Cachorro com sangue saindo pelo nariz. O que fazer?

O primeiro passo é tranquilizar o seu animal que está sangrando. Mantenha-o quieto e tranquilo, de preferência ele deve está deitado em um espaço frio


Cães podem apresentar sangramento nasal por diversas razões. Uma pancada na cabeça ou diretamente no nariz, tumores, tipos de venenos, corpos estranhos nas cavidades nasais, problemas dentário e doenças transmitidas pelos carrapatos são algumas da explicações para esse transtorno nos caninos. Dependendo do motivo, o sangue escorrendo do nariz pode ou não doer.

Após os primeiros socorros ainda em casa, o ideal é levar o pet diretamente para uma clínica veterinária mais próxima. Só um especialista com o auxílio de equipamentos é capaz de identificar a causa do sangramento e saber quais medidas preventivas deverão ser tomadas para o tratamento do cachorro alcançar a cura.

Causas para o sangramento nasal em cães

Como já foi explicado, há vários motivos que justificam o sangramento nasal em cachorros. Dentre as explicações estão a pancada, que pode ocorrer devido a um atropelamento ou até mesmo em uma brincadeira; corpos estranhos como pedaços de pau, grama etc; e problemas dentários, que quando não são devidamente tratados podem desencadear o sangue pelo nariz.

Além disso, existem motivos ainda mais sérios que podem ser a causa do problema, como é o caso da erliquiose, uma doença transmitida ao cachorro pelo carrapato, que altera as taxas do organismo do cão; bem como venenos, que pode ter sido através de picadas de animais peçonhentos ou pela ingestão de venenos de ratos. Por fim, mas também sério são os tumores nasais, mais presente em cães idosos, porém, que pode se desenvolver em qualquer idade.

Cachorro com sangue saindo pelo nariz. O que fazer?

Foto: Reprodução/ internet

Aplicações dos primeiros socorros

O primeiro passo é tranquilizar o seu animal que está sangrando. Mantenha-o quieto e tranquilo, de preferência ele deve permanecer deitado em um espaço frio. Em seguida, aplique uma compressa gelada no nariz do peludo, esse processo vai ajudar na coagulação do sangue e é também mais indicado para casos de pancada simples. Para fazer isso, basta colocar uma toalha gelada sob o focinho e em cima dela pressionar com uma bolsa de gelo. Você pode repetir o procedimento por 10 a 30 minutos diversas vezes por dia.

Se o sangramento não parar com a compressa, utilize uma toalhinha ou até mesmo um absorvente para tampar a cavidade nasal que está sangrando. Caso seja os dois lados, tente coagular um lado, para depois tentar parar o outro. Nunca tampe os dois lados de uma vez, pois desta forma você estará inviabilizando a  respiração do peludo. Com um tratamento adequado, o sangramento nasal deve parar totalmente entre 15 a 20 minutos. Se isso não ocorrer, busque ajuda veterinária o mais rápido possível.

Ida ao veterinário

Ir ao veterinário, nesses casos, é muito importante e garante a saúde do animal. Algumas doenças só podem ser diagnosticadas com exames de sangue; traumas, por sua vez, só podem ser observados de acordo com a gravidade se o médico realizar um raio-X. Busque o melhor para seu cãozinho, procure um veterinário de sua confiança.


Reportar erro