Os cuidados necessários com os cães durante as festas de São João

Tradicionalmente se comemora a festa de São João com bastante comida, música e, principalmente, fogos de artifício. O barulho causado pelos disparos pode ser divertido e engraçado para crianças e adultos, mas para os cachorros é algo extremamente agressivo e até mesmo traumático.

Alguns animais captam sons que os humanos não conseguem ouvir. E alguns dos barulhos, até mesmo os audíveis para as pessoas, são centenas de vezes mais altos para os cachorros. Por isso, o disparo dos fogos de São João são tão perturbadores para os bichinhos que vários problemas podem aparecer neles, a exemplo da surdez, crise de pânico, fuga, agitação e muitas vezes outros traumas até irreversíveis.

Cuidados com seu cão no dia dos fogos

Os cuidados necessários com os cães durante as festas de São João

Foto: Miriam Vargas/ Reprodução/ Site Guia bsb

Fique atento à alimentação do seu animal. Estômago cheio e pânico são coisas que, se misturadas, podem ser fatais.

Nunca deixe seu cachorro acorrentado. Na hora do desespero há uma grande probabilidade dele se descontrolar, podendo ocasionar um enforcamento com a coleira.

Mas também não o deixe solto, porque há grandes riscos de, no ápice do desespero, ele fugir. Procure colocar seu bichinho em um cômodo onde ele não possa se machucar. De preferência, em uma caixa de transporte. Isole o ambiente dos barulhos o máximo que você puder.

Não coloque seu cachorro junto de outros. No meio da crise de pânico pode haver uma briga entre eles.

Coloque algodões nos ouvidos deles. Mas com bastante cuidado para que o material não penetre, causando problemas auditivos ainda maiores. Procure colocar algodões parafinados, que são encontrados em farmácias de manipulação.

Uma atenção especial para as cadelas que estiverem em gestação. O trauma e susto causado pelos fogos podem ocasionar um aborto espontâneo no animal.