinho dentro deste tipo de moradia. Muita gente pensa que o único fator a ser considerado é o tamanho do animal, mas, será que isto é verdade?

Nem todo cachorro de pequeno porte é ideal para viver em apartamento, porque algumas raças latem muito e outras precisam de mais exercícios.

Além do tamanho do cachorro, outros fatores devem ser levados em conta, tais como: tipo de pelagem, temperamento, necessidade de exercícios e de companhia e as regras do condomínio em que você mora.

Raças que são ideais para apartamentos

Foto: depositphotos

É importante analisar todas as características de cada raça e ver se a escolhida se adaptará, também, ao seu estilo de vida. Confira a seguir algumas das raças mais indicados para viver em apartamento.

Vivendo bem em apartamentos

• Lhasa Apso – De origem tibetana e com pelagem longa, os cães desta raça possuem pequeno porte e temperamento equilibrado. São alegres, amistosos, companheiros, afetuosos, calmos, tranquilos e ligeiramente indiferentes a estranhos.
  • Maltês – Esta raça sempre foi considerada de salão e de luxo, companheiro de nobres e aristocratas ao longo da história. Possui pequeno porte, pelagem longa, adora companhia, é inteligente, carinhoso e alegre.
  • Buldogue Inglês e Pug – Os cães de ambas as raças possuem focinho achatado, são tranquilos, preguiçosos e têm a energia baixa.
  • Bichon Frisé – De origem franco-belga, os cães desta raça possuem pequeno porte, são alegres, afetuosos, ativos, festivos e muito dóceis. Relacionam-se muito bem com crianças.
  • Chihuahua – São inteligentes, afetuosos, corajosos e bastante apegados ao dono. É um ótimo guardião, porém late ao menor barulho.
  • Papillon – Muito apegado aos donos, alegre, afetuoso, equilibrado e obediente, apresentando facilidade para ser adestrado de forma suave.
  • Poodle Miniatura – Segundo proprietários, o poodle miniatura é mais uma raça ideal para viver em apartamentos. De origem francesa, estes cães não soltam muito pelo, são apegados ao dono, afetuosos, amigáveis, fiéis e alegres.
  • Yorkshire Terrier – Uma das raças mais populares do Brasil, é ideal para pessoas alérgicas. O pelo dos exemplares desta raça é similar ao cabeço humano.
  • Buldogue Francês – Apresentam o focinho achatado e são muito amáveis e dóceis, se relacionam muito bem com outros animais e crianças.

Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), outorgado pelo Instituto Cervantes. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.